Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/2013 www.estsetubal.ips.pt 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Estágio Supervisionado I
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Técnico em Automação Industrial
EsCoLaS pRoFiSsIoNaIs
Novas Tecnologias da Comunicação
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
tecnológicos e profissionais
Bacharelado em Sistemas de Informação
Diretrizes pedagógicas
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ana Sofia Passeira Torres
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Escola Secundária de Arganil
Agrupamento de Escolas de Arganil
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Departamento do Ensino Secundário
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
2013/2014 SPO- Serviços de Psicologia e Orientação
2013/14 SPO - Serviços de Psicologia e Orientação SPO-Escola Secundária de Estarreja - março de 2014.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Área dos Banners Dinâmicos e/ou Animados com os Destaques
Importância das TIC para o Curso de Técnico de Manutenção Industrial e Electromecânica Trabalho Elaborado por: Tiago Fernandes.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Atividades Complementares Coordenação de Administração
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Universidade Federal de Itajubá
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Escola Secundária de Monserrate
NOME DO CANDIDATO: ______________________________ N.º DAS OFERTAS A QUE SE CANDIDATA: ______________ PORTEFÓLIO Data da apresentação do portefólio : _______.
1 Apresentação Sr. Frédéric Larre REPRESENTE OFICIAL DO AMERINSA NO BRASIL 17 de Outubro de 2007.
Serviço de Psicologia e Orientação
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROMEU CORREIA OFERTA FORMATIVA 2013/ /2014.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Formação em Engenharia e Tecnologia INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
MIEEC > Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Apresentação do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Pós-Secundário: Cursos de Especialização Tecnológica (CET) Formação Pós-Secundária não superior Duração 1500 horas / 60 ECTS Confere Qualificação Profissional de nível 5 Permite prosseguimento de estudos nas Licenciaturas da ESTSetúbal/IPS, mediante vagas atribuídas para o efeito. O que é um CET? ECTS: European Credit Transfer System 2

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Laboratórios Pós-Secundário: Cursos de Especialização Tecnológica (CET) Público-alvo 12º Ano Titulares curso secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente Candidatos com 10º/11º ano e estiveram inscritos no 12º ano não o tendo concluído, com experiência profissional relevante Titulares de qualificação profissional de nível 3 cursos profissionais tecnológicos Titulares de um CET ou de um grau ou diploma de Ensino Superior Idade igual ou superior a 23 anos com experiência profissional relevante 10º/11º Ano Nível 3CET > 23 3

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Pós-Secundário: Cursos de Especialização Tecnológica (CET) Oferta de Cursos Estudo e Projecto de Sistemas de Refrigeração e Climatização Qualidade Ambiental Automação e Instrumentação Industrial Gestão de Oficinas Automóvel Electromedicina Sistemas Electrónicos e Computadores Instalações Eléctricas, Manutenção e Automação Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação Desenho e Projecto de Construções Mecânicas Telecomunicações e Redes 4

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Funcionamento Geral e Científica ( Total 126 h ) Tecnológica Em Contexto de Trabalho ( Total 714 h )( Total 600 h ) COMPONENTES Formação (Total Horas) – 1500 h (inclui 60h de estudo autónomo) 5

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Nocturno: 4 ou 5 dias por semana (2ª a 5ª ou 6ª) das 19:00 às 23:30 Horários de funcionamento 6 Diurno: 4 ou 5 dias por semana (2ª a 5ª ou 6ª) das 08:30 às 18:30

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Diurno: Menos de 1 ano incluindo estágio (irá permitir a candidatura ao Ensino Superior no próximo ano) Duração dos CET 7 Nocturno: Superior a 1 ano de aulas + período de estágio (não permite a candidatura ao Ensino Superior no próximo ano)

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Informações complementares As aulas são presenciais, não podendo haver faltas a mais de: 10% do número total de horas lectivas 10% Faltas 25% do total de cada uma das unidades de formação 8

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Seriação dos Candidatos Onde:CA é nota da Classificação Académica detida pelo candidato, ou a média das Unidades Curriculares, caso o Aluno esteja a frequentar um Curso Superior, numa escala de 0 a 20. AF é um coeficiente que caracteriza a afinidade académica e profissional, e a motivação do candidato, numa escala de 0 a 20. Ordenação dentro de cada ponto 9

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Seriação dos Candidatos 1. Titulares de Cursos Superiores (nível 5) 2. Frequência de Cursos Superiores (nível 5) 3. Detentores de diplomas de CET 4. 12º Ano ou diploma de Nível 3 equivalente 5. Outra formação Ordenação Geral: 10

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Informação geral Mais informações em: Secretaria Académica - CET Telefone: Horário: ver na página da ESTSetúbal/IPS 11

A ESTSetCursos CETEstágios ServiçosVida Académica Estágio profissional - Os estágios são DIURNOS e normalmente a tempo inteiro - Duração de cerca de 3 meses a tempo inteiro - Em alguns casos podem ser realizados no local de trabalho - Há possibilidade de creditação da experiência profissional Formação em contexto de trabalho (estágios): 12

A ESTSetCursosCETEstágiosServiçosVida Académica Bolsas de estudo Aconselhamento psicológico Residência de Estudantes Refeitório escolar Os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Setúbal prestam apoio aos alunos em diversas áreas, de forma a melhor contribuir para o seu bem-estar social. 13

Curso Especialização Tecnológica Setembro Agradecemos a todos os presentes 14