SESI Farmácia Contribuir para a redução do absenteísmo e presenteísmo na indústria através do acesso a medicamentos, correlatos e assistência farmacêutica,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidade Social
Advertisements

SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Plano de Comunicação e Marketing
Gestão Ambiental.
Gestão para Resultados
Campanhas eleitorais abril 2012.
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
Quem Somos Uma empresa jovem formada por profissionais de diversos ramos: tecnologia, administração, marketing, publicidade, psicologia e design; Com.
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
II Encontro de Educação e Saúde
O problema do lixo termina
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
Percurso da Comunicação Aplicada
Plano Estratégico Regional de Turismo
COMUNICAÇÃO estrutura – funções - projetos
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Resíduos de Medicamentos Experiência de ações
Comunicação Astral Google Adwords, Redes Sociais e Identidade Visual.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Sustentabilidade.
(Re)colhendo cidadania: psicologia ambiental no CRAS
MISSÃO VISÃO VALORES. MISSÃO VISÃO VALORES Panvel 273 lojas PR PR SC Públicos: Classe A/B- Mulheres acima de 35 anos, exigentes Classe B/C- Perfil.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Apresentação | | +55 (11)
RSS  CLASSE E:  Resíduos PERFUROCORTANTES.
Quem somos A Ilustracom, é uma agência digital focada em Design gráfico e Web, ilustrações e Apresentações executivas. De maneira bem objetiva e dinâmica,
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Painel sobre Descarte de Resíduos de Medicamentos ANVISA – abril 2011
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a sua equipe de trabalho. É a utilização de modernas ferramentas.
CIPA 2013/2014.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
FARMACÊUTICA PRISCILA XAVIER. Medida para prevenir e reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente. Fonte:
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Programa de Comunicação Social para a Implantação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
I FÓRUM ESTADUAL DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
Lixo Brasileiro.
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
Consultoria em Marketing & Comunicação
Conhecimentos, atitudes e práticas de usuários e servidores de unidades de saúde da rede municipal de Palmas-TO sobre descarte de medicamentos e questão.
Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Comunicação Empresarial e Mídia Alternativa. Quem Somos Somos uma empresa de Marketing Digital e Comunicação Empresarial. Nosso foco é traçar estratégias.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Publicidade, Marketing & Internet BALACLAVA PROPAGANDA.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Fique Sabendo 2011 Cadastro dos Municípios Participantes.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Muito prazer! A YEP é uma agência que planeja e desenvolve estratégias de comunicação e marketing. Desde 2009, trabalhamos com o intangível, juntamos um.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Transcrição da apresentação:

SESI Farmácia Contribuir para a redução do absenteísmo e presenteísmo na indústria através do acesso a medicamentos, correlatos e assistência farmacêutica, colaborando para a melhoria da produtividade e competitividade da indústria catarinense. Mais de 70 Farmácias em 38 cidades no estado 1ª Rede com abrangência estadual 1ª Rede com abrangência estadual 490 MIL atendimentos mensais

O Papa-Pílula fortalece as ações de sustentabilidade do SESI Farmácia, como:  Uso de sacolas oxi-biodegradáveis  Venda de sacolas retornáveis  Uso de embalagens de papel  Redução do consumo de energia

O Papa-Pílula fortalece as ações de sustentabilidade do SESI Farmácia, como:  Uso de sacolas oxi-biodegradáveis  Venda de sacolas retornáveis  Uso de embalagens de papel  Redução do consumo de energia

O Papa-Pílula fortalece as ações de sustentabilidade do SESI Farmácia, como:  Uso de sacolas oxi-biodegradáveis  Venda de sacolas retornáveis  Uso de embalagens de papel  Redução do consumo de energia

Reflexões sobre Resíduos de Medicamentos  O que diz a legislação sobre o destino dos medicamentos vencidos?  Porque o usuário tem sobras de medicamentos vencidos em sua residência?  Como este usuário descarta seus medicamentos?  Há impactos ambientais causados pelo descarte?

