RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formação em ação Segundo Semestre..
Portal do Professor SEED/MEC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Licenciatura em Pedagogia a Distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
CURSO LINUX PROFESSORAS: ANA VIRGÍNIA LIANE MARIA.
Projeto UCA : Formação Brasil
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Por que o jornal na escola?
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos. 2. Entre no Fórum “Conhecendo a turma” para deixar um comentário para seu colega, destacando os aspectos presentes nos textos lidos na Biblioteca que lhe chamaram mais atenção e explique por que. DIFICULDADES ?????

LEITURAS PROPOSTAS AULA ANTERIOR 1-Entrevista de Antônio Nóvoa Para ver a entrevista de Antônio Nóvoa na íntegra, acesse o Portal do Professor no site: 2-Texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado: Formação de Professores: um grande desafio BOLETINS 2003 Série: Desafios da escola: uma conversa com os professores – 11/08 a 15/08 - Programa 2.

REFLEXÃO: O que é ser professor hoje? Quem sou eu (professor) neste contexto?

No contexto atual o professor precisa: -ter domínio do conteúdo de sua área; -entender os processos de aprendizagem dos alunos; - saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;

No contexto atual o professor precisa: - conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar; - entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.

No contexto atual o professor precisa:

Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. aprender a aprender A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.

Reflita: Como sou como aprendiz diante de uma situação inovadora? A prática me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso saber? Como lido com as inovações que chegam às escolas?

Leia o Artigo: Aprendizagem continuada ao longo da vida, de José Armando Valente. Disponível em: ones/Mercosur/Brasil/Aprendizagemcontinuado.pdf ou na Revista Pátio, ano 4, número 15 Nov/ Jan/2001.

Enfim, falando de tecnologia vamos utilizar o Ambiente de Educação a Distância. Acesse Digite seu usuário e senha e acesse o conteúdo do módulo (o professor irá auxiliá- los em suas dúvidas)

Se você ainda não havia explorado este material observe que as duas aulas anteriores e esta foram “copiadas” do ambiente para facilitar este início do curso. Agora vamos utilizar o próprio ambiente....

Na Unidade 1 Acesse Identidade do Professor Dê uma “espiada” no material e “caminhe” até a página 7 – faça as leituras propostas e a atividade 2

Para realização da atividade 3: Vamos assistir a entrevista do prof. Dr. Ladislau Dowbor disponível em E discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho: "[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento." 2. Entre na Interação-Fórum: Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.

ATIVIDADE 4 Para esta atividade utilizaremos o Impress ou o Power Point 1- Levante quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêm sendo utilizadas. 2- Organize estas informações usando o Impress (2 a 3 slides). 3- Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

ATIVIDADE 4 4- Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Minha escola”. 5- Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no encontro presencial.