A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DCA-0114 Computação Gráfica
Advertisements

Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Introdução à Computação Gráfica Colorização
A terceira dimensão.
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
Computação Gráfica: Aula8: Iluminação
Computação Gráfica: Rendering e Rasterização
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
UNIVERSIDADE KIMPA VITA
Threads.
Folha de Cálculo TIC 10.
Engenharia de Software
Oficina de Vídeo.
7 - Criação de Páginas Web
Computação Gráfica Aula 1 – Visão Geral
Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013
Hardware/Software para Multimédia
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
História e Técnicas de Animação por Anna Morais Revisão – Parte 2.
Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.
Caracterização de Cargas de Trabalho
Professor: Márcio Amador
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
Carlos Alves 12ºB Maio/2013. O mundo da geração e captura de imagens divide as imagens em dois grandes grupos: As imagens baseadas num mapa de bits e.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Princípios de Cinemática
Visão Computacional
Escola Profissional Vasconcellos Lebre - Mealhada
PROFESSORA :Rosângela Alves
Realidade Virtual Aula 5
TRABALHO REALIZADO POR: MARCO SANTOS 10ª A ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA 2013/2014.
Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana
Introdução à Computação Gráfica
Realidade Virtual Aula 2 Remis Balaniuk. Enxergando grande, começando pequeno Quem começa a aprender RV normalmente sofre um primeiro impacto negativo.
Conceitos de vídeo Bruna gomes nº2 Turma 9ºD voc. Multimedia.
Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com
O que é multimídia.
A animação.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Tipos de Produtos Multimídia
Artes Digitais. Arte digital é aquela produzida também em ambiente gráfico computacional. O objectivo de dar vida virtual as coisas e também mostrar que,
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Projeto Operador de Computador
Adriano Marcos Petrônio
Disciplina: Aplicações Informáticas Professora: Cátia Sousa Ano lectivo: 2010/2011 Escola Básica e secundaria Gonçalves Zarco Trabalho elaborado por: Diogo.
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
‘’Digital-3D’’ ‘’Trabalho realizado no âmbito de Aplicações Informáticas B’’ Trabalho realizado por: Diogo Matheus Félix Alves nº11 12º2.
Software para Multimídia
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
Conceitos Básicos Prof. Arimateia Junior Faculdade Lourenço Filho Curso de Bacharelado em sistema de informação Sistemas Multimídia.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
Computação Gráfica - Introdução
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
Flash 1 O Flash foi desenvolvido inicialmente com outro nome (Future Splash Animator), a Macromedia comprou o FutureSplash, mudou seu nome para Flash.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
Transcrição da apresentação:

A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador (a uma taxa suficiente para provocar a sensação de movimento e sem ultrapassar as 25/s).  É uma seqüência de gráficos semelhantes que são passadas rapidamente para nos dar a ilusão de movimento. Nesse conjunto de gráficos semelhantes, o objeto que se pretende animar varia muito pouco, de posição, tamanho e/ou forma, de gráfico para gráfico.

A Animação Vantagens:  Transmite grandes quantidades de informação e são, por si só, uma fonte de motivação principalmente no caso das crianças.  Relativamente ao vídeo (conjunto de imagens) tem a vantagem de ocupar menos espaço, pois é constituída por um conjunto de gráficos.

A Animação Vantagens:  Tal como os gráficos “parados”, os gráficos em seqüência (animação) são modificáveis.  Além do seu uso em filmes, a animação por computador é muito usada em apresentações assistidas por computador para criar efeitos visuais

A Animação Vantagens:  Qualquer filme de Walt Disney ( A Bela e a Fera, Aladim, Bambi,…) é um excelente exemplo da grandiosidade da animação. Este exemplo diz respeito à animação pura.  É prática corrente também a integração de vídeo com animação. Uma técnica de animação que se tornou famosa pela Disney foi o uso progressivo de diferentes desenhos gráficos em cada frame de um filme (24 frames/s) chamada de animação por células (cell animation). Um minuto de animação requer até frames/s. O termo célula deriva do material usado para produzir a frame – folhas de celuloide, atualmente substituídas por acetato ou plástico.

A Animação  Tipos de animação por computador: animação convencional assistida por computador; animação bidimensional; animação tridimensional.

A Animação  Animação convencional assistida por computador: função principal: armazenamento, composição e edição de desenhos; outras funções: colorização, efeitos especiais, sonorização; procura manter o visual de animação manual.

A Animação  Construção de animação convencional:

A Animação A animação 2D ou bidimensional  É o tipo de animação mais comum.  Tem apenas largura (eixo do X) e altura (eixo do Y).  Tradicionalmente, as imagens (quadros) eram desenhadas à mão, uma a uma (normalmente as 24 que compõem cada segundo do filme, podendo ser outro valor até ao limite de 25). Depois de desenhadas em papel transparente, as imagens eram então pintadas à mão.  Além do processo ser bastante moroso, em relação à pintura, há o risco de as cores não ficarem exatamente iguais devido à necessidade de recorrer à mistura de várias cores para se obter determinados tons.

