DE TRAMAS E FIOS Marisa Trench Oliveira Fonterrada Apresentação da página 159-165 Diego Wilxenski.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
Pedagogia da pesquisa-ação
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação
FABIANA SANTOS RODRIGUES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
João Tarcísio Alves Maia Filho
Transferência de aprendizagem
Ritmo Melodia Harmonia
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
Texturas.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Música ELEMENTOS Básicos.
Colégio Estadual Augusto Meyer
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Curso de Licenciatura em Música
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Aula Sobre WebQuest: Tema: Antifairese. Nosso primeiro passo será dividir a sala em dois grupos.
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
MÚSICA.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO ..
• Manejo – Formação – Professor.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
Por que o jornal na escola?
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA Expectativas Valorização pessoal e profissional; Colmatar lacunas na formação académica das docentes nas áreas.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O papel pedagógico do órgão gestor
Sound & Structure John Paynter Adriana Moraes - MEMES II, 2014.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Sound & Structure John Paynter Professor Dr. Marcos Câmara de Castro Monitora: Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Marcelo S. Petraglia. Educação musical no contexto escolar.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Carl Orff Tramas e Fios – p
Transcrição da apresentação:

DE TRAMAS E FIOS Marisa Trench Oliveira Fonterrada Apresentação da página Diego Wilxenski

De Tramas e Fios Carl Orff Introdução - Princípios: integração da linguagem artísticas e o ensino baseado no ritmo, no movimento e na improvisação. -Não deixou textos sobre sua filosofia e seus princípios de abordagem..existe cinco volumes denominados Orff-Schulwerk, que são coletâneas de peças a serem executadas pelos alunos mas não contém referência apontada por Orff/Keetman. É necessário utilizar fontes secundárias para aprofundar esse entendimento.. as fontes fornecem boas informações pois o método Orff foi adotado em um grande número de escolas e espaços especializados em música.. Se tem muitas Associações Orff, que encarregaram-se de difundir, pesquisar e aplicar os princípios elaborados. Pg. 159

De Tramas e Fios Pequeno Histórico de Carl Orff -Renomado compositor -Já trabalhava com educação musical antes de conceber sua proposta. Trabalhava com sua amiga Dorothe Gunter, fundando com ela uma instituição chamada GUNTER SCHULE, onde davam aulas de música e dança a professores de educação física. A proposta era integração de música e movimento.. Os princípios norteadores era os de Dalcroze -Com ajuda de um amigo, Karl Maendler, Orff construiu uma série de instrumentos que mais tarde ficou conhecido como “instrumentos Orff”, sendo utilizados nesta escola. A intenção era fazer a interação de troca entre músicos e dançarinos para que trocassem de papel, onde todos pudessem dançar e tocar. Pg. 159, 160

De Tramas e Fios Pequeno Histórico de Carl Orff -O trabalho da GUNTER SHULE teve um grande desenvolvimento e formou grupos de espetáculo conhecido por toda Alemanha, pela sua proposta artística e papel que desempenhava na formação de professores. Com a guerra, não houve condições de dar continuidade ao trabalho, a escola foi destruída e o trabalho parou até o término da guerra. O trabalho despertou novamente interesse da comunidade, quando a Rádio da Bavária descobriu um disco velho que mostrava o trabalho musical dirigido por Orff e Gunter e decidiu produzi-lo. - Posteriormente, Orff começou a pensar e acreditar que o trabalho que desenvolvia seria mais efetivo se começasse a trabalhar diretamente com as crianças. Pg. 160

De Tramas e Fios Pequeno Histórico de Carl Orff -A partir dessa idéia, desenvolveu o conceito de “música elemental”. Música que envolve-se fala, dança e movimento, partindo do ritmo e servindo de base para educação na primeira infância.. Desenvolveu essa idéia junto a um outro amigo, Gunild Keetman. - A seu pedido, Klauss Becker reconstruiu os instrumentos Orff criando o studio 49, ainda hoje o fabricante dos instrumentos Orff para educação musical que serve à proposta. Pg. 160

De Tramas e Fios Abordagem de Carl Orff -O ritmo é a base a qual se assenta a melodia. Na sua proposta pedagógica, o ritmo iria provir do movimento enquanto a melodia nasceria dos ritmos da fala. -Ele estava atento ao aos valores de sua época e herdava a teoria da evolução Darwiana, então acreditava que a educação musical deveria assentar-se sobre os estágios de desenvolvimento da humanidade, percorrendo traços pela espécie humana no desenvolvimento das próprias competências musicais.. os ritmos e pequenas melodias que propunha eram simples e facilmente assimilável.. Partia de cantilenas, rimas e parlendas, assim como diversos jogos infantis que faziam parte do vocabulário sonoro infantil. Pg. 161

