Mídias sociais e língua portuguesa. “Escrita falada” ou “oralizada” A conversação no ciberespaço acontece, em grande parte, através da linguagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etiqueta no trabalho: Uma postura profissional correta facilita o trato com clientes e melhora o relacionamento entre colegas e gestores. Fonte: consultores.
Advertisements

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
Problematizando os relatos pessoais:
SMS: um torpedo lingüístico nas aulas de línguas
Redes Sociais. Uma das funções que está cada vez mais aparente na apropriação dos sites de redes sociais é seu uso como filtro de informações.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Gêneros Textuais.
Etiqueta Virtual.
Professora: Rosana Santos
Oralidade e escrita Páginas 37 a 53.
Linguagem, alfabetização e letramento
Uso e normas da língua Linguagem
Regras de etiqueta para a Internet: netiqueta
O Uso Pedagógico do Blog
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
A Mídia e suas diversas faces
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Linguagem das ferramentas síncronas. A comunicação escrita limita altamente o discurso potencial em toda comunicação humana e pode dar lugar a mal entendido.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Preconceito linguístico
Profa. Cristina Araújo de Farias
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
Comunicação Escola: Coopen Rio Verde – GO Aluno:Gabriel
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Contexto  Os contextos tendem a ser conceitualizados intuitivamente em termos das situações comunicativas, como o gênero, a idade a classe ou a etnia.
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
Compositor(ES): Nelson Ned
O QUE FAZER Em Alguns Segundos… Ligar o Computador Um sorriso Pedir um desejo Dar um abraço.
Ferramentas de monitoramento de ações em de Redes Sociais Slides baseados em: content/uploads/2012/11/Para-Entender-o- Monitoramento-de-Midias-Sociais.pdf.
Fundamentos de linguagens de programação
Aplicativos Web – Web Design
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Revolução da Internet.
Projeto Novos Talentos Oficina 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 08) Prof. Alessandro Bernardo.
Etapas da evolução da comunicação humana
Comunicação e Redação Empresarial
vc= você; blz= beleza; kd= cade; tb= também; tah= tá; tc= teclar, digitar; flw= falou; n= não...
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Ética O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”.
Conceitos Introdutórios
Tipos de Comunicação.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
TIRAR NOTAS -É parte integrante da vida de cada um quer a nível pessoal como profissional. -É uma etapa intermédia, acontece antes de uma produção escrita.
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Escola: Coopen Série: 5° ano B Aluno: Vitor.
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
Introdução à Comunicação
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Aluno: Enzo Escola: Coopen Série: 5º ano B. E a nossa comunicação, como vai?
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Um Novo Espaço para o Saber
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
APRESENTAÇÃO JORNAL NA ESCOLA Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
LINGUAGEM, PODER E DISCURSO EM TEMPOS DE REDE: COMUNIDADES DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS: DAS POSSIBILIDADES À NATUREZA VULNERÁVEL DOS ATOS ENUNCIATIVOS DIGITAIS.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Mídias sociais e língua portuguesa

“Escrita falada” ou “oralizada” A conversação no ciberespaço acontece, em grande parte, através da linguagem escrita. Raquel Recuero, em A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

Elementos essenciais Uso de caracteres simbólicos para criar formas de simular elementos não verbais: EMOTICONS: caracteres do teclado que simbolizam expressões faciais: :-) sorriso O computador popularizou esse uso porque já eram usados nas cartas.

Onomatopéias e repetição de letras para caracterizar a prosódia “Sem o contato direto com os interagentes, a falta de contexto é um problema sério da conversação online” Raquel Recuero, em A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

A linguagem é adaptada, convencionada e alterada para dar à conversação dimensões da oralidade. Raquel Recuero, em A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

As mídias sociais acertam os erros

Invasores do texto: cultura participativa dos fãs

Folksonomia / etiquetagem social / hashtags

Folksonomia é o resultado da atribuição livre e pessoal de etiquetas (tagging) a informações ou objetos com intuito de recuperá-las. A atribuição de etiquetas é feita em um ambiente social (compartilhado e aberto a outros).

Acrônimos (abreviações) na internet Ex: RIP = Rest In Peace

Amar não precisa de português? Amar é democrático.

Google deixa formalidade de lado e responde com GIFS Ao invés de escrever que não sabia responder a pergunta feita por um jornalista, a empresa mandou uma imagem animada.