História do Brasil No tempo dos Coronéis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não se constrói uma reputação com base no que ainda será feito.
Advertisements

BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Introdução a Engenharia de Produção
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
História e Geografia de Portugal
A República Velha Brasileira ( )
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
REPÚBLICA VELHA ( ).
GERAÇÃO DO DESERTO MESSIANISMO
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
Segundo Reinado no Brasil ( )
Movimentos Sociais na Primeira República
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
Aula Multimídia.
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
República :Revoltas Populares
República Oligárquica
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Conflitos no campo.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Entre Guerras Crise de 1929 NazismoFascismo.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Crise da Monarquia Nos finais do século XIX, Portugal vivia uma crise económica, financeira, política e social.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
Retratos do Brasil Republicano
PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
História do Brasil – 5º ano
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Finlândia. História Política A Finlândia tem um regime republicano parlamentar semipresidencialista. O chefe de Estado é o Presidente da República,
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Na Segunda Metade do Século XIX
Farroupilha Roberto filho.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
PERÍODO COLONIAL POLÍTICA ADMINISTRATIVA
O OURO NO BRASIL.
A República das Oligarquias
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
República Oligárquica (1894 – 1930):
A economia portuguesa no Antigo Regime.  A agricultura continuava a ser a principal actividade económica portuguesa.  Apesar da sua importância era.
Transcrição da apresentação:

História do Brasil No tempo dos Coronéis 5º ano onéis

O começo da República O começo da República foi conturbado: Várias empresas faliram. Os preços dos alimentos subiram. O salário foi desvalorizado. Militares, cafeicultores e monarquistas lutavam pelo poder. Surgiram revoltas! Revolta da Armada No Rio de Janeiro Revolta Federalista No Sul A maioria da população vivia excluída da política.

As mudanças no começo da República A intranquilidade existia por dois motivos: 1 - Não existiam leis que fortalecessem os ideais republicanos e eliminassem os monárquicos. 2- Ocorreram grandes mudanças: - Incentivo à industrialização - Incentivo à reforma de portos e cidades - A igreja católica deixou de ter funções oficiais (certidões de nascimento, casamento e falecimento passaram a ser emitidas pelo Estado.) Foi eleita uma assembléia para elaborar uma nova Constituição.

1891 – Uma nova constituição Uma assembléia elaborou a nova constituição que foi promulgada em 1891. Foi criado o cargo de presidente, escolhido por voto direto, a cada 4 anos. Assembléia Constituinte de 1891

A vez do povo No Nordeste, os sertanejos fugiam da pobreza e da seca. A população reagiu às mudanças! No Nordeste, os sertanejos fugiam da pobreza e da seca. No interior da Bahia, fundaram o povoado de CANUDOS. LIDERADOS POR ANTÔNIO CONSELHEIRO, OS SERTANEJOS SE REVOTARAM CONTRA A REPÚBLICA. ELES RESISTIRAM A TRÊS ATAQUES. NO QUARTO ATAQUE, CANUDOS FOI MASSACRADA. O EXERCÍTO REPUBLICANO DESTRUIU CANUDOS E SUA POPULAÇÃO!

A REPÚBLICA DOS FAZENDEIROS O PODER DOS FAZENDEIROS A política do café com leite: Até 1930, a presidência foi ocupada por grandes fazendeiros: - cafeicultores de São Paulo - produtores de leite de Minas Gerais O poder dos presidentes era sustentado pelos coronéis. Os coronéis não eram militares, mas eles tinham riqueza e prestígio. Eles tinham terras ou comércio e dominavam suas regiões.

ATÉ 1930 – REPÚBLICA DOS FAZENDEIROS N a época da Republica dos fazendeiros, o Brasil era essencialmente agrário e o café era a maior riqueza do Brasil. Os coronéis obrigavam os eleitores a votar em seus candidatos. Os coronéis trocavam votos por favores, remédios , comidas e empregos. O governo conquistava os coronéis oferecendo cargos públicos e outros privilégios. E foi assim que os fazendeiros ficaram tanto tempo no poder. Havia corrupção! As pessoas eram obrigadas a votar nos candidatos dos coronéis. Se não votassem, não recebiam comida, remédios, etc. Nós somos coronéis e decidimos em quem todos irão votar!

