PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 – 2015.2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
PIAGET.
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Prática de Ensino em Matemática I Aula 01
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Conceitos de aprendizagem
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Didática: organização do trabalho pedagógico
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Os estágios do desenvolvimento cognitivo
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – SETEMBROOUTUBRONOVEMBRO 08/09 PROVA ESCRITA INDIVIDUAL 06/10 Habilidades Sociais, Inteligências Múltiplas.
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
TRÊS PERGUNTAS A VYGOTSKIANOS, WALLONIANOS E PIAGETIANOS
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –

Formado em Biologia Interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos, o nome dado ao seu estudo foi EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET

A PSICOGENÉTICA PIAGETIANA INTERACIONISMO ▼ Interação do organismo com o ambiente, privilegiando a maturação biológica.

OS DOIS PÓLOS DA ATIVIDADE INTELIGENTE PARA PIAGET ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO EQUILIBRAÇÃO

INTELIGÊNCIA PARA PIAGET “ É o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. O que vale também dizer que a inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades, que evolui "desde o nível mais primitivo da existência, caracterizado por trocas bioquímicas até o nível das trocas simbólicas."

O INDIVÍDUO E O MEIO PARA PIAGET A inteligência do indivíduo, entendida como a adaptação a situações novas, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para a antropologia, além de permitir que os pedagogos tracem uma metodologia baseada em suas descobertas.

SENSÓRIO-MOTOR: Vai do nascimento até cerca de 2 anos. As ações estão centradas no próprio corpo (egocentrismo). PRÉ- OPERACIONAL: Dos 2 aos 6/7 anos. O pensamento se organiza e a criança fica menos centrada em si. Ainda não há reversibilidade. OPERAÇÕES CONCRETAS:Dos 6/7 até 11/12 anos. Verifica-se uma descentração progressiva em relação à perspectiva egocêntrica que caracterizava a criança até então. Há reversibiliade. OPERAÇÕES FORMAIS: Dos 11/12 anos em diante, até a vida adulta. capacidade de raciocinar com hipóteses verbais e não apenas com objetos concretos. Trata-se do pensamento proposicional, por meio do qual o adolescente, ao raciocinar, manipula proposições. OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO:

BIBLIOGRAFIA: acesso em 21 de Outubro de 2015.