A Animação  Animação bidimensional: cenas construídas por objetos:  entidades gráficas simples ou compostas; objetos têm capacidade de movimento e deformação:  entidades que compõem um objeto são transladadas, giradas ou deformadas;

A Animação  Animação bidimensional: transformações variam incrementalmente de quadro a quadro:  transmitindo ilusão de movimento.

A Animação  Animação construída quadro a quadro:

A Animação  Exemplo de interpolação:

A Animação Exemplo de ferramenta para criação de animação

A Animação  Realização de composição com “matte” (silhuetas): Mattes são utilizadas para esconder determinados objetos em uma animação, quando uma silhueta se altera ou se desloca ao longo do tempo, pode criar efeitos de animação, revelando progressivamente determinadas posições da cena.

A Animação Animação por troca de imagens acionada por script:

A Animação  Morfos: interpolações bidimensionais; captura dos setores da imagem de origem; aplicação nos correspondentes do destino.

A Animação Edição de morfos:

A Animação Animação e computadores Resultado de morfo.

A Animação A animação 3D ou tridimensional  Desenhar uma imagem a três dimensões implica considerar os vários ângulos sob os quais essa imagem pode ser observada.  As técnicas de criação de imagens 3D são utilizadas hoje frequentemente para criar efeitos especiais no cinema e nos jogos de computador.  A sua utilização não se restringe à área do entretenimento. Nos vários setores da indústria, a criação de protótipos baseados em modelos tridimensionais (X, Y e Z) é hoje um elemento essencial do processo de projeto e concepção de produtos.

A Animação  Animação tridimensional: procura simular filmagens no mundo real; permite a visualização de objetos 3D por todos os ângulos; modelagem requer técnicas avançadas; elaboração das imagens requer processamento muito intensivo.

A Animação  Aplicações da animação tridimensional: publicidade e vinhetas; entretenimento: filmes, jogos e parques; visualização técnica e científica:  simulações;  maquetas virtuais;  imagens médicas.

A Animação  O ciclo da animação tridimensional: modelagem; elaboração; coreografia; pós-produção.

A Animação  Funções típicas dos editores de animação 3D: edição gráfica 2D; edição gráfica 3D; elaboração; coreografia; pós-produção.

A Animação  Coreografia - técnicas básicas: interpolação entre quadros-chave modelados manualmente; as trajetórias são interpoladas por curvas cúbicas, para ter-se movimento mais suave; os quadros-chave devem captar os movimentos essenciais.

A Animação  Interpolação tridimensional simples:

A Animação  Interpolação cúbica com quadro-chave:

A Animação  Interpolação poligonal com quadro-chave:

A Animação  Coreografia com movimento de câmera:

A Animação  Coreografia com variação de luzes:

A Animação  Hierarquia de movimentos: Cintura Torso superior Braço esquerdo Antebraço esquerdo Mão esquerda Braço direito Antebraço direito Mão direita Torso inferior Coxa esquerda Perna esquerda Pé esquerdo Coxa direita Perna direita Pé direito

A Animação  Hierarquia de movimentos:

A Animação  Metamorfoses: interpolação entre os vértices de objetos diferentes; Pode ser conseguida de forma mais fácil do que nos morfos bidimensionais, construindo-se o objeto final por transformações de uma cópia do objeto inicial.

A Animação  Metamorfose:

A Animação  Coreografia - técnicas avançadas: movimentos descritos por procedimentos; simulação de leis físicas; captura de movimentos reais; linguagens de coreografia.

A Animação  A animação em tempo real: limitada pela velocidade de processamento; utilizada em aplicativos com interfaces multimídia; aplicações avançadas em simuladores e realidade virtual.

A Animação  Simplificação da elaboração: redução da resolução; redução da taxa de animação; algoritmos simplificados de elaboração;

A Animação  Simplificação da elaboração: execução em hardware de operações críticas:  transformações lineares;  projeções;  elaboração de polígonos;  memória de profundidade;  método de Gouraud.

A Animação  Animação com DirectX:

A Animação  Coreografia no 3D Studio:

A Animação Formatos Típicos  FLI  FLC  MMM  SCN

A Animação Formatos Típicos  Alguns formatos foram criados especialmente para conter animações e podem ser portados para outras aplicações usando alguns tradutores.  Exemplos: Director (dir) Animator Pro (fli e flc) Studio Max (max) Windows Audio Video Interleaved (avi) Motion Video (mpeg ou mpg) CompuServe (gif) Shockwave (dcr).

A Animação Formatos Típicos  Como o tamanho do arquivo é um fator crucial para usar animação em páginas da Web, compressão de arquivos é uma parte essencial da criação de arquivos de animação para a Web.  Um filme criado pelo Director, por exemplo, deve ser pré processado e comprimido no formato Shockwave (dcr) para ser disponibilizado na Web. Compressão para filmes do Director pode reduzir em até 75% o tamanho do arquivo o que é extremamente importante para a Internet.

A Animação Ótimos Exemplos  

A Animação Animação adiciona impacto visual num projeto multimídia. Pode se ter um projeto todo animado ou se pode ter animações em algumas partes do projeto onde se deseja salientar alguns pontos. Animação é mais do que "wipes", "fades" e "zoom". Exemplo de animação: