ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO CBR – ÍNDICE DE SUPORTE CALIFÓRNIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO E COMPACTAÇÃO DO SOLO
Advertisements

ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Palavras-chave: Concreto. Plasticidade. Coesão. Abatimento 8 páginas
Materiais de Base, Sub-base e Reforço do Subleito
Universidade do Federal de Sergipe
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”
Limites de Consistência
Adensamento Torre di Pisa, Itália
ORIGEM DO TESTE DE IMPACTO
COMPARACIÓN DE LA RESISTENCIA A LA DEFORMACIÓN PERMANENTE DE LAS MEZCLAS ASFÁLTICAS CON ASFALTO CONVENCIONAL Y DE CAUCHO DE CAPAS DE REFUERZO DE PAVIMENTOS.
Adensamento Camilla Borges.
Processos de Estabilização de Solos para Estradas
PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO Estudos Geotécnicos.
Mecânica dos Solos I Compactação dos Solos Camila Regina Eberle
ANÁLISE DE SOLOS PARA ESTRADAS
Disciplina Vias de Comunicacao II
MÉTODO EXECUTIVO DAS CAMADAS DO PAVIMENTO
ESTUDO DA DOSAGEM DO CONCRETO POROSO
redução da compressibilidade;
Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
CONTRUÇÕES PESADAS Remoção de solos. Terraplenagem Definido como sendo o conjunto de operações de escavação, carga, transporte e descarga, com eventual.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
EQA 5313 – Operações Unitárias de Quantidade de Movimento
Propriedades de um Sistema de Engenharia
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ensaio de dureza.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Calorimetria John Física Disciplina Professor. (Unesp 2011) Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento.
ESTRADAS E TRANSPORTES II
SOLUBILIDADE semelhante dissolve semelhante Coeficiente de solubilidade(Cs): é a quantidade de uma substância, em geral, em gramas, necessária para saturar.
Caulinita Ilita.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Laboratório de Solos 1° semestre/2011 Prof.Eng. Ary Franck Cordeiro, M.Sc. Aula n. 1 de 02 de fevereiro de 2011: Introdução ao curso CENTRO TECNOLÓGICO.
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO ou ENSAIO DE PROCTOR
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Teste t de medidas INDEPENDENTES Estatística Aplicada - Componente Prática.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Para ter acesso a esse material acesse:
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
O que são? Os silos são instalações rurais ou industriais, com a finalidade básica de armazenar, a granel, produto sólido, granular ou pulverulento, possibilitando.
STUDY OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF THE HOT DIP GALVANIZED STEEL AND GALVALUME® N. Coni; M. L. Gipiela; A. S. C. M. D’Oliveira; P. V. P. Marcondes ESTUDO.
Quantidade de informação
LUIZ CARLOS CASTANHEIRA1 VIBRAÇÕES. LUIZ CARLOS CASTANHEIRA2 VIBRAÇÕES BASE LEGAL PORTARIA 3214, DE 08/06/1978 NORMA REGULAMENTADORA Nº 15, ANEXO 08,
ASC – Estrutura - Introdução Aula 6 Professor MSc Danilo Toledo Ramos Universidade Paulista 2/6/20161.
COMO CALCULAR ALUNO- EQUIVALENTE? Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal Coordenação-Geral de Planejamento.
Impactos da lei /13 na quarentena de ex-dirigentes.
A distribuição espacial dos imigrantes segundo o status educacional, no Município de Belo Horizonte: uma abordagem espacial Aluno: Járvis Campos Apresentação.
Instalações de Água Fria
AÇOS PARA CONCRETO ARMADO
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
UNIFACS Materiais Metálicos
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves 2015 unipampa
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Prof. Dr. Andre LF Rodacki Mateus Corrêa Silveira FORÇA E TORQUE – CONCEITOS DE DEFINIÇÕES.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 9 - Energia de Deformação – casos particulares.
Crescimento VARIAÇÃO: Genética Ambiente Sexo Idade/Tempo NORMAL?
Aula 05 – Ensaio de tração Para ter acesso a esse material acesse:
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
VIII CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Transcrição da apresentação:

ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO CBR – ÍNDICE DE SUPORTE CALIFÓRNIA Objetivo: avaliar a resistência dos solos, de modo a permitir a seleção dos materiais que comporão as camadas de pavimentação.

Fases do ensaio COMPACTAÇÃO DO CORPO DE PROVA – ENSAIO DE PROCTOR; MEDIÇÃO DA EXPANSIBILIDADE; MEDIDA DA RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO.

Compactação do corpo de prova – Ensaio de Proctor Já visto na apresentação anterior; Predomínio do Ensaio de Proctor Modificado com molde e soquete grande, compactando-se 5 camadas, cada uma com 55 golpes.

Medição da expansibilidade Após realização do Ensaio de Proctor, o corpo de prova é imerso com seu molde por 4 dias, para medição da expansão; Realizam-se leituras de deformação – expansão ou recalque – a cada 24h, com precisão de 0,01mm; Ao final do período de 4 dias, deixa-se escorrer a água do corpo de prova e pesa-se o conjunto solo úmido + molde.

Medida da resistência à penetração No ensaio, é medida a resistência à penetração de um pistão padronizado na amostra saturada pela imersão em água e que foi anteriormente submetida ao Ensaio de Proctor; O pistão possui 3pol2 (19,4cm²) de seção transversal e penetra na amostra à velocidade de 0,05pol/minuto (1,27mm/minuto) por um período de 6 minutos;

Medida da resistência à penetração Anota-se a carga (ou pressão) e a penetração a cada 30 segundos, até o limite de 6 minutos; Os valores são colocados em um gráfico, do qual devem ser obtidos os valores das cargas (ou pressões) correspondentes às penetrações de 0,1pol (2,5mm) e 0,2pol (5mm).

Definição O Índice de Suporte Califórnia (ISC – Índice de Suporte Califórnia - ou CBR - California Bearing Ratio) é a relação, em percentagem, entre a pressão exercida pelo pistão padronizado necessária à penetração no solo até 0,1pol (2,5mm) e 0,2pol (5mm) e a pressão necessária para que o mesmo pistão penetre a mesma quantidade em solo-padrão de brita graduada.

Cálculo do CBR CBR = (pressão encontrada /pressão padrão) x 100; O resultado final para o CBR determinado, será o maior dos dois valores encontrados, correspondentes às penetrações de 0,1pol (2,5mm) e 0,2pol (5mm).

Normas de referência DNER ME-029/94 – Determinação de expansibilidade; DNER ME-049/94 – Determinação do índice de suporte califórnia (ISC ou CBR).