Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.

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Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A Professor Paulo Francisco Slomp

Introdução  Revolução Industrial  Aumento da população mundial  Utilização dos recursos naturais  Produção de resíduos

Grandes Poluidores  EUA – CO 2  China e Índia – População – Produção de resíduos sólidos  Brasil – Queimadas - CO 2  Indústrias – Não fazem o tratamento do esgoto – efluentes desviados para cursos d’água  Agroindústria – Uso de fertilizantes e agrotóxicos - polui o lençol freático

Consequências  Contaminação dos cursos d’água  Poluição atmosférica  Aquecimento global  Devastação das florestas  Caça indiscriminada  Redução ou destruição dos habitats faunísticos

 Conservacionista (Lima, G.C. adapt Sorrentino, 2007)  Gestão Ambiental (Lima, G.C. adapt Sorrentino, 2007)  Economia Ecológica (Lima, G.C. adapt Sorrentino, 2007)  Educação ao Ar Livre (Lima, G.C. adapt Sorrentino, 2007) Alternativa ao problema

 Gestão Ambiental (Lima, G.C. adapt Sorrentino, 2007) interesse político - sustentabilidade crítica do sistema capitalista – lógica predatória  Economia Ecológica (Lima, G.C. adapt Sorrentino, 2007) Duas Tendências: 1 – propostas realizadas por atores públicos e empresas 2 – auto gestão da sociedade Exemplo: Educação ambiental nas escolas - reciclagem de resíduos sólidos, reaproveitamento d’água

"Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente.” (Jacobi, P.R. - Revista Educação e Pesquisa)

Prática em aula  Discussão em Classe – debates  Trabalhos em grupo  Oficinas – projetos  Saídas de campo – exploração do ambiente local  Inclusão da comunidade

Reciclagem do Lixo

Considerações Finais A educação ambiental, portanto, é responsável pela melhora de uma consciência ecológica Responsabilidade pela viabilidade futura dos recursos para o planeta A educação ambiental deve ser implementada como projetos nas escolas e empresas de forma contínua