De Tramas e Fios Abordagem de Carl Orff -A prática de improvisação é de grande importância na sua proposta pedagógica..esta presente desde os primeiros estágios até chegar à sua forma madura, em estágios superiores. -são: as atividades de eco (repetir o que se ouviu), pergunta e resposta (improvisar um segmento musical depois de ouvido um estímulo) e os ostinatti (figurações rítmicas ou melódicas repetidas, sobre as quais se pode improvisar vocalmente ou ao instrumento) -Na sua proposta, a ênfase no movimento corporal e na expressão plástica, interligados a experiência musical.. Orff parte da escala pentatônica como base para o aprendizado de música. Diferente de Kodály, onde trabalha a recuperação escalar típica do folclore húngaro, Orff utiliza o modelo pentatônico por ter surgido antes da tonalidade, sendo assim coerente ao seu pensamento de evolução musical e à música elemental. Pg. 161, 162

De Tramas e Fios Abordagem de Carl Orff -A escala pentatônica tem caráter circular, não direcional e suporta o empilhamento de todos os componentes sonoros, diferente da escala maior que é direcional e trabalha numa relação de tensão e relaxamento subordinando as linhas melódicas e regras harmônicas, que podem ser um entrave nos primeiros estágios para a produção da improvisação. -Na fala de MARK: “Orff considera importante limitar a criança à escala pentatônica... Porque é mais fácil, para ela, ser criativa nesse modo” - A coleção em cinco volumes ORFF-SCHULWERK conduz o desenvolvimento musical das crianças, passando da escala pentatônica para escala maior. Pg.162

De Tramas e Fios Abordagem de Carl Orff -A partir de material básico, são levadas a tocar, nos grandes conjuntos de instrumentos orff, fazendo emergir numa sonoridade poderosa, a motivação de executar música desde os primeiros estágios. - embora se tenha estruturas musicais bem definidas, elas caminham de encontro a expressão e não uma ênfase ao aprendizado das regras; se elas existem, são estruturais nas obras musicais, e não enfatizada às crianças além do necessário. Pg.162

De Tramas e Fios Instrumental Orff - O instrumental foi planejado por ele mesmo, com auxílio de Curt Sachs e Karl Maendler e, mais tarde aperfeiçoado por Klauss Becker no Studio 49 - é um grande conjunto de percussão, cordas e flautas doces.. Família de xilofones (soprano, alto, tenor e baixo), uma família de metalofones, tambores, pratos, platinelas, pandeiros, maracas, e outros instrumentos de percussão pequenos, além de violas da gamba e flautas doces.. Se tem boa ressonância e afinação, permitindo uma boa massa sonora. Tem diversos timbres diversificados o que permite a criança entrar em contato com princípio básico de experimentar a combinação de timbres. Pg.163, 164

De Tramas e Fios Instrumental Orff - o instrumental é desenvolvido para crianças pequenas ou mesmo iniciantes, podendo participar de maneira eficaz e motivadora.. nos xilofones e metalofones podem ser retirados teclas que não serão utilizados numa música deixando apenas realmente o que o aluno vai tocar. -Além das obras dos cinco volumes, a crianças são estimuladas a criar e improvisar, tanto vocal como instrumental. Esta é a parte da abordagem Orff que fascina professores e alunos. -Entres outros procedimentos se tem a “fala expressiva” onde os alunos são levados a expressar e ouvir ao seu entrono. Este exercício desenvolve conceitos de textura, dinâmica, contorno melódico e ritmos da língua, os transformando em elementos musicais - traduzindo um conceito, revisado por muitos compositores e teóricos: a origem única da palavra e a música. Pg.164

De Tramas e Fios Instrumental Orff - os procedimentos não são oferecidos de maneira teórica ou técnica. Todo o seus conhecimentos adquiridos provém da experiência. As crianças começam imitando e repetindo, depois são levadas a reagir a estímulos contrapondo a ele outro estímulo, semelhante ou contrastante, e finalmente a improvisar livremente. -Pode se dizer que a ênfase da abordagem Orff esta na expressão.. O conhecimento técnico que surge é em decorrência com a primeira. Pg.164, 165

Como curiosidade, existe “Associação Orff” em São Paulo, que reúne educadores musicais com objetivo de estudar e divulgar as práticas do som, movimento e expressão dessa abordagem.