REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento 29-02-2016 INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Advertisements

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Santana 13/04/2009.
Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO. Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO.
DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
QREN Quadro de Referência Estratégia Nacional PO FACTORES DE COMPETITIVIDADE PO POTENCIAL HUMANO PO VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO* Os PO regionais do.
NEW ORDER MADEIRA Os Instrumentos de Apoio no Setor do Turismo.
SISTEMA DE INCENTIVOS AO FUNCIONAMENTO 24 DE JUNHO DE 2010.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
NOVO PERÍODO PROGRAMAÇÃO
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
PROGRAMA PARA A PROMOÇÃO DO EMPREGO E COMPETITIVIDADE 2012 – Março.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Abril  2014 Acordo de Parceria A Investigação e Inovação no Domínio da Competitividade e Internacionalização: oportunidades mobilizadoras Diretora.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO APOIOS AO TECIDO EMPRESARIAL
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Reforma da Fiscalidade Verde Instituto Superior Técnico Jornadas da Engenharia do Ambiente Associação de Estudantes IST 20 de Fevereiro 2015.
Apoio institucional: Organização: PRÉMIO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO CRÉDITO AGRÍCOLA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA, FLORESTA E MAR.
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
INTERNACIONALIZAR 2020 Sistema de Incentivos à Internacionalização das empresas da Região Autónoma da Madeira INTERNACIONALIZAR 2020 Sistema.
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Porto Santo 11/12/2009.
«PDR2020 E EMPREENDEDORISMO AGRÍCOLA» Coimbra, 21 de maio de 2015
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INSTRUMENTOS DE APOIO AO TECIDO EMPRESARIAL
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
2 Apresentação dos Sistemas  MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio Fase de Candidatura de 15 de Maio a 18 de Julho de.
SIPIE NOVO PRIME SIPIE Sistema de Incentivos às Pequenas Iniciativas Empresariais Unidade de Incentivo às Empresas.
Fundos de investimento
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROCiência 2020 Sistema de Incentivos à Produção de.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 FORMAÇÃO ACÇÃO PARA PME.
DAE/CDE –Centro Francisco Pegado Biblioteca Municipal 23/04/2009.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016 ASPECTOS PRÁTICOS DA EXECUÇÃO DE PROJETOS.
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL 1 Parte Contratual e Financeira Sessão de Informação Brasília D.F., 23/09/2013 Seção Contratos, Finanças e Auditoria.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”
Transcrição da apresentação:

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Objetivos  Promover projetos de inovação produtiva, de âmbito nacional ou internacional, que visem a introdução de novas atividades, produtos ou serviços ou a melhoria significativa de processos tecnológicos através da transferência e aplicação de conhecimento, permitindo assim uma melhoria do posicionamento da Madeira em cadeias de valor internacionais.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Beneficiários  PME e Não PME, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica. Modalidades de candidatura  Projeto individual apresentado por uma empresa.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Tipologia dos projetos Projetos na área da inovação produtiva, de âmbito nacional e internacional:  Inovação de produto/serviço;  Inovação de processos.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento E que correspondam a um investimento inicial:  Criação de um novo estabelecimento;  Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;  Diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;  Alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Âmbito setorial São elegíveis os projetos inseridos em todas as atividades económicas, com exceção:  Agricultura, produção animal, silvicultura e exploração florestal;  Captação, tratamento e distribuição de água;  Promoção e atividades imobiliária;  Financeiras e de seguros;  Apoio social;  Lotarias e outros jogos de aposta;  Gestão de instalações desportivas e atividades dos clubes desportivos.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Estão igualmente excluídos em termos de regulamentação comunitária:  Setor da pesca e da aquicultura;  Setor siderúrgico, do carvão, da construção naval, das fibras sintéticas, dos transportes e das infraestruturas conexas e da produção, distribuição e infraestruturas energéticas;  Setor de transformação e comercialização de produtos agrícolas previsto no anexo I do Tratado e produtos florestais (Acordo Parceria);  Os projetos de investimentos apoiáveis pelo FEADER.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Critérios de elegibilidade dos beneficiários  Não ser empresa em dificuldade;  Situação económico-financeira equilibrada: AF NPME ≥ 20%; AF PME ≥ 10%  Declarar que não tem salários em atraso;  Ter concluído os projetos anteriormente aprovados;  Não ter sido responsável pela apresentação do mesmo projeto, no âmbito do qual ainda esteja a decorrer o processo de decisão.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Critérios de elegibilidade dos projetos  Inserir-se nos domínios prioritários da RIS3 regional;  Estar alinhados com a respetiva estratégia regional para o setor do turismo;  Financiar o projeto com 20% de capitais próprios;  Executar o projeto em 24 meses, prorrogável por 12 meses, sujeito a penalização da despesa elegível;  Iniciar o projeto no prazo máximo de seis meses;

