UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS NO MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA Brasília 19/8/2015 Thelma Maria Melo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade.
Advertisements

Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Câmara dos Deputados Audiência Pública – Comissão de Minas e Energia
CÓDIGOS DE ÁREA.
Qualidade das Redes Fixa e Móvel
O PAPEL DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
O FUTURO DO COOPERATIVISMO DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Brasília - DF 16 de novembro de 2004 Brasília.
Energia Elétrica para o Século XXI
Audiência Pública n°. 017/2003 Revisão da Resolução n°. 505/2001
APRESENTAÇÃO Controle de Demanda Palestrante: César Lapa.
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
Área Geográfica: Km² População:              Municípios: 22            Consumidores :                km de Rede:     ,124 Km.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 012/2004 Regulamentação dos Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com base em fontes intermitentes.
Audiências públicas prévias às fiscalizações dos serviços de eletricidade Brasília, 03/03/2005 Paulo Henrique S. Lopes Superintendente de Fiscalização.
ELETRON MONTAGEM E MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL LTDA-ME
O sistema de distribuição
POP Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor Área de Relacionamento com Parceiros Janeiro / 2012.
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados
AUDIENCIA CAMARA 14/04/2010. DADOS FISICOS.
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Funções do distribuidor vinculado
Os desafios legais/regulatórios para a adoção da medição inteligente de energia no Brasil Painel Setorial Inmetro – Medição Inteligente de Energia no Brasil:
Qualidade de serviço em redes de distribuição
Dos Mapas ao GIS “Como Acelerar a Excelência Operacional na Distribuição de Energia Elétrica”
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Medição de energia elétrica
Natureza Legal, Regulatória e Tributária
Módulo de Gestão da Qualidade da CEB Clóvis Simões Vagner Gulim Damaceno
Procedimentos de Distribuição – PRODIST Destaques, inovações e a importância para o setor elétrico brasileiro Autores: Renato Eduardo, Hugo Lamin e Carlos.
Direito ao Serviço Adequado Técnico 16º Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica Brasília - DF 21/11/2014 Leonardo Queiroz Superintendência.
CSPE. Planejamento Pré-Fiscalização Questão proposta: Como orientar os objetivos da fiscalização técnica- comercial visando : Qualidade técnica.
Ressarcimento de danos elétricos REN nº 414/2012 e Módulo 9 do PRODIST
Autores: Edna L. Ramalho; Moacyr T. O. Andrade; BUENOS AIRES - ARGENTINA SETEMBRO/ 2010 Autores: Edna L. Ramalho; Moacyr T. O. Andrade; BUENOS AIRES -
CALL CENTER Doutoranda: Rosely Antunes de Souza Outubro/2006.
Medição de energia elétrica: Verificação x Perícia metrológica
Perfil, necessidades, desejos e comportamento.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Logística em Saúde Outubro 2014.
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações Gestão de Energia em S.E.E.
Iniciando na logística empresarial
Brasília, 25 de setembro de 2007 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA.
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA Assembleia O QUE PRETENDEMOS Apresentar as atividades executadas no ano 2014 e os índices que representam a evolução.
Profa. Dra. Renata Medici
Reclamação de Danos Elétricos
CHAMADA PÚBLICA ANEEL.
- População Atendida Nº Economias de Água Nº Economias de Esgoto Nº Municípios Atendidos Água325 - Nº Municípios Atendidos.
Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção.
RESOLUÇÃO – 505 ANEEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Elétrica A PIPI PSPS CICI CSCS RESOLUÇÃO – 505 ANEEL Prof. Aloísio de.
Atendimento ao estado do Rio de Janeiro Brasília 24 de abril de 2013 José Moisés Machado Silva Superintendente da SFE/ANEEL.
Praça João Lisboa POP Abertura da OS de Miscelânea de Denúncia de Fraude de Energia - MS 206 Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho.
Praça João Lisboa POP (Solicitação e Tratamento dos Registros de Problema com Medidor) Outubro / 2011.
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
VIII Conferência Anual da RELOP
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
André Pepitone da Nóbrega Diretor-Ouvidor Brasília - DF 19 de agosto de 2015 A Política de Tarifas no Setor de Energia Elétrica Tema: Energia, Petróleo,
Agenda Cidadã 05/ Institucional e Valores Energisa 02 Tratativas técnicas e serviços 03 Planejamento do faturamento 04 Planejamento financeiro.
AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS REGULATÓRIOS PARA A MICROGERAÇÃO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO HORIZONTE Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.
Hidrometração Individualizada
Possui graduação (1973) e mestrado (2014) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Atualmente é especialista em regulação.
Ferramentas de Transferência de Informação Concessionária-Agência e Geração de Indicadores de Qualidade 1º ENARMIS – 12 e 13 de novembro de 2015 Florianópolis.
LD CELG 138 kV Carajás - Atlântico/Campinas Brasília - DF 8 de dezembro de 2015 Hugo Lamin Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.
LDAT 138 kV Carajás – Atlântico/Campinas Brasília 19/11/2015 José Moisés Machado da Silva Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.
FISCALIZAÇÃO DA APURAÇÃO DOS INDICADORES DO SERVIÇO – METODOLOGIA PARA VERIFICAR A CONFORMIDADE DO DESEMPENHO DECLARADO PELOS AGENTES. Brasília 18/8/2015.
Regulamentação dos Requisitos Mínimos de Manutenção e do monitoramento da manutenção de instalações de transmissão Brasília-DF 19/8/2015 Isabela Vieira.
Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade – SFE Projeto Fiscalização Estratégica Brasília-DF 19/08/2015 Sérgio Damasceno de Castro.
Micro e minigeração distribuída
II Conferência RELOP Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa AES SUL - Concessionária de Distribuição de Energia.
Transcrição da apresentação:

UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS NO MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA Brasília 19/8/2015 Thelma Maria Melo Pinheiro Ademilton Braz Barnabé Carlos Alexandre Cernach Silveira Enio Ribeiro Salles Jaqueline Godoy Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE) Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição (SRD)

2 Objetivo Apresentar o conjunto de informações georreferenciadas que subsidiarão as atividades de monitoramento e fiscalização dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia, visando otimizar os recursos empregados e priorizar as ações de fiscalização. INDICADORES DA QUALIDADE DO SERVIÇO TÉCNICO E COMERCIAL + LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS RECLAMAÇÕES DOS CONSUMIDORES CLASSIFICADAS POR ASSUNTO + LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS INSTALAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA AMBIENTE DE INTELIGÊNCIA ANALÍTICA

3 Qualidade dos Serviços Comerciais Indicador: PSF - Percentual de Serviços Comerciais Fora do Prazo Dimensão Geográfica: Concessionárias de Distribuição do Estado de São Paulo Dimensão temporal: ano 2014 Camada de sobreposição aplicada: Reclamações sobre religação, ligação, ressarcimento de danos elétricos, vistoria, ligação nova e aferição e substituição de medidor.

4 Classificação de Unidade Consumidora Indicador: PCIND - Percentual de consumidores na classe industrial Dimensão Geográfica: Municípios de uma Distribuidora Dimensão temporal: ano 2014

5 Tipo de Faturamento Indicador: PFEMC - Percentual de Faturas Emitidas pela Média de Consumo Dimensão Geográfica: Municípios de uma Distribuidora Dimensão temporal: ano 2014

6 Ressarcimento de Danos Elétricos Indicador: NCSDE - Número de Consumidores que solicitaram ressarcimento por danos elétricos Dimensão Geográfica: Municípios de uma Distribuidora Dimensão temporal: ano 2014 Camada de sobreposição aplicada: Reclamações sobre ressarcimento de danos elétricos

7 Serviços de Ligação e Religação Indicador: NLBUFP - Número de ligações grupo B área urbana fora do prazo Dimensão Geográfica: Municípios de uma Distribuidora Dimensão temporal: ano 2014 Camada de sobreposição aplicada: Reclamações sobre ligação nova e vistoria

8 Indicadores de Continuidade Indicador: FECIN - FEC devido a interrupção de origem interna ao sistema de distribuição, não programada, incluindo os expurgos (interrupções) Dimensão Geográfica: Conjuntos de uma Distribuidora Dimensão temporal: ano 2014 Camada de sobreposição aplicada: Rede de média e baixa tensão

9 Compensação por Transgressão dos Indicadores de Continuidade Individuais Indicador: VCC_TOTAL - Somatória dos valor pago a UCs por violação dos limites de continuidade (reais) Dimensão Geográfica: Concessionárias do Estado do Rio de Janeiro Dimensão temporal: ano 2014 Camada de sobreposição aplicada: Reclamação de Interrupção de Energia

10 Indicadores de Conformidade Indicador: ICC: Índice de Unidades Consumidoras com Tensão Crítica Dimensão Geográfica: Conjunto de uma Distribuidora Dimensão temporal: 3º trimestre 2014 Camada de sobreposição aplicada: Subestações de AT, Rede de média e baixa tensão, Pontos de Medição de DRC e DRP

11 Compensação por Transgressão dos Indicadores de Conformidade Individuais Indicador: QCC - Quantidade de UCs compensadas por violação dos limites de conformidade (unidades consumidoras) Dimensão Geográfica: Conjuntos de uma Distribuidora Dimensão temporal: período de 2011 a 2014 Camada de sobreposição aplicada: Reclamação de Nível de Tensão

12 Atendimento Emergencial Indicador: TMAE: Tempo Médio de Atendimento a Emergências (minutos) Dimensão Geográfica: Conjuntos de uma Distribuidora Dimensão temporal: 1º trimestre 2015 Camada de sobreposição aplicada: Subestações

13 Elementos do Sistema de Informação Geográfica Regulatório (SIG-R) Indicador: ERMT: Extensão de Rede de Média Tensão (metros) Dimensão Geográfica: Conjuntos de uma Distribuidora Dimensão temporal: ano 2014 Camada de sobreposição aplicada: Reclamação de Nível de Tensão, Limite de Municípios, Rede de Média Tensão e Subestações

14 Resultados e Conclusões Principais resultados esperados: Minimização da assimetria de informações entre os agentes e o Órgão Regulador; Mais precisão na identificação e existência de não conformidades; Redução da dispersão da atuação das equipes de fiscalização; Mais rapidez na regularização das situações não conformes; Melhor direcionamento das ações de fiscalização; Celeridade na sinalização às distribuidoras sobre a eventual necessidade de melhorias em suas redes elétricas ou sistemas comerciais; Possibilidade de adotar medidas preventivas e corretivas para garantir que as distribuidoras atendam adequadamente aos seus consumidores; Otimização dos recursos aplicados nas atividades de fiscalização.

15 Muito Obrigada! SGAN – Quadra 603 – Módulos “I” e “J” Brasília – DF – TEL. 55 (61) Ouvidoria: 167