Associação Nacional de P,D & Engenharia das Empresas Inovadora ANPEI : A ENTIDADE DAS EMPRESAS INOVADORAS 19/JUN/2008 COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
Advertisements

1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Financiadora de Estudos e Projetos
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
Painel: “Como a relação Governo x Empresa e Universidade poderá contribuir para a inovação tecnológica” Fortaleza 02_12_2010.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Sistema Nacional de Inovação Gestão da Tecnologia e da Inovação Tecnológica Prof. Otávio Pereira Aula 6 e 7 Turma Segunda-Feira 2005/2 2005/2.
TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE - EMPRESA
Movimento Brasil Competitivo
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
NÚCLEO DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA DE SP
Ações de Competitividade
Plano de Negócio Elber Sales.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Fabiano André Vergani
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Plano Estratégico Regional de Turismo
Talentos para Inovação
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Premissas Dados das Microrregiões.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
A B P G Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás CNPJ / Caixa Postal 1673, CEP – Natal – RN Caixa.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Roberto Pacheco
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
C,T&I COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO CENÁRIO INTERNACIONAL Ester Vilela de Andrade Gomide Coordenadora de Pesquisa Universidade Tiradentes - Sergipe.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Associação Nacional de P,D & Engenharia das Empresas Inovadora ANPEI : A ENTIDADE DAS EMPRESAS INOVADORAS 19/JUN/2008 COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

MISSÃO ANPEI é uma Associação de direito privado sem fins lucrativos, com sede em São Paulo. A entidade congrega empresas e instituições dos mais variados setores da economia que tem como convergência a busca da competitividade através da Inovação Tecnológica. Sua missão é estimular a Inovação Tecnológica nas Empresas

ORGANOGRAMA DIRETOR PRESIDENTE MARIA ANGELA R. BARROS ASSEMBLÉIA GERAL APOIO ADMINISTRATIVO GERENTES ASSISTENTES Consultores Técnicos e Estagiários DIRETOR CERTI PETROBRASVILLARES METALS IEL-RSCIESPELETRONORTE BRAPENTA EMBRAER INSTITUTO ELDORADO DIRETOR WEG NATURA CONSELHO FISCAL VICE-PRESIDENTE CARLOS CALMANOVICI DIRETOR EXECUTIVO OLIVIO ÁVILA

Presidente Maria Angela Rêgo Barros (Motorola) Vice-Presidente Carlos Eduardo Calmanovici (Braskem) Diretores Carlos Camerini (Petrobrás) Celso Antonio Barbosa (Villares Metals) Carlos Alberto Schneider (CERTI) Elizabeth Urban (IEL/RS) Flavio Grynspan (CIESP) Luis Cláudio Silva Frade (Eletronorte) Martin Izarra (Brapenta) Paulo Cesar Giarola (Embraer) Paulo Roberto Ivo (Instituto Eldorado) Sebastião Lauro Nau (Weg) Sonia Tucori (Natura) DIRETORIA BIÊNIO

QUADRO DE ASSOCIADOS POR CATEGORIA (2000 A JUNHO / 08)

DISTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS ASSOCIADAS POR PORTE E REGIÃO

 Inserir a Inovação tecnológica na agenda política do País, visando a elaboração e implementação de políticas de governo voltadas para o incentivo à inovação.  Promover a inovação tecnológica como fator estratégico para a melhoria da competitividade junto às empresas,  Sensibilizar a sociedade para a importância da inovação tecnológica como propulsora do desenvolvimento econômico nacional.  Propiciar às empresas capacitação tecnológica para melhor gerir o esforço inovador.  Apoiar o setor acadêmico na formação de recursos humanos e na geração do conhecimento científico. PRINCIPAIS AÇÕES

ABDI BNDES COPIN CONTEC FIRJAN IEL NACIONAL INPI SEBRAE NACIONAL, SÃO PAULO E PARANÁ CGEE FAP’s FINEP Secretarias de C&T dos Estados MCT MDIC PROTEC Grupo de P&D - ABINEE Laboratório Nacional de Luz Sincroton Congresso Nacional – Frente Plurissetorial em Defesa da C&T&I Fundo Setorial – AERONÁUTICA, PETRÓLEO E GÁS Rede BRASILNANO - Nano Ciência e Nano Tecnologia Comissão de Normalização da Inovação ABNT/TECPAR PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS e GRUPOS DE TRABALHO

 Propostas ao Governo para a criação da Lei de Inovação e de Incentivos Fiscais para Inovação (Lei do Bem)  Proposta de Ações Transversais do FNDCT (FINEP)  Propostas e Sugestões ao BNDES  Propostas de melhorias dos novos instrumentos de incentivo a inovação (Lei do Bem, Lei da Inovação, Subvenção etc sendo este o trabalho atual) PROPOSIÇÕES PREPARADA PELA ANPEI E ENTREGUE A AUTORIDADES COM PODER E INFLUÊNCIA EM ASSUNTOS LIGADOS A P&D&I

1) Enquete com Associados Anpei 1) Enquete com Associados Anpei com objetivo de conhecer a utilização, pelas empresas, dos novos incentivos à inovação. 75% - não entrou com pedido de apoio utilizando os novos incentivos 64% - desconhecem os incentivos e/ou não sabem como utilizar esses incentivos AÇÕES ANPEI AÇÕES ANPEI após a definição de legislação específica para incentivo às atividades de P&D (Lei da Inovação e Lei do Bem) e a instituição de novos programas de financiamento e de subvenção à inovação. Divulgação e Suporte às empresas 2) Divulgação e Suporte às empresas na utilização dos novos instrumentos de Incentivo a Inovação  Cobertura jornalística sistemática do assunto;  Boletim eletrônico Notícias - edições semanais;  Entrevistas e noticias Engenhar;  Consultoria especializada às empresas;  Promoção de seminários/workshops

