A IGREJA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE O Cristão, o estado e a Política Esta aula está no site da EBD:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
Advertisements

SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
LIÇÃO 4 RELACIONAMENTO ENTRE AMIGOS Prof. Lucas Neto.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Pr. Nilton de Souza Lima. A oração intercessora, é o banho purificador, no qual o indivíduo e a comunidade devem entrar todos os dias. D. Bonhoffer.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são.
A Igreja e os desafios da pós- modernidade Professores Daniel e Nabarrete.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
Pobre homem rico Ligue o som Transição automática.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
MOTIVADOS PARA SERVIR.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será.
PENSAMENTO “O verdadeiro sucesso em cada setor de trabalho não é resultado do acaso ou acidente do destino. É a operação da providência de Deus, a recompensa.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Estudo Mensal de Junho de
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
SOBRE ANJOS... A palavra anjo desperta geralmente a idéia da perfeição moral.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Insensatos, procurem entender! E vocês, tolos, quando se tornarão sábios? O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
8. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos?. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos? Texto Bíblico “Ora, o homem natural não compreende as coisas do.
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
REVELAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS, HOJE!
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SUBSECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COORDENAÇÃO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
As grandes regiões culturais
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
TEOLOGIA DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
Vocabulário Filosófico - II “Voltaire” FANATISMO Fanatismo é para a superstição o que o delírio é para a febre, o que é a raiva para a cólera. Aquele.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Comentário da Lição 4 de Lições Bíblicas Pr. Rodolfo Silva.
“Nós, porém, temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2.16
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

A IGREJA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE O Cristão, o estado e a Política Esta aula está no site da EBD:

Cinco visões equivocadas O governos deve forçar a religião; 2. O governo deve excluir qualquer religião; 3. Todos os governos são demoníacos; 4. Evangelize e nunca faça política; 5. Faça política, e não evangelismo. Politics according to the Bible – Wayne Grudem... sobre a relação entre política e religião:

A melhor solução Não à força e imposição (visão 1) Não ao silêncio secularista (visão 2) Não à acomodação (visões 3 e 4) Não ao Estado Salvador (visão 5)

A melhor solução Uma significativa influência cristã na política e no governo. Velho Testamento: - Genesis 9:5-6. Deus autoriza a punição do mal (pena capital). - Daniel e Nabucodonozor (Dn 4:27); - Jeremias falando aos exilados judeus (Jr 29:7); - José do Egito e Faraó (Gn ); - Profetas falando as nações vizinhas de Israel. Novo Testamento: - João Batista aponta os pecados de Herodes (Mt 13:3-4). - Paulo e sua relação com Roma. - Romanos 13:1-7 e - 1 Pedro 2:13-14.

Quem influência a política? Humanismo: A realidade final é matéria impessoal ou energia que foi moldada na sua forma atual pelo acaso. O homem é a medida de todas as coisas. As duas cosmovisões [judaico-cristã x humanista], real e inevitavelmente, geram não somente diferenças pessoais, mas também diferenças completas com respeito à sociedade, ao governo e às leis. Um manifesto Cristão - Francis Schaeffer

CristianismoHumanismo Deus criou tudo o que existe Tudo que existe é matéria impessoal ou energia que foi moldada pelo acaso (Darwinismo). O homem é pecador ou moralmente caído. O homem é basicamente bom. Deus revelou a si mesmo e seu padrão moral na Bíblia. Relativismo moral - os padrões morais são definidos pela sociedade em cada tempo e época. Por causa do pecado existe o mal moral no coração de cada ser humano. Esse mal moral é definido em comparação com um padrão externo. O mal vem da influência da sociedade sobre a pessoa e aqueles que fazem o mal são simplesmente vítimas de influências externas que vivenciaram. (cadeias sociais, econômicas ou políticas). Choque de cosmovisões

O Humanismo parte do principio que o homem é basicamente bom e que as pessoas precisam se libertar de suas cadeias econômicas. Isso é uma utopia, pois o homem não é basicamente bom (preso somente por cadeias sociais, econômicas e políticas). O homem é caído. Em todo lugar em que o aperfeiçoamento do homem foi base para a ação, houve tragédia, dependência política e perda do valor humano. Um manifesto cristão – Francis Schaeffer

Quem influência a política? A base de todas as filosofias e de todos os pensamentos do mundo moderno e pós-moderno é o humanismo. A essência do humanismo antigo ou moderno nada mais é do que uma atitude de rebelião ao criador, um brado de desafio a Deus, e, ao final, uma busca insana por ser igual a ele. É o homem tentando ser deus para si mesmo. Leandro Antônio de Lima Como o estado secular é o foco do poder na sociedade, ele tornou-se o deus do humanismo secular. Para eles o estado é o salvador do homem. Humanismo secular - Brian Schwertley

Quem influência a política?

Uma cosmovisão bíblica conduz a posições políticas conservadoras TEMASCristianismoHumanismo Aborto A vida dos mais frágeis deve ser defendida. (Ex 21) Moralmente aceitável. Impede a emancipação da mulher (causa econômica). Darwinismo: o homem é apenas mais um animal. Casamento Instituído por Deus: 1 homem e 1 mulher. (Gn 2.24) Qualquer tipo de relação que o homem desejar. Livrar-se do modelo opressor patriarcal. Castigo físico nos filhos Ensinado nas escrituras (Pv 13.24/22.15) Não existe mal no coração da criança, por isso não devemos dar palmadas. Economia Direito à propriedade privada como direito fundamental (Ex 20.15,17; 1Rs 21) Abolição da propriedade privada (mal) e assim todos os problemas seriam resolvidos.

Uma cosmovisão bíblica conduz a posições políticas conservadoras TEMASCristianismoHumanismo Ajuda aos pobres -Governo deve promover uma rede de proteção. - A melhor forma é conduzi-los a realizar um trabalho produtivo (2 Ts ). - Não dar tratamento especial aos ricos (livre concorrência, promover competição, desburocratizar abertura de empresas). - Não tentar equalizar os ganhos entre ricos e pobres. É um incentivo negativo. (Iguala todos na pobreza). - Promover a igualdade de renda. - Estado é aquele que tem a melhor decisão sobre a economia (não são as pessoas no livre mercado). -

Uma cosmovisão bíblica conduz a posições políticas conservadoras TEMASCristianismoHumanismo Patriotismo - As nações devem valorizar o patriotismo (At 17.26; Gn 12.2; Gn 22.18; GN 10.32; jò 12.23). -Motivo: proteção contra um governo único tirânico. - Promove a ideia de um governo global. (manifesto humanista, manifesto comunista, foro de São Paulo). -Redefinição global de valores (a partir da educação (ONU).

Cultura e Política... Os evangélicos arriscaram tudo em apenas uma única questão: lançaram-se ao ativismo político como o modo mais rápido e mais seguro de fazer diferença no cenário público, sem perceber que a política tende a espelhar a cultura e não o contrário. - O trabalho mais eficaz é feito por cristãos comuns, cumprindo o chamado de Deus para reformar a cultura em suas esferas locais de influência... “Precisamos desenvolver uma cosmovisão cristã.”...Precisamos libertar o evangelho de seu cativeiro cultural e restabelecê-lo ao status de verdade pública. Verdade Absoluta - Nancy Pearcey

O Grande desastre Evangélico - A omissão em defender a verdade como tal. - A acomodação da igreja ao espírito do mundo. - Não assumir uma posição clara quanto a questões críticas. - Aprisionamento do cristianismo e da espiritualidade em um pequeno espaço isolado na vida. - “Maioria silenciosa”: comodidade pessoal e riqueza. Francis Schaeffer

O Cristão e a Política