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento  Corresponder a uma despesa mínima elegível de € , onde: -Na alteração fundamental no processo de produção, os custos elegíveis devem exceder as amortizações dos três exercícios fiscais precedentes; -Na diversificação de um estabelecimento já existente, os custos elegíveis devem exceder em 200% o valor contabilístico dos ativos registados no exercício fiscal que precede o início dos trabalhos; -No aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, deve corresponder no mínimo a 15% da capacidade instalada em relação ao ano pré-projeto.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento  Ter data de candidatura anterior à data de início dos trabalhos, com exceção de compra de terrenos, obtenção de licenças e realização de estudos de viabilidade;  Demonstrar o efeito de incentivo, e quando se tratar de Não PME, demonstrar o efeito ao nível: -da dimensão; -do âmbito; -do montante; ou -da rapidez de execução do projeto.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento  O projeto apoiado não resultar de uma perda substancial de postos de trabalho noutra região da União Europeia;  Quando o projeto se inserir numa nova atividade económica, demostrar a existência de volume de negócios associado a essa atividade;  Demonstrar criação de postos de trabalho para Não PME e manutenção para PME.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Despesas elegíveis Ativos corpóreos:  Custos com a aquisição de máquinas e equipamentos, incluindo os informáticos e de comunicação, assim como aquisição e adaptação de material circulante (setor do turismo);  Custos com a construção de edifícios, remodelações e outras construções até ao limite de 30% do valor da construção.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Ativos incorpóreos:  Despesas com a obtenção, validação e defesa de patentes, licenças ou outros tipos de propriedade intelectual;  Software standard ou desenvolvido especificamente para o projeto.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Outras despesas de investimento:  Plano de marketing com o limite de €15.000;  Outros estudos, auditorias, diagnósticos, inspeções e verificações com o limite de €15.000;  Projetos de arquitetura e de engenharia, com limite de €20.000;  Despesa com TOC/ROC, com limite de €5.000;  Despesa com a elaboração do plano de negócio, com limite de €5.000;

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Condições para a elegibilidade das despesas  Em alternativa às despesas em ativo corpóreo e incorpóreo, podem ser considerados os custos salariais, até ao limite de €1.850 por trabalhador e calculados por um período de 24 meses;  Para despesas em ativos incorpóreos e de consultoria, estas devem ser adquiridas a terceiros não relacionados com o adquirente;  As despesas em eficiência energética não podem ultrapassar 20% das despesas elegíveis totais;  Para construção de edifícios, deverá o beneficiário comprovar que efetuou uma consulta ao mercado a um mínimo de três fornecedores.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Taxa de financiamento Taxa base de 35%, a qual poderá ser acrescida das seguintes majorações:  10% para projetos apresentados por micro, pequenas e médias empresas;  10% para projetos que apresentem um plano de ação de cooperação com entidades não empresariais do SRDITI.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Forma, montante e limites do incentivo O incentivo reveste a forma mista de incentivo reembolsável e de não reembolsável, com o limite de € , em que:  70% corresponde a incentivo reembolsável;  30% corresponde a incentivo não reembolsável.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Grau de cumprimento dos resultados Prosseguindo uma orientação para resultados, pode ser concedida uma isenção de uma parcela do incentivo reembolsável, até ao limite máximo de 20%, em função do grau de cumprimento dos resultados relativamente aos seguintes indicadores:  “Valor acrescentado bruto”;  “Criação de emprego qualificado”;  “Volume de negócios para o mercado internacional”.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Critérios de seleção Critério A - Qualidade do projeto Critério B - Impacto do projeto na competitividade da empresa Critério C - Contributo do projeto para a competitividade regional Critério D - Sustentabilidade financeira do projeto São considerados elegíveis os projetos com mérito ≥ a 50 pontos.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Critério A - Qualidade do projeto:  A 1 - Coerência e pertinência do projeto.  A 2 – Grau de inovação do projeto. Critério B - Impacto do projeto na competitividade da empresa:  B 1 - Posicionamento na cadeira de valor.  B 2 - Propensão para mercados internacionais e capacidade de penetração.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Critério C - Contributo do projeto para a competitividade regional:  C 1 – Efeito de arrastamento no tecido económico.  C 2 – Potencial de alteração do perfil produtivo regional (RIS3) e interação com entidades não empresarias do SRDITI.  C 3 - Contributo do projeto para a criação de um ambiente socioeconómico mais favorável na Região.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento MADEIRA 14-20

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento EMPREENDER 2020 (12 de maio) INTERNACIONALIZAR 2020 (26 de março) VALORIZAR 2020 (12 de junho) Eixo Prioritário 3 - Reforçar a competitividade das empresas FUNCIONAMENTO 2020 (17 de julho) INOVAR 2020 Eixo Prioritário 11 – Sobrecustos da Ultraperificidade Eixo Prioritário 1 – Reforçar a Investigação, o Desenv. Tecnológico e a Inovação PROCiência 2020 (16 de dezembro)

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Muito obrigado pela vossa presença. José Jorge dos Santos F. Faria Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da RAM Telefone: Fax: / Site:

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira