SÃO PAULO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA NO BRASIL Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Dezembro/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DESAFIOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Secretário Nacional de Juventude
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Secretaria de Educação Básica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Ministério da Cultura.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Julho de 2007.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Avances do Projecto de melhoria das capacidades das Autoridades Locais de Brasil e Moçambique como actores da cooperaçao descentralizada Avances do Projecto.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
14 de julho de 2009 CNM Internacional. A CNM Internacional A área da Confederação Nacional de Municípios responsável por promover a inserção internacional.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
PROJETO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
CURSO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS A inserção de Curitiba na discussão global de temas transnacionais – Mudanças climáticas.
 .
COOPERAÇÃO ENTRE CIDADES O Softpower dos novos tempos Coordenação de Relações Internacionais Secretaria de Coordenação Política e Governança Local Prefeitura.
G-20.
FINANCIAMENTO DO SISTEMA UNICO DE SAUDE. DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 OS MUNICÍPIOS VEM ASSUMINDO NOVAS E RECORRENTES RESPONSABILIDADES SEM O.
2015 Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Coordenadoria de Intercâmbio do Conhecimento (CIC) Secretaria de Relações Internacionais – SRI.
O mundo dividido na era da Globalização
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
Rede Urbana.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Um novo paradigma de poder nas Relações Internacionais.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Economia Solidária: Outra economia acontece
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Estruturando a Governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo para a Macrometrópole OUTUBRO 2014 Rayne Ferretti Moraes Oficial Nacional para.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
Presidência Pro Tempore Brasileira do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) Presidência da República.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
GOAL BELO! 2014 Atração de Investimentos e Promoção Comercial Copa do Mundo 2014.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
( ). cultura CULTURA #ECONÔMICA #SIMBÓLICA #CIDADÃ.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

SÃO PAULO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA NO BRASIL Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Dezembro/2013

O MUNDO MUDOU OS DESAFIOS DA NOVA AGENDA MUNDIAL

28 MILHÕES saíram da EXTREMA POBREZA 40 MILHÕES incorporados a CLASSE MÉDIA Taxa de desemprego: 5,3% O BRASIL MUDOU PARA DENTRO E PARA FORA PIB TRIPLICOU EM 10 ANOS 2000: 640 bi USD 2010: 2,3 tri USD 3ª MAIOR EVOLUÇÃO NOS ÍNDICES EDUCAIONAIS NA ÚLTIMA DÉCADA (PISA)

A URBANIZAÇÃO COMO UM FENÔMENO CONSOLIDADO AMÉRICA LATINA É A SEGUNDA REGIÃO MAIS URBANIZADA DO MUNDO, ATRÁS SOMENTE DA AMÉRICA DO NORTE MAIS DE 80% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA JÁ VIVE EM CIDADES

ESTADO DE SÃO PAULO 645 Municípios habitantes (estimativa de 2013) 32,6% do PIB Nacional

6ª MAIOR REGIÃO METROPOLITANA DO MUNDO

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO 39 Municípios

ONDE VIVEM 20 MILHÕES DE PESSOAS

PIB: USD 208 milhões 12% do PIB do BRASIL 5 REGIÕES 31 SUBPREFEITURAS 11,3 MILHÕES de habitantes 6% da população brasileira 60% das MULTINACIONAIS 7ª maior cidade do MUNDO Maior comunidade LIBANESA, ESPANHOLA, JAPONESA e PORTUGUESA fora de seus países de origem 93 CONSULADOS e mais de 40 CÂMARAS DE COMÉRCIO CIDADE DE SÃO PAULO

NÓS SOMOS O QUE MESMO?