3) Workshops: 3) Workshops: Como Utilizar a Legislação de Incentivo à Inovação Tecnológica (2007/2008)  Empresas atendidas: Vallée; Dedini; Mahle; Ericsson; Datasul; Merck; IBP; Tecpar; Certi, Aiab Magneti Marelli, Klabin; Johnson Diversey; Magnoflux; CI&T; CVRD; Fiat; V&M; Rhodia; DuPont; AMCHAM; Fiap; Univ. São Francisco; Braskem; USP; Magnesita  Números: 1435 participantes tomaram conhecimento de como se beneficiar das leis e dos recursos públicos destinados ao incentivo à inovação

ESTUDOS SOBRE TEMAS LIGADOS A P&D E INOVAÇÃO  1º Estudo de Fundo : Lançado em Brasília em 2004, o estudo ANPEI identifica os reais motivos que levam a grande maioria das empresas a não realizar inovação tecnológica no Brasil. Apoio:  2º Estudo de Fundo : Lançado em Brasília em 2006, este novo estudo tem como objetivo avaliar as importantes mudanças institucionais que vêm sendo realizadas no Brasil e procurar identificar as razões das inegáveis dificuldades que enfrentamos na formulação e execução das políticas públicas de estímulo à inovação.

CURSOS OFERECIDOS PELA ANPEI Aberto ou “In Company”  Básico e Avançado de patentes – (parceria com INPI)  Laboratório de Criatividade  Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva  Elaboração de Relatório Técnico  Gestão da Inovação – Modelo e Ferramentas  Qualificação em Gestão da Inovação – Mídia (parceria MCT)  Capacitação em Gestão de Projetos Tecnológicos e de Inovação com Foco em Resultado  Fomentos à inovação – Legislação e Aplicação  Como estruturar P&D na Empresa

SUPORTE E RELACIONAMENTO COM OS ASSOCIADOS  Visitas às empresas associadas  Defesa dos interesses das empresas associadas na área tecnológica  Palestras “in house”  Seminários internos  Reuniões setoriais  Consultoria Tecnológica  Guia da Inovação  Divulgação e Suporte às empresas na utilização dos novos instrumentos de Incentivo a Inovação

 Boletim Engenhar  Cobertura jornalística sistemática de eventos de interesse dos associados da ANPEI  RTM – Research Technology Management   Site  Publicações  Notianpei COMUNICAÇÃO

PARCERIAS NACIONAIS ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada ABIPTI – Ass. Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica ANPEI – Associação Nacional de P, D & E das Empresas Inovadoras

RELAÇÕES INTERNACIONAIS ENTIDADES CO-LIGADAS À ANPEI IRI EIRMA JATES KOITA Japão Coréia do Sul Comunidade Européia Estados Unidos ACORDO DE COOPERAÇÃO COOPERAÇÃO

1. ATRATIVIDADE DE CENTROS DE P&D – Dez 2007 Projeto realizado em parceria com a ABDI OBJETIVO: identificar as vantagens e os obstáculos para o País atrair investimento estrangeiro em Centros de P&D PROJETOS 2. PROGRAMA ALAVANCAGEM TECNOLÓGICA (PAT) – Mar 2007 Projeto realizado em parceria com o SEBRAE SÃO PAULO 3. EXPANSÃO DO PROGRAMA ALAVANCAGEM TECNOLÓGICA (PAT) – Dez/2008 Projeto realizado em parceria com o SEBRAE SÃO PAULO

4. PRÓ-INOVA Projeto em parceria com o MCT OBJETIVO: elaboração Manual de Inovação O Programa será estruturado de forma a envolver as principais entidades públicas e privadas comprometidas com o tema inovação, com a sensibilização do setor empresarial e com a divulgação dos instrumentos públicos de fomento e apoio à inovação, com vistas a somar esforços e garantir a capilaridade necessária e a capacidade de aglutinação das empresas e dos demais atores do público-alvo que se quer atingir. PROJETOS EM NEGOCIAÇÃO

ASSOCIADAS ANPEI Grandes Empresas  BRASKEM  EMBRAER  FIAT AUTOMÓVEIS S.A  MOTOROLA  NESTLÉ BRASIL LTDA  PETROBRÁS  SADIA  SIEMENS  USIMINAS  VALE  WHIRLPOOL SEGMENTO  Petroquímico  Aeronáutica  Autopeças  Telecomunicações  Alimentos  Petroquímico  Alimentos  Eletro-eletrônico  Siderurgia  Mineração  Eletro-eletrônico

ASSOCIADAS ANPEI Pequenas Empresas  ALELLYX  ELECTROCELL  FAZDESIGN  KYROS  NANOX  MAGNOFLUX  MARPEL E-EMPREENDIMENTOS  NANOCORE  P&D CONSULTORIA QUÍMICA  TECHSOURCE CONSULTORES  VCORE CONSULTORIA  24 X 7 Cultural SEGMENTO  Biotecnologia  Energia  Serviços Tecnológicos  Químico  Biotecnologia  Máquinas e Equip.  Serviços Tecnológicos  Biotecnologia  Serviços Tecnológicos  Máquinas e Equipam.

OBRIGADA! Maria Angela do Rêgo Barros Presidente ANPEI Tel: (11) Cel: (19)