Origem e introdução a Programação em C. Evolução da Linguagem C A primeira versão de C foi criada por Dennis Ritchie em 1972 nos laboratórios Bell para.

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Origem e introdução a Programação em C

Evolução da Linguagem C A primeira versão de C foi criada por Dennis Ritchie em 1972 nos laboratórios Bell para ser incluído como um dos softwares a serem distribuídos juntamente com o sistema operacional Unix. Ao ponto de vista técnico, o surgimento do C iniciou com a linguagem ALGOL 60 (Algorithmic Language), em ALGOL era uma linguagem de alto nível, que permitia ao programador trabalhar "longe da máquina”. Foi criado para substituir o FORTRAN. ALGOL não teve sucesso, talvez por tentar ser de muito alto nível em uma época em que a maioria dos sistemas operativos exigiam do usuário um grande conhecimento de hardware.

Em 1967 surgiu CPL (Combined Programming Language) nas universidades de Londres e Cambridge com o objetivo de manter contacto com a realidade de um computador real. Da mesma forma de ALGOL, CPL não foi bem aceita, por ser considerada difícil de implementar. Ainda em 1967, em Cambridge, Martin Richards criou o BCPL (Basic CPL), uma simplificação do CPL, tentando manter apenas as "boas coisas do CPL". Em 1970, Ken Thompson, chefe da equipe que projetou o UNIX para o PDP11 do Bell Labs, implementou um compilador para uma versão mais reduzida do CPL. Batizou a linguagem de B.

Tanto BCPL quanto B mostravam-se muito limitadas, prestando-se apenas para certas classes de problemas. Estes problemas levaram a que o projetista Dennis Ritchie, do Bell Labs, fosse encarregado de projetar uma nova linguagem, sucessora do B, que viria então, a ser chamada de C. A linguagem C buscou manter o "contato com o computador real" e ainda dar ao programador novas condições para o desenvolvimento de programas em áreas diversas, como comercial, científica e de engenharia.

Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais usadas para escrever programas de computador. Esses programas instruem o computador a realizar determinadas tarefas específicas. Cada linguagem possui um conjunto único de palavras-chaves e uma sintaxe (regras) específica para organizar as instruções dos programas. Linguagens de Programação

As linguagens de programação podem ser divididas em três tipos: Linguagem de máquina; Linguagem simbólica; Linguagem de alto nível (High Level Language). Linguagem de máquina (Machine Language): é a linguagem de mais baixo nível de entendimento pelo ser humano e entendida apenas pelo processador (CPU). É constituída inteiramente de números, o que torna praticamente impossível entendê-la diretamente.

Linguagemsimbólica(Assembly Language):éa linguagem de nível imediatamente acima da linguagem de máquina. Ela possui a mesma estrutura e conjunto de instruções que a linguagem de máquina, porém permite que o programadorutilizenomes(chamados mnemônicos) e símbolos em lugar de números. A linguagem simbólica é também única para cada tipo de CPU, de forma que um programa escrito em linguagem simbólica para uma CPU não poderá ser executado em outra CPU de uma família diferente.

Linguagem de alto nível (High Level Language): São as linguagens de programação que possuem uma estrutura e palavras-chave que são mais próximas da linguagem humana. Os programas escritos nessas linguagens são convertidos para a linguagem de baixo nível através de um programa denominado compilador ou de um interpretador. Estrutura de um programa em C Comandos para inclusão de ficheiros com declarações Definições de constantes Declarações de variáveis

Declarações de funções Definições de funções (sub-programas) Definição da função main (programa principal) Uma função é constituída por declarações e instruções. A instrução return() indica o resultado da função e termina a execução desta. Uma instrução contém expressões e termina com ; Uma expressão contém constantes, variáveis, chamadas de funções, operadores, parêntesis. A função main() não deve ser chamada no código do programa: é a função que é chamada quando o programa é executado.

#include main( ) { intp, n; float r, si; p = 1000; n=3; r = 8.5 ; /* fórmula de juros simples*/ si = p * n * r / 100 ; printf ( "%f", si ) ; getch(); }

Para digitar um programa C, é preciso um outro programa chamado Editor. Depois do programa digitado, ele precisa ser convertido para linguagem de máquina (0s e 1s) antes que a máquina possa executar. Para realizar esta conversão, precisamos de outro programa chamado compilador. Fornecedores de compiladores fornecem um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE – Integrated Development Environment), que consiste de um editor, bem como do compilador. Compilação e Execução de um Programa em C

Existem vários IDEs disponíveis no mercado orientada para sistemas operativos diferentes. Por exemplo, Turbo C, Turbo C ++, Microsoft C e Dev C++ são alguns dos compiladores populares que funcionam em MS-DOS; Visual C ++ e Borland C ++ são os compiladores que funciona no Windows, enquanto compilador gcc funciona no Linux. Nota: Turbo C ++, Microsoft C ++, Borland C ++ e Dev C++ software contém um compilador C junto com eles.

