Cultura da Abóbora Universidade Federal do Acre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pontos importantes na tomada de decisão do controle químico
Advertisements

PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
DECLÍNIO DOS FRUTOS EM PRÉ- E PÓS-COLHEITA
Alternaria em Alho e Cebola
Bacteriose do Pessegueiro
Cultivo de plantas medicinais
CURSO DE PRODUÇÃO DE MUDAS APOIO NO GERENCIAMENTO DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL DO VALE DO PARNAÍBA PDFLOR-PI.
FÓSFORO. FÓSFORO FÓSFORO CORRETIVA (Cerrado) MANUTENÇÃO.
Romério José de Andrade
Interpretação da análise de solo
A Alta Idade Média e o início do Feudalismo
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
Compostagem.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Manejo ecológico do solo - ii
ESCOLA SEMÍRAMIS C.B DA ROCHA.
Ementa do curso Reconhecer os principais insetos potencialmente prejudiciais aos cultivares de espécies ocorrentes em florestas; Conhecer as relações entre.
1. Escolha do Local Solo profundo e bem drenado. Proximidade, quantidade e qualidade de uma fonte de água. Topografia com ligeiro declive. Menor.
Mandioca.
Eduardo Hack Administrador de Agronegócios
Principais Doenças do Feijoeiro
Vamos Aprender a Fazer Compostagem.
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE
Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico
Cultivo de cucurbitáceas biodinâmicas
Compostagem Agricultura familiar.
PLANTIO.
MANGUEIRA LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio 3 MANGA Fonte: Google imagens, Nome Popular: Mangueira.
Douglas Bertoncelli Driéli Reiner Márcia Szabo
Cultivo de morango Biodinâmico
CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO
Cultivo de cenoura Biodinâmica
Oficina de Compostagem
EFEITO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE E FÓSFORO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO, NA PRODUTIVIDADE E NUTRIÇÃO DO Eucalyptus dunnii Celina.
Projeto Compostagem Compostagem.
Pragas da cultura da erva-mate ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil
OÍDIO DA MACIEIRA, Podosphaera leucotricha
Alternaria em Fumo Alternaria alternata (Fr. ex Fr.) Keissl
Erysiphe cichoracearum Douglas Bertoncelli Driéli Reiner Márcia Szabo
Amostras de solos para análises
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
ANTRACNOSES (Colletotrichum sp.)
OLERICULTURA – I COMO FAZER UMA HORTA MÓDULO – II (VESPERTINO)
Ferrugem-da-Goiabeira
2-DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS INDUSTRIAS BÁSICOS E CARACTERIZAÇÃO DOS POLUENTES SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS 2.4-INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE AÇAI.
PINTA PRETA OU MANCHA DE ALTERNARIA
LEGUMINOSAS ANUAIS DE INVERNO
Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem Familiar, Bioenergia e Pastagens PC2 e PC3 Teresina, 3 e 4 de maio de 2006 José Americo Bordini do Amaral.
Doenças da Beterraba Caio Kim Keller Daniel Tonetta
Cultivo de Solanáceas Biodinâmicas
A VITICULTURA DA METADE SUL
Agente causal : Plasmopara viticola
Alunos: Dalmo Marcelo Ortolan Jeisson Franke Luiz Paulo Ramos
Alunos: Devair Rosin Daniel Winter Heck Cleiton Luiz Tabolka
Cancro Bacteriano Em Tomateiro
Colheita, Classificação e Armazenamento
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
FERRUGEM DO MILHO Felipe Netto Ricardo Barossi João Vitor Aquino 2010.
Raleio de Frutos.
Mancha da folha da uva ou Mancha de Isariopsis
Viroses nas Cucurbitáceas
(Plasmopara viticola)‏
Septoriose no Trigo Septoria nodorum; Leptosphaeria nodorum
SEPTORIOSE NA AVEIA Ana Paula Villwock Anelise Hagemann Angela Bernardon.
Podridão Bacteriana do Colmo
CULTURA DA MANDIOCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Tomate Cultura Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Cultura Cultura
Cultura do Abacaxi Universidade Federal do Estado do Acre
CALAGEM E ADUBAÇÃO DO CAFEEIRO
Compostagem Doméstica
Transcrição da apresentação:

Cultura da Abóbora Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Biológicas e da Natureza PET – Agronomia Cultura da Abóbora Tutor: José Ribamar Petiana: Akauany Ferraz

Introdução Originária da América do Sul; São plantas anuais e rasteiras; Família das Curcubitáceas; São importantes para alimentação; Utilizadas na ornamentação e ração animal.

