ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Advertisements

Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A.
História das células a combustível
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
S.O.S. Biodiversidade em Risco! Trabalho realizado por: Diana Ferreira e Soraia.
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Ministério do Planejamento.
- 5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente. OBJETIVO GERAL Promover entre os membros e servidores do Ministério Público, a reflexão sobre os problemas.
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Ciências Naturais – 8.º ano
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO DE 2005 PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM 2005.
A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
Quimica 11º.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA.  Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato.
10 mandamentos da Turma 81: Equipe: Florescer.
Plano de Logística Sustentável Gestão de Material Permanente Brasília- Região Norte e Estado de Goiás Responsável: José Ronaldo Nunes Gestor: Jonatan.
1 ANÁLISE AMBIENTAL DO PROCESSO DE HIDROGENAÇÃO E ISOMERIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS PARA A PRODUÇÃO DE “GREEN DIESEL” João Prelhaz Dissertação apresentada.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !
Gestão sustentável dos recursos Protecção e Conservação da Natureza.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Os dez mandamentos do meio ambiente Turma 61:
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL 2006 RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA. TÍTULO DO ASSUNTO A SER TRATADO NESTE POWERPOINT QUE TEM UM TÍTULO GRANDE OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA De.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos

1. Devemos optar por comprar produtos nacionais, porque: Têm menor pegada carbónica Têm maior pegada carbónica Não têm pegada ecológica A C B

2. O que são produtos de Comércio Justo? São produtos que cumprem regras de justiça ambiental e social São produtos em promoção oferecidos no supermercado São sempre produtos importados vindos de lugares remotos A C B

3. O rótulo de uma embalagem: Não indica a data de validade Apenas indica o produto que contém Tem a lista de todos os ingredientes A C B

4. Qual a melhor forma de tratar os resíduos orgânicos? Através do processo de compostagem Através do processo de incineração Através do processo de reciclagem A C B

5. Se possível, devemos cultivar os nossos alimentos, porque… Apesar de a produção ser cara, conseguimos alimentos mais saborosos e saudáveis Se poupa dinheiro e contribuímos para a redução da energia usada no transporte Por nenhum motivo. Não há vantagens em produzir os nossos alimentos A C B

6. Devemos preferir a água canalizada à engarrafada. Esta afirmação é: Incorreta. A água engarrafada é a melhor opção, e a mais barata apesar de produzir resíduos. Correta. A água canalizada normalmente é de boa qualidade e não produz resíduos. Incorreta. A água canalizada é desaconselhada, apesar de não produzir resíduos. A C B

Apenas a garantia do artigo À sua etiqueta energética À previsão de duração do artigo A C B 7. Ao comprar eletrodomésticos, devemos ter em atenção…

Não. Mesmo que os insetos surjam em pequena quantidade é sempre benéfica a utilização de inseticidas. Sim. Devemos experimentar preparados domésticos, como água de sabão contra os pulgões. Não. As plantas crescem sempre de forma mais favorável quando utilizamos inseticidas. A C B 8. Devemos evitar o uso de inseticidas no jardim?

Não perdemos as propriedades nutricionais dos alimentos. Os alimentos não perderem o seu sabor, cor e cheiro. Poupar energia e reduzir o tempo de preparação dos alimentos. A C B 9. Devemos descongelar os alimentos antes de os cozinhar, para…

A C B 10. Para a produção de umas calças de ganga será necessário : Cultivar 2 a 5 metros quadrados de algodão e gastar cerca de litros de água Cultivar 5 a 10 metros quadrados de algodão e gastar cerca de litros de água Cultivar 10 a 20 metros quadrados de algodão e gastar cerca de litros de água

11. Para uma alimentação mais saudável e sustentável, devemos optar por… Comer mais proteínas de origem vegetal, evitar peixe sem a dimensão mínima exigida por lei e consumir fruta da época. Comer mais proteínas de origem animal, evitar o consumo de peixe e consumir fruta da época Comer mais proteínas de origem vegetal, evitar peixe sem a dimensão mínima exigida por lei e consumir fruta exótica. A C B

12. Quando compramos móveis para a nossa casa… Devemos, sempre que possível, preferir madeiras exóticas. Devemos promover a sua manutenção para que durem muitos anos. Devemos comprar móveis com frequência para estimular a economia. A C B

13. Devemos preferir alimentos de produção local? Não. Nem sempre estão disponíveis os produtos que queremos à mesa. Sim. São sempre mais saudáveis e económicos embora com maior consumo de recursos. Sim. Produtos não locais significam mais transporte, poluição e consumo de recursos. A C B

14. O que significa REEE? Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Equivalentes Resíduos de Eletrões Elétricos e Eletrónicos A C B

A quantidade de dióxido de carbono produzida diariamente e a forma como essas emissões influenciam o ambiente. A quantidade de oxigénio produzida diariamente e a forma como essas emissões influenciam o ambiente. A quantidade de dióxido de carbono produzida diariamente e a forma como essas emissões beneficiam o ambiente. A C B 15. A pegada carbónica mede…

Verdade. Portugal é a porta de entrada do comércio ilegal de espécies selvagens na Europa Falso. Todos os animais exóticos que entram no país estarão em conformidade com a lei Verdade. Embora seja um negócio que rende pouco dinheiro A C B 16. Devemos ter atenção à aquisição de animais exóticos.

Preferindo tintas, solventes e vernizes de base aquosa. Preferindo sempre que possível os diluentes sintéticos. Preferindo os diluentes sintéticos, pois não contaminam as linhas de água. A C B 17. Podemos reduzir a perigosidade dos resíduos que produzimos.

18. Devemos preferir detergentes com elevado teor de fosfato ou sem fósforo porque Estes químicos afetam os lençóis freáticos, a qualidade do ar e a biodiversidade Estes químicos afetam os lençóis freáticos, as águas superficiais e a biodiversidade. Estes químicos afetam as águas superficiais, a qualidade do ar e a biodiversidade A C B

19. Relativamente ao papel que utilizamos diariamente… Devemos utilizar o não reciclado, pois para a sua produção é necessária menos água. Devemos utilizar o reciclado, para a sua produção poupamos água e o abate de árvores. É indiferente o tipo de papel, o importante é usar a página de ambos os lados. A C B

20. Que espécies devemos evitar comer com frequência, de forma a mantermos estáveis as suas populações? A C B Lagostim, bacalhau e gamba Carapau, cavala e robalo Sardinha, faneca e polvo