Conjunto de caracteres em C Um caráter em C denota qualquer alfabeto, símbolo especial ou dígito usado para representar informações. A seguir são os alfabetos, números e símbolos especiais permitidos em C. AlfabetosA, B, , Y, Z a, b, , y, z Digitos0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, Símbolos especiais ~ ‘ # % ^ & * ( ) _ - + = | \ { } [ ] : ; » ’,. ? /

Constantes, variáveis e palavras chave Os alfabetos, números e símbolos especiais, quando devidamente combinados formam constantes, variáveis ​​ e palavras-chave. Uma constante é uma entidade que não muda enquanto uma variável é uma entidade que pode mudar. Em qualquer programa é costuma fazer muitos cálculos. Os resultados destes cálculos são armazenados na memória de computadores. A memória do computador é composto por milhões de células. Os valores calculados são armazenados na memória destas células. Para efetuar recuperações e utilização de tais valores das células de memória e mais fácil dar nomes a essas memorias.

Como o valor armazenado em cada local poderá alterar os nomes dados a esses locais são chamados de variáveis. Tipo de constantes Constantes C pode ser dividido em duas categorias principais: (a) Constantes primários (b) Constantes Secundário Estas constantes são ainda classificados como mostrado a seguir:

Constantes Constantes Primarias Constantes Secundarias Constantes Inteiros Constantes Reais Constantes Carateres Constantes Inteiros Constantes Reais Constantes Carateres Array (Matrizes) Pointers (Ponteiros) Struture (Estruturas) Union (Uniões) Enum (Enumerações), etc. Array (Matrizes) Pointers (Ponteiros) Struture (Estruturas) Union (Uniões) Enum (Enumerações), etc.

(a)Uma constante inteira deve ter pelo menos um dígito. (b)Não deve ter um ponto decimal. (c)Pode ser positivo ou negativo. (d)Se nenhum sinal precede uma constante de número inteiro é assumido positivo. (e)Vírgulas ou espaços em branco não são permitidos dentro de uma constante inteira. (f)O intervalo permitido para valores inteiros é a Regras para a construção de constantes inteiras Ex:

Constantes reais são frequentemente chamados de Floating Point constantes. As constantes reais podem ser escritas em duas formas: forma fracionária e forma exponencial. As seguintes regras devem ser observadas durante a construção de constantes reais expressas em forma fracionária: Nota: A gama de uma constante inteira depende do compilador. Para um compilador de 16 bits como o Turbo C ou Turbo C ++ a gama e de a Regras para a construção de constantes Reais

(a)Uma constante real deve ter pelo menos um dígito. (b)Deve ter um ponto decimal. (c)Pode ser positivo ou negativo. (d)O sinal padrão é positivo. (e)Vírgulas ou espaços em branco não são permitidos dentro de uma constante real. Ex.: A forma exponencial do representação de constantes reais é normalmente utilizado, se o valor da constante é muito pequenas ou muito grandes.

Na forma exponencial, a constante real é representada em duas partes. A parte que aparece antes de 'e' é chamado de base, enquanto que a parte seguindo de 'e' é chamado de expoente. Regras na forma exponencial: (a)A parte da base e a parte exponencial devem estar separados pela letra ‘e’. (b)A parte da base pode ter um sinal positivo ou negativo. (c)O sinal padrão da base é positivo. (d)O expoente deve ter pelo menos um dígito, o qual deve ser um número inteiro positivo ou negativo. (e)Faixa de constantes reais expressas na forma exponencial é -3.4e38 para 3.4e38.

(a) Um caráter constante é um único alfabeto, um dígito ou um único símbolo especial incluído dentro de aspas simples. Ambas as aspas deve apontar para a esquerda. Ex.: ’A’ é uma constante caráter válida, enquanto que ‘A’ não é. (b) O tamanho máximo de uma constante pode ser 1 caráter. Regras para a construção de constantes de caracteres Ex.: 'A’ 'I' '5’ '='

Palavras-chave são as palavras cujo significado já foi explicado para o compilador C (ou em um sentido amplo, para o computador). As palavras-chave não podem ser usadas como nomes de variáveis, porque se fizermos isso estamos tentando atribuir um novo significado para a palavra-chave, o que não é permitido pelo computador. Alguns compiladores C permitem construir nomes de variáveis ​​ que se assemelham as palavras-chave. Nota: Não é seguro misturar nomes de variáveis ​ e as palavras-chave. As palavras-chave também são chamados de "palavras reservadas". Há apenas 32 palavras-chave disponíveis em C. Identificadores e Palavras-chave em C

auto double break else case enum char extern const float continue for default goto do if Int Long Register Return Short Signed sizeof static struct switch typedef union unsigned void volatile while