Ambientes online E Avaliação
Design de espaços online. B-learning. E-learning
Como avaliar? Quando avaliar? O quê avaliar? Quem avaliar? Para quê avaliar? Métodos Instrumentos Situações Episódios Aquisições Produções Satisfação Processos Percursos,... Alunos/Formandos Professores Recursos, Estratégias E-A Course Design Grupos Instituições, Programas Sistemas... Seriação Selecção Certificação Regulação Desenvolvimento...
Ambientes online e Dinâmica da avaliação : Ao longo de todo o processo Relatórios !!!!
Pen-and-paper vs On-screen Quais são as vantagens?
Ambientes online e avaliação -Variedade e autenticidade nos modos de avaliação -Dedicação do estudante -Possibilidade de gerir de forma mais adaptada o tempo e o local da avaliação (dirigirmo-nos para uma aprendizagem individual) -Analisar outras competências -Gestão de todo o processo (desde o local de submissão à classificação -Possibilidade de feedback imediato (a informação é transmitida muito mais rapidamente) -Oportunidade do estudante atuar sobre o feedback -Abordagens inovadoras -Diminuição de custos Vantagens
Produção de vídeos
Narrações / Story-telling
Criação de apresentações(áudio)
Relatórios (fotográficos)
Tutoriais explicativos
Xx Legendagens
Entrevistas a ‘especialistas’
Gestão de Projectos
Criação de Websites/blogues/Wikis
Como ? Submissão de trabalhos PC
Reflexões individuais e discussões em grupo
Como ? Fóruns de discussão PC
Testes Exames
Avaliação mediada por computador: tire-se partido do multimédia e do interactivo !!
Grupo A 1. Considere o video apresentado (1 min 19) e responda às perguntas seguintes: Nome:Turma:
1)Apresente a composição do ácido desoxirribonucléico 2) Indique o que entende por divisão celular 3) Seleccione a opção correcta: O RNA mensageiro actua especificamente: a)no processo de mielinização b)no citoplasma celular c)No processo de transcrição do DNA em RNA d)Na síntese de uma proteína em aminoácidos 4) Apresente uma breve reflexão sobre o seguinte tópico: “Clonagem: vantagens e riscos da legalização da clonagem de células estaminais humanas” ( Voltar a ver o vídeo )Voltar a ver o vídeo
Química Nome:Turma: ( Versão A) 1. Explicite o conceito de Entalpia (Caso considere vantajoso, explore a simulação seguinte)
Nome:Turma: Inglês 1) Listen to the podcast (as many time as you need) and write down the complete dialogue.
TPC
Objectivos educacionais e Avaliação: Taxonomia de Bloom
Taxonomia de Bloom (Bloom, Hastings, Madaus, 1971) Estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais Desenvolvida nos anos 50 por uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin S. Bloom 3 domínios de aprendizagem : o psicomotor: capacidades físicas, coordenação e destreza manipulativa; o cognitivo: envolvendo o processamento da informação, o conhecimento e as capacidades intelectuais; o afetivo/ético: atitudes, sentimentos e valores.
Dimensões do processamento cognitivo CriarAvaliarAnalizarAplicarComprenderRecordar Pensamento de Ordem Inferior Pensamento de Ordem Superior (Bloom, 1949*) Avaliar Sintetizar Analizar Aplicar Comprender Conhecer (Anderson & Krathwohl, 2001)
Dimensões do processos cognitivos Dimensões do conhecimento Recordar Compreen -der AplicarAnalisarAvaliarCriar A) Conhecimento Factual A.1 Conhecimento de terminologia A.2 Conhecimento de detalhes e elementos B) Conhecimento Conceptual B.1 Conhecimento de classificação e categorias B.2 Conhecimento de princípios e generalizações B.3 Conhecimento de teorias, modelos e estruturas C) Conhecimento Processual C.1 Conhecimento de habilidades específicas do domínio e algoritmos C.2 Conhecimento de técnicas e métodos específicos do domínio C.3 Conhecimento dos critérios que determinam quando usar os procedimentos apropriados D) Conhecimento Meta-Cognitivo D.1 Conhecimento estratégico D.2 Conhecimento sobre tarefas cognitivas, incluindo o conhecimento contextual apropriado D.3 Conhecimento de si
Regulação e Feedback PC
Feedback ou Feedforward Comentários orientadores fornecidos por um agente competente Devem incorrer sobre os conhecimentos adquiridos, as competências técnicas, científicas e sociais evidenciadas e a evidenciar = os aspectos a aprofundar estratégias de trabalho a utilizar PC
Importância do Feedback: atempado, ongoing, circular, incremental, carga emocional positiva Princípios de flexibilidade (não-prescritivo), adaptação, orientação e autonomia; Exemplificação de pistas de auto-diagnóstico, indicadores de sucesso, checklists Feedback ou Feedforward PC
Avaliação por E-portefólio PC
E-portefólio: O que é? Arquivo digital de um percurso de aprendizagem e desenvolvimento. Representação significativa da Identidade Digital. amplificador de memória individual e colectiva. processos e de produtos (artefactos + reflexões). cariz demonstrativo e reflexivo. Ampla organização e sentido de propósito PC
Reorganização/ Costumização imediata Abertura ao mundo Seguro e Perene Desenvolvimento de múltiplas competências: digitais, estéticas, gestão, criatividade, reflexão e auto- avaliação Suporta a aprendizagem e desenvlolvimento lifewide and lifelong learning Portabilidade Actualização em qualquer momento e local Expansividade e flexibilidade Reflexão e Comentários O online e o multimédia: mais-valias PC
Sistemas de E-portefólios PC
Exabis e-portefólio: o sistemas de portefólio na UL &id=15223 PC
Em súmula, avaliação (online) das aprendizagens (online) permite:
actividades/propostas mais significativas e reais (rich real-world tasks) Diversificada (objetivos, tipo, formato, tempo, autor) ex: auto- avaliação e hetero-avaliação níveis mais elevados de pensamento e actuando sobre diferentes capacidades (multimédia & higher order thinking) incorporar e trazer à evidência dimensões complexas (Colaboração, resolução de problemas e criatividade) feedback individualizado, imediato, recuperável e interactivo desenvolvida numa moldura transparente e co-construtida (dê-se acesso aos alunos a grelhas a usar, critérios de avaliação e à sua participação no seu design)