O Neoclassicismo e o anúncio da "modernidade". 1750 -1900. Docente: Ilídio sebastião Teoria da Arquitectura I Universidade Metodista de Angola Faculdade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Advertisements

ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Neoclassicismo.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Urbanismo, Arte e Romanização
Capítulo 5: O Neoclassismo
Romantismo.
ECLÉTICO O termo arquitetura eclética ( no Brasil ) ou arquitetura eclética (em Portugal ) refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Renascimento Cultural
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Humanismo e individualismo
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
A Arte do Renascimento.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O I L U M N S Professor: Odair.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Neo-Classicismo.
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Arte Romana.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Neoclassicismo.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Neoclassicismo – a arquitetura da razão e do Estado ( )
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Neoclassicismo e Romantismo
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
Neoclássico. Final do Século XVIII- Início Séc XIX Revolução Francesa 1789 Era da Razão Período de questionamentos Arte sendo questionada, estilos sendo.
E a superação do academicismo
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
NEOCLASSICISMO.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Neoclássico em França.
Barroco.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

O Neoclassicismo e o anúncio da "modernidade" Docente: Ilídio sebastião Teoria da Arquitectura I Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo

Portanto que se fez para que se melhorasse as aspirações clássicas e progressões. O homem por insatisfação da procura do belo e aprimorar as suas artes e edificações,viu-se perdido das regras hierárquicas do classicismo entretanto houve a necessidade de reaver os seus passos para que continuasse o mesmo paradgma do estilo clássico.

O regresso à ordem correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionária que tinha por modelo a Antiguidade Clássica (grega e romana).

Neoclassicismo Foi um estilo que predominou na pintura, na escultura e na arquitetura nas últimas décadas do século XVIII. homenagear o nascimento de uma Nova Republica, fruto das revoluções burguesas. Um movimento artístico que se desenvolveu especialmente na arquitectura e nas artes decorativas. Floresceu na França e na Inglaterra, por volta de 1750, sob a influência do arquiteto Palladio.. Produto da reação anti-barroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII A arquitetura neoclássica surgiu em Roma, em meados dos anos setecentos, através da ação teórica e prática de Anton Rafael Mengs ( ) e Joachim Winckellman , tendo conhecido um significativo desenvolvimento nas cidades de Milão e de Turim. Retorno ao passado,pela imitaçao dos modelos antigos greco-romana ; Academismo nos tema e nas técnicas, isto é, sujeiçao aos modelos e as regras ensinandas nas escolas ou academias de belas artes; Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto a teoria de Aristóteles. caracteristica

Roma foi um dos principais centros do movimento, cidade onde morava o crítico alemão de arte Joachim Winckellman( ) considerado o criador teórico do neoclassicismo. Entre as mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revolução francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos,pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir. Como foi?

Pompeia ou Pompeios foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga. Pompéia tinha sido descoberta em 1748

De acordo com os ideais iluministas, os arquitetos neoclássicos responderam às necessidades do seu tempo com originalidade e engenho, usando os modelos clássicos dos romanos e dos gregos. Inovaram nos aspetos técnicos realizando pesquisas e experimentações constantes onde conciliaram a estética estrutural e formal clássica com novos sistemas construtivos, novas maquinarias e novos materiais. A arquitetura devia ser verdadeira, isto é, exprimir claramente, do exterior, a sua organização interior. Existia uma maior preparação escolar dos arquitetos neoclássicos, formados no rigor científico das academias. Estas, no final do século XVIII, transformaram-se nas primeiras Escolas Politécnicas.

Arquitetura neoclássica Estilo arquitetónico resultante do movimento cultural na europa no seculo XVIII, que sucede o barroco e rococo e antecede o moderno. identificado com a retomada da cultura classica na Europa ocidental.. Materiais nobres (pedra;marmore;granito ;madeiras); Linhas ortogonais Formas regulares,geométrica e simétricas; Uso da abobada de berço ou de aresta; Uso da cupula com ferquencia marcado a monumentalidade; Porticos colunados; Frontões triangulares. Caracteristicas Períodos da arquitetura Neoclássica Interesse ao retorno ao clássico Pretensão a racionalização da forma Grupo de tendência já romântica atraídos pelo mundo oriental,e racional. Quando os movimentos revolucionário estabeleceram as republicas, na frança e América do norte, os novos governos adotaram a arquitetura neoclássica como estilo oficial, por relacionarem a democracia com a antiga Grécia e a republica romana. Expansão Após o retorno a arte clássica em Itália e frança outros países seguiram a tendência, tal como: Espanha ; Rússia ; Inglaterra; Alemanha ; Estados Unidos; Portugal;E outros…….

França Jacques Germain Soufflot; J.A Gabriel; Charles percier e Pierre F. Fontaine; Bathelemy vignon; Etienene-louis Boullée; Claude Nicholas Ledox. Alemanha Karl Friedrich Schinkel; Langhans; Leo von Klenze; Inglaterra Robert Adam ; John soane; Espanha F. Sebatine J.De Villanueva; Estados Unido Thomas Jefferson; Portugal Costa da lima; José costa da Silva; Arquitectos pioneiros…

Jacques Soufflot ( ) Projetos : Igreja de Santa Genoveva (Paris); Coluna de Austerliz; Place Vendome ; Arco do Corrousel. Arco do Corrousel. Place Vendome

Sir John Soane ( ) Banco da Inglaterra

Jacques-Louis David ( ). A Morte de Marat Óleo sobre tela.165 × 128 cm

Tal como a arquitetura e a pintura a escultura deste período foi realizada segundo o espírito revolucionário do Iluminismo. Temas Históricos; Literários; Mitológicos; Alegóricos. Características Copiou as formas de representação dos modelos clássicos com fidelidade, minúcia, perfeição e sentido estético. Homens e mulheres representados com roupagens e poses semelhantes às dos deuses gregos e romanos. Função de glorificação e publicidade de políticos e de pessoas públicas. Preferência pelo mármore branco, pelas suas propriedades naturais (pureza, limpidez e brilho) e porque se pensava que tinha sido o material eleito dos clássicos. Características Temas Antonio Canova Psiquê revivida pelo beijo de Eros (pormenor)

Jean-Antoine Houdon ( ) Voltaire Com 1,84 m de altura, apresenta uma expressão que denuncia o espírito crítico do retratado no olhar vivo e no sorriso, fugindo, assim às regras clássicas; porém, o pregueado das roupagens à antiga fazem-no parecer um senador romano, o que integra o escultor no neoclassicismo.

Antonio Canova Perseu com a cabeça da Medusa

Influencia do Palladismo 1750 marca o início na Inglaterra (conde Burglinton) Claude perrault Questiona a validade das proporções vitorianas, de modo como foram recebidas pela teoria clássica. cordemoy Codifica e substitui os atributos vitorianos por três características: Ordem; distribuição; e conveniência. Abade Laugier Reinterpreta Cordemoy, e propõe a arquitetura universal, ” cabana primitiva. ” que deu bases para Jaques G. Soufflot, projetar o panteão de paris. curiosidades J.F Blondel 1743 – abertura da sua escola de arquitetura Etienne-Louis Boullée Autor de edifícios tao grandes que em impossível pro em pratica. Henri Labrouste Retomou a linha de Blondel nos meados do seculo XIX na sua carreira. Também foi nomeado arquiteto da biblioteca de Santa Genevieve. Era Napoleónica Deu-se entre, com a construção de muitas estruturas importantes Divisão da arquitetura Neoclássica em meados do seculo XIX Estrutural ( Labrouste) Romântica ( Schinkel)