Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
PÚBLICO Este texto é dirigido ao professor, ao coordenador ou dirigente escolar do ensino médio e aos responsáveis pelas redes de educação básica e pela formação profissional permanente dos professores. OBJETIVO Facilitar a organização do trabalho da escola, em termos dessa área de conhecimento. Para isso, explicita a articulação das competências gerais que se deseja promover com os conhecimentos disciplinares e apresenta um conjunto de sugestões de práticas educativas e de organização dos currículos que, coerente com tal articulação, estabelece temas estruturadores do ensino disciplinar na área. Apresentação
Houve a necessidade de atualização da educação brasileira, tanto para impulsionar uma democratização social e cultural mais efetiva pela ampliação da parcela da juventude brasileira que completa a educação básica, como para responder a desafios impostos por processos globais, que têm excluído da vida econômica os trabalhadores não-qualificados, por conta da formação exigida de todos os partícipes do sistema de produção e de serviços. Por quê? Pra quê?
As três áreas – Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos – organizam e interligam disciplinas, mas não as diluem nem as eliminam. Nas diretrizes e parâmetros que organizam o ensino médio, a Biologia, a Física, a Química e a Matemática integram uma mesma área do conhecimento. São ciências que têm em comum a investigação da natureza e dos desenvolvimentos tecnológicos, compartilham linguagens para a representação e sistematização do conhecimento de fenômenos ou processos naturais e tecnológicos. As disciplinas dessa área compõem a cultura científica e tecnológica que, como toda cultura humana, é resultado e instrumento da evolução social e econômica, na atualidade e ao longo da história. Áreas temáticas
Caracterização da área do conhecimento
O QUE ENSINAR ? PRA QUEM ENSINAR? POR QUE ENSINAR? Competências em Física
Movimentos: variações e conservações Calor, Ambiente, Fontes e Usos de Energia Equipamentos Eletromagnéticos e Telecomunicações Som, Imagem e Informação Matéria e Radiação Universo, Terra e Vida TEMAS ESTRUTURADORES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Unidade 3.1: Aparelhos eletromagnéticos · em aparelhos e dispositivos elétricos residenciais, identificar seus diferentes usos e o significado das informações fornecidas pelos fabricantes sobre suas características (voltagem, frequência, potência etc.); · relacionar essas informações a propriedades e modelos físicos, visando explicar seu funcionamento e dimensionar circuitos simples para sua utilização; · compreender o significado das redes de 110V e 220V, calibre de fios, disjuntores e fios-terra, para analisar o funcionamento de instalações elétricas domiciliares e utilizar manuais de instrução de aparelhos elétricos, para conhecer procedimentos adequados a sua instalação, utilização segura ou precauções em seu uso; · dimensionar o custo do consumo de energia em uma residência ou outra instalação, propondo alternativas seguras para a economia de energia. Equipamentos eletromagnéticos
Projeto político pedagógico da escola; Concentração em um determinado tema; A estrutura de temas é uma estrutura flexível; Registrar significado prático e visão de mundo; Plano de curso x tempo de aulas. Observações
1ª série2ª série3ª série 1º SEMESTREUniverso, Terra e Vida Som, Imagem e Informação Equipamentos eletromagnéticos e telecomunicações 2º SEMESTREMovimentos: Variações e conservações Calor, Ambiente, Fontes e Usos de Energia Matéria e Radiação EXEMPLIFICANDO O PLANEJAMENTO
1.O mundo vivencial 2.Concepção de mundo dos alunos 3.O sentido da experimentação 4.Formas de expressão do saber da Física 5.Resolução de problemas 6.A Física como cultura 7.A responsabilidade social ESTRATÉGIAS PARA AÇÃO