Resíduos de Medicamentos O usuário Por que existem sobras de medicamentos vencidos?  Apresentação inadequada;  Reações adversas;  Interrupção do tratamento;  Farmácia caseira;  Automedicação;  Amostras grátis.

Resíduos de Medicamentos O usuário O que o usuário faz com os medicamentos vencidos ?  Guarda?  Joga fora?  Não sabe o que fazer? ?

Resíduos de Medicamentos O usuário... Guarda  Grande probabilidade de reuso (automedicação);  Indicação para outros usuários;  Uso do medicamento vencido;  Intoxicações por mau uso. PROBLEMA: Danos à saúde.

Resíduos de Medicamentos O usuário... Joga fora  Pia;  Vaso sanitário;  Lixo doméstico. PROBLEMA: Impacto ambiental

Que ações podem ser tomadas?

Resíduos de Medicamentos Normas e Legislações  ANVISA/RDC nº 306/2004 –RSS –Grupo B;  CONAMA nº 358/2005 –RSS –Grupo B. ANVISA/RDC nº 44/2009 –farmácias podem participar de campanhas; Destino final: local licenciado NÃO se aplica ao usuário

Proposta do SESI FARMÁCIA Projeto Socioambiental

Ações de sustentabilidade Utilizar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) Primeiro programa desse gênero em nível estadual. Mais de 70 Farmácias

 Evitar que as pessoas guardem e utilizem medicamentos vencidos;  Evitar descarte de medicamentos em lixo comum, que pode causar poluição do meio ambiente. Objetivos Sociais:

Objetivos Educativos : pessoas, entre diversos públicos, de crianças a adultos

O programa Visa o recolhimento de medicamentos vencidos por meio de coletores expostos nas Farmácias do SESI-SC, chamados de Papa-Pílula.

Soluções para viabilizar o Programa  Criação do nome “Papa-Pílula” para designar o Programa  Identidade visual do Programa  Desenvolvimento de coletores e peças gráficas didáticas (Folheto e cartaz Papa-Pílula )  Marketing  Divulgação em emissoras de rádio no Dia do Farmacêutico

Soluções para viabilizar o Programa  Criação do nome “Papa-Pílula” para designar o Programa  Identidade visual do Programa  Desenvolvimento de coletores e peças gráficas didáticas (Folheto e cartaz Papa-Pílula )  Marketing  Divulgação em emissoras de rádio no Dia do Farmacêutico

Estratégias de Implantação do Programa  Treinamento interno para toda equipe;  Sensibilização dos trabalhadores da indústria e da comunidade em geral;  Criação de um website específico para o Programa, com mecanismo para comunicar a quantidade total de medicamentos coletados.  Promoção do conteúdo do Papa-Pílula na imprensa e nas mídias sociais (Twitter + Facebook + Google);  Realização de palestras e outras ações.

Mecânica Descarte dos medicamentos pela população nos coletores. Recolhimento, contagem e cadastro no site do programa. Coleta por empresas responsáveis pelo descarte adequado destes medicamentos.

Investimento aproximado do programa MateriaisValor R$ MóveisR$ ,00 Planejamento e CriaçãoR$ 8.000,00 TreinamentoR$ 5.000,00 Assessoria de ImprensaR$ 5.000,00 ComunicaçãoR$ ,00 Disposição FinalR$ ,00 Valor TotalR$ ,00

Desdobramentos Repercussão na imprensa. Reconhecimento da Indústria Repercussão nas mídias sociais Campanha nos pontos de venda

Retorno de Mídia Espontânea 14 Vídeos 02 Áudios 27 Impressos

Mais de 244 mil* medicamentos coletados, somando mais de 5,7 toneladas *No período de Janeiro de 2012 a Setembro de 2013.

Setembro de 2013.