A República dos fazendeiros Os fazendeiros ganharam muito dinheiro na produção do café . Os fazendeiros resolveram investir principalmente na indústria de tecidos e de alimentos. Muitos imigrantes europeus deixaram o campo e foram trabalhar nas fábricas. Primeira máquina de fiar utilizada na produção de tecidos no Brasil.

E foi assim que nasceram os movimentos operários que promoviam passeatas e greves. Isso não é justo! Eu não agüento mais tanto trabalho e nenhuma folga! Nós precisamos lutar pelos nossos direitos! As condições de trabalho fabris eram ruins, com longas jornadas, baixos salários, sem direito a folgas ou férias remuneradas.

Os anos 1920: O Modernismo A República dos fazendeiros começou a desmoronar nos anos 1920. A sociedade brasileira passava por grandes transformações! Até então, a arte brasileira era dominada pelo estilo europeu. Os MODERNISTAS resolveram acabar com essa situação. Os modernistas queriam encontrar as verdadeiras raízes da cultura brasileira! Os modernistas buscaram novas formas de mostrar a realidade brasileira!

1922 – A SEMANA DA ARTE MODERNA O primeiro marco do movimento cultural MODERNISMO As reações do público foram variadas. Muitos aplaudiram, outros vaiaram. Subúrbio Carioca- Pintura de Di Cavalcanti A semana de Arte Moderna foi composta de três noites de apresentações musicais, exposições de arte, leituras de manifestos e poesia. Uirapuru - Pintura de Tarsila de Amaral

Os anos de 1920 : As diversões públicas Na s cidades, o cinema fazia grande sucesso! No Rio de Janeiro, na praça da Cinelândia, havia teatros, restaurantes e salas de cinema. Em 1922, ocorreu a primeira transmissão pública do rádio. Foi um sucesso! Ouvir música pelo rádio era uma grande diversão ! Notícia: As mulheres começaram a ficar mais independentes nesta época!

Exercício de revisão 1) Como foram os anos iniciais da República? b) Conturbados a) Tranquilos b) Conturbados c) Alegres c) Uma assembléia 2) Quem elaborou a Constituição de 1891? a) O presidente b) O povo c) Uma assembléia 3) Quem perdeu poder e deixou de emitir documentos como certidões de nascimento, casamento e falecimento no começo da República? b) a igreja católica a) Os fazendeiros b) A igreja católica c) Os coronéis a) Antônio Conselheiro 4) Quem reclamava dos impostos e liderou a guerra de Canudos? a) Antônio Conselheiro b) Antônio Canudos c) Pedro Conselheiro 5) O que fizeram os trabalhadores para conseguir os seus direitos? c) Greves e passeatas a) Choraram muito. b) Não reclamaram de nada. c) Greves e passeatas.

Mais perguntinhas 2) Qual foi o marco do modernismo? 1) Qual o nome do movimento artístico iniciado nos anos 1920 ? 2) Qual foi o marco do modernismo? A Semana de Arte Moderna de 1922. Modernismo 3) Como estava a economia nos primeiros anos da República? A economia estava ruim. Várias empresas faliram, os preços dos alimentos subiram e o salário estava desvalorizado.

REVOLTA DA ARMADA Última pergunta! REVOLTA FEDERALISTA 4) Militares, cafeicultores e monarquistas lutavam pelo poder no começo da República. Foi assim que surgiram duas grandes revoltas no Rio de Janeiro e no Sul . Quais os nomes das revoltas? NO RIO DE JANEIRO REVOLTA FEDERALISTA REVOLTA DA ARMADA NO SUL

Relacione as colunas: a) Coronéis B) Eleitores c) Grandes fazendeiros ( ) Detinham o poder na República, principalmente os de São Paulo e Minas Gerais. a) Coronéis B) Eleitores ( ) Eram controlados pelos chefes locais, por meio de forças ou favores. c) Grandes fazendeiros ( ) Donos das riquezas, conseguidas com a terra e o comércio, sustentavam o poder dos presidentes.