CENTRO FINANCEIRO

CIDADE TECNOLÓGICA

CIDADE CULTURAL

CIDADE DESIGUAL

CIDADE SEGREGADA

CIDADE QUE NUNCA DORME

CIDADE GASTRONÔMICA

Carnaval de Oruro no Memorial da América Latina CIDADE DOS MIL POVOS

CIDADE PARTICIPATIVA

SOMOS A CIDADE DOS CONTRASTES

SOMOS A CIDADE DAS DIVERSIDADES

SOMOS A CIDADE DAS PLURALIDADES

OS DESAFIOS

7,9 MILHÕES DE VIAGENS MOTORIZADAS POR TRANSPORTE PRIVADO

10,1 MILHÕES DE VIAGENS MOTORIZADAS POR TRANSPORTE PÚBLICO

MORADIAS PRECÁRIAS X POSTOS DE TRABALHO

30% DA POPULAÇÃO VIVE EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS

CIDADE CINZA QUE CRESCEU SOBRE OS SEUS RIOS

O QUE BUSCAMOS NO PLANO INTERNACIONAL? COMO A AGENDA INTERNACIONAL PODE INTERAGIR COM AS POLÍTICAS E COM O GOVERNO DA CIDADE? Edifício Copam Centro de São Paulo

AÇÕES E PACTOS ESTRATÉGICOS INTENSIFICAR COOPERAÇÃO SUL- SUL E COM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO REALIZAÇÃO DE MISSÕES TÉCNICAS CIDADE PALCO DE EVENTOS INTERNACIONAIS PARTICIPAÇÃO EM REDES DE CIDADES PARCERIAS COM ORGANISMOS INTERNACIONAIS FORTALECIMENTO DA PAUTA SULAMERICANA INTEGRAÇÃOLATIONAMERICANA VALORIZAÇÃO DA COOPERAÇÃO MULTILATERAL COOPERAÇÃO TERRITORIAL INTERNACIONAL ARTICULAÇÃO E PACTUAÇÃO NACIONAIS

O PAPEL DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E FEDERATIVAS SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DESDE 2001 INCORPORAÇÃO DA ÁREA FEDERATIVA EM MAIO/2013 CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA “SÃO PAULO INTERNACIONAL” Viaduto Santa Ifigênia Centro de São Paulo

Criação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (Lei Municipal nº ) XI UNCTAD Primeiro Bureau Executivo de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) X Congresso Internacional de Cidades Educadoras Cúpula Mundial de Prefeitos C40 Oficialização da candidatura à Expo 2020 Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (Lei Municipal nº ) Secretaria de Negócios Extraordinários Participação na Expo Xangai - Apresentação da Lei Cidade Limpa SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E FEDERATIVAS

Lei Nº , de 27 de maio de 2013, Art. 223: “A Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas tem por finalidade promover e coordenar ações conjuntas e de cooperação com a União, os Estados, os Municípios, em especial, os da Região Metropolitana da Grande São Paulo e entes e organizações internacionais e estrangeiros.” AMPLIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E FEDERATIVAS

Secretário Projetos Especiais Cooperação Internacional e Redes de Cidades Assessoria Internacional e Relações Bilaterais Assuntos Metropolitanos Assuntos Federativos Chefe de Gabinete Secretário Adjunto Administração e Finanças Assessoria Especial SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E FEDERATIVAS Rede de Pontos Focais das Secretarias Municipais

O QUE FIZEMOS EM 2013? Ponte Estaiada Zona Sul de São Paulo

Missão África EXPO2020 Seminário CEPAL Integração Sulamericana Apresentação São Paulo Cooperação Sul-Sul Missão Técnica Santa Fé, Argentina

Congresso Mundial CGLU Rabat, Marrocos Congresso Mundial Metropolis Johanesburgo, África do Sul Visita do Embaixador do Vietnã

Reunião do FCCR – Mercosul Montevidéu, Uruguai FALP Canoas, Rio Grande do Sul Apresentação São Paulo Rede Metropolis

Memorando de Entendimento com OEI Educação, Cultura e Direitos Humanos Memorando de Entendimento com Sistema ONU com Sistema ONU

Simpósio São Paulo Campanha de Candidatura Expo 2020 Apresentação do Projeto Campanha de Candidatura Expo 2020

Encontro com François Hollande Campanha de Candidatura Expo 2020 Missão Técnica Itália

Memorando de Entendimento com OIT Trabalho Decente em São Paulo Participação no Fórum Social Mundial Túnis, Tunísia

OS PRÓXIMOS PASSOS HABITAT III AGENDA URBANA TERRITÓRIO Favela de Taipas (Vista Alegre) Zona Norte de São Paulo METROPOLIZAÇÃO GOVERNANÇA LOCAL

OBRIGADO! Auditório do ibirapuera Zona Sul de São Paulo