Principais Cultivares Abóbora rasteira (Curcubita moschata Duch.): Canhão; Menina-brasileira; Abóbora paulista; Abóbora Goianinha. Moranga (Cucurbita máxima Duch.): exposição; híbrido: tetsukabuto.

Plantio Espaçamento Época de plantio: quentes (temp. de 20 a 35°C); 4 sementes/cova: 0,5 a 1 kg/ha para as abóboras; 0,5 a 0,8 kg/ha para as morangas;  0,4 a 0,7 kg/ha para os híbridos. Espaçamento Abóbora: 5m entre linhas ou sulcos x 4m entre covas Moranga: 4 x 3m; híbridas: 3 x 2m Abobrinha-de-moita: 1,5 x 1m

Plantio Covas 50cm de lado e 30cm de profundidade; Adubada com 5 a 10kg de esterco de curral; 2 a 3kg de esterco de galinha.

Clima e Solo Clima quente: temperaturas de 20 a 27°C ; São plantas anuais e rasteiras; Solos de textura média bem drenados, leves e de boa fertilidades; pH entre 5,8 e 6,8.

Adubação Adubação de Cobertura Esterco de curral ou de galinha; 300g de superfosfato simples e 40g de cloreto de potássio por cova; 20g de sulfato de amônio em cobertura, conforme a necessidade da planta. Adubação de Cobertura Feita 30 dias depois do plantio: 2kg de esterco líquido por planta.

Tratos Culturais Manter a cultura no limpo na fase inicial; Capinas devem ser feitas até que as ramas cubram o solo; Evitar contato do fruto com solo úmido; Evitar consórcio com pepinos, melão, melancia, tomate, pimentão.

Irrigação Diariamente, até trinta dias depois do plantio; Depois irrigar de 4 em 4 dias até início da maturação dos frutos.

Pragas Broca dos Frutos Lagartas esverdeadas com 20 mm; Atacam folhas, brotos, ramos e frutos; Controle: Pulverização preventiva com produtos químicos a base de metomil (Lannate), triclorfom (Dipterex).

Pragas Mosca-das-Frutas Moscas amarelas (10-11 mm de comprimento); Põem ovos dentro dos frutos; Lagartas alimentam-se da polpa dos frutos. Controle: Pulverização periódica em cobertura dos frutos verdes com fentiom (Lebaycid), triclorfom (Dipterex).

Pragas Lagarta-Rosca lagartas pardo-acinzentadas;: hábito noturno; Cortam plantinhas recém-emergidas; Adulto é mariposa marrom que ovipõe nas folhas. Controle: Pulverizar o solo em torno da plantinha e base da planta com produtos a base de deltametrina (Decis) ou triclofom (Dipterex).

Pragas Pulgão amarelo-claro suga brotos, folhas novas e ramos; Controle:  Decis ou triazofos (Hosthation).

Doenças Antracnose Doença por fungo, que ataca órgãos aéreos; Produz lesões com tecido morto recoberto por massa pulverulenta rosada. Controle: Rotação de cultura por 2 a 3 anos; Destruição de melão - São Caetano e restos de lavouras; Benomyl (Benlate) ou oxicloreto de cobre (Cupravit).

Doenças Antracnose

Doenças Oídio (cinza) Causada por fungo: alta umidade e temperatura; Crescimento branco e amarelecimento da área afetada; Controle: Pulverização da parte inferior da folha com produtos a base de enxofre (Kumulus e Thiovit).

Doenças Oídio (Míldio)

Colheita A colheita inicia-se aos 75 dias até a maturação dos frutos; Abóbora - menina é comercializada ainda verde , com 25cm de comprimento; Moranga e tetsukabuto são colhidos 90 a 120 dias após o plantio;

Armazenamento Não devem sofrer ferimentos ou machucaduras; Armazenados em locais protegidos, arejados e secos; Depositados sobre estrados de madeira sem empilhamento.

Obrigada pela Atenção !!!