PRINCÍCPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

Professor Alisson de Souza
Probabilidades - 9º ano.
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Definições especiais:
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
Análise Combinatória Slides Fatorial Princípio fundamental da contagem
O que você deve saber sobre
Análise Combinatória Princípio Fundamental das Contagens Prof. Marlon.
Cálculo combinatório Prof. Jorge.
Portfólio de Matemática
Técnicas de Contagem.
Técnica de contagem.
Técnica de Contagem.
TÓPICOS DE MATEMÁTICA PROFESSOR: LUÍS GUSTAVO.
Probabilidades 9º Ano probabilidades A. Linhares.
Estatística amintas paiva afonso.
Análise Combinatória                 Alice Ahlert Vanessa Paula Reginatto Bernadete adaptado por José Camilo Chaves.
Agrupamentos – Combinações
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
Introdução ao conceito de Multiplicação
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Probabilidades - 9º ano Elaborado por Paulo Almeida.
Probabilidades 9º Ano probabilidades.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Análise Combinatória 1) Uma pessoa quer viajar de Recife a Porto Alegre passando por São Paulo. Sabendo que há 5 roteiros diferentes para chegar a São.
Análise Combinatória 1) Uma pessoa quer viajar de Recife a Porto Alegre passando por São Paulo. Sabendo que há 5 roteiros diferentes para chegar a São.
Análise Combinatória FATORIAL PFC
Permutação Simples Definição: Seja M = {m1, m2, ... , mn} um conjunto com n elementos diferentes Chama-se de permutação simples toda sequência de n elementos.
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Matemática Discreta para Educadores Matemáticos
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
PROBABILIDADE.
PROFESSOR: SANDRO MURILO
Aula 12: Probabilidade Prof. Diovani Milhorim
Função Relação Binária. Função Relação Binária.
CONCEITOS BÁSICOS e REVISÃO 2º GRAU
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 2 – MD 2
ICET/CUA/UFMT Profº: Glauco Vieira de Oliveira
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Torre de  Hanói.
Probabilidade Combinatória
Prof. Ilydio Pereira de Sá
Larson/Farber Ch. 3 Se um evento pode ocorrer de m maneiras e um segundo evento pode ocorrer de n maneiras, o número de maneiras pelas quais os dois eventos.
Combinação Arranjo Prof.: Luciano Soares Pedroso.
Princípio Fundamental da Contagem e Combinações Simples
Analise Combinatória Prof. Murilo Ramos.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
Utilizar o PowerPoint Vamos construir um JOGO
Análise Combinatória Prof. Diego.
V Encontro do Hotel de Hilbert Florianópolis/SC
CONTAGEM.
Estatística Aplicada Larson Faber
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE
PROBABILIDADE.
Superintensivo 2014 – Matemática Kmara
Princípio Fundamental da Contagem (Regra do Produto) Exemplo
Contagem que envolvem o princípio multiplicativo
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1ª REVISÃO DE MATEMÁTICA Concurso PMPE 2016
ANÁLISE COMBINATÓRIA 3º ANO
18 Análise combinatória Capítulo ANOTAÇÕES EM AULA
Matemática Operações com números naturais:
PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Juliana Schivani Organizando coisas
MATEMÁTICA 1º ANO Conjuntos Numéricos PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares
Aulão de Matemática Análise Combinatória Professor: Mundico
Análise Combinatória Prof. Francisco Bezerra Demerval Lobão - Piauí.
Transcrição da apresentação:

PRINCÍCPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA E.E. Dona Antônia Valadares Matemática 1º Ano Análise COMBINATÓRIA PRINCÍCPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net

Pontos no plano cartesiano/pares ordenados MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados ANÁLISE COMBINATÓRIA É uma parte da matemática que estuda os agrupamentos de elementos sem precisar de enumerá-los. A origem desse assunto está ligada ao estudo dos jogos de azar, tais como: lançamento de dados, jogos de cartas, etc. Atualmente, a estimativa de acertos em jogos populares como: loteria esportiva, loto, loteria federal, etc., além de utilizações mais específicas, como confecções de horários, de planos de produção, de números de placas de automóveis etc. Prof: Alexsandro de Sousa

Fatorial Chama-se fatorial de n ou n fatorial o número n!, tal que: MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados Fatorial Chama-se fatorial de n ou n fatorial o número n!, tal que: - Para n=0: 0!=1 - Para n=1: 1!=1 - Para n=2: 2!=21=2 - Para n=3: 3!=321=6 - Para n=4: 4!=4321=24 - Para n=5: 5!=54321=120 Generalizando: n! = n  (n-1)  (n-2)  (n-3)  ...  2  1, sendo n pertencente ao conjunto dos números naturais {0, 1, 2, 3 ...}. Prof: Alexsandro de Sousa

CONTAR É ... Contar é uma atividade comum do nosso cotidiano. Desde cedo contamos por diversas razões: saber quantos números de telefones diferentes podem ser instalados numa cidade, quantos brinquedos temos, quantas combinações de roupa podemos formar com certa quantidade de peças. O processo se torna tão automático que, muitas vezes, não usamos nenhuma estratégia para contagens longas e demoradas. Estes processos e formas de contagem podem ser facilitados com a Matemática Prof: Alexsandro de Sousa

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM (PFC) Também chamado de princípio multiplicativo, o princípio fundamental da contagem consiste em uma técnica que esquematiza a resolução de problemas que envolvem situações de contagem, sem enumeração. Sua principal ferramenta é a árvore de possibilidades que permite sistematizar o problema e, assim, chegar à sua solução. O PFC é o elemento fundamental do pensamento combinatório, pois é a partir dele que todas as construções cognitivas posteriores (permutações, arranjos e combinações) se constituirão para o sujeito. Prof: Alexsandro de Sousa

Refeição Entrada Prato Sobremesa ( S,A,F ) F A ( S,A,P ) P F ( S,B,F ) Acompanhe o raciocínio da resolução do problema a seguir: Quantas refeições diferentes podemos escolher, tendo cada uma, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa? Refeição Entrada Prato Sobremesa Prato Arroz ao forno Bife acebolado Lasanha Sobremesa: Frutas Pudim Entrada Sopa Camarão ao alho e óleo ( S,A,F ) F A ( S,A,P ) P F ( S,B,F ) S B P ( S,B,P ) F ( S,L,F ) L P ( S,L,P ) F ( C,A,F ) A P ( C,A,P ) C F ( C,B,F ) B P ( C,B,P ) F ( C,L,F ) L P ( C,L,P ) A quantidade de refeições é obtida multiplicando-se todas as possibilidades. Sendo assim: 2  3  2 = 12 refeições Prof: Alexsandro de Sousa

Pelo o Diagrama da Árvore MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados Uma moeda é lançada três vezes. Qual o número de seqüências possíveis de cara e coroa? Indicaremos por C o resultado cara e K o resultado coroa. O resultado procurado é 2.2.2 = 8 K C C – C – C C – C – K C – K – C C – K – K K – C – C K – C – K K – K – C K – K - K Pelo o Diagrama da Árvore Prof: Alexsandro de Sousa

160 MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados A lanchonete de uma escola oferece em seu cardápio 8 tipos de sanduíche, 4 tipos de refrigerante e 5 sabores de sorvete. Renata quer escolher 1 sanduíche, 1 refrigerante e 1 sorvete. Quantas opções ela tem para pedir um lanche? TOTAL DE OPÇÕES 160 8 tipos X 4 tipos X 5 tipos = Prof: Alexsandro de Sousa

36 MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados TOTAL DE OPÇÕES 36 3 tipos X 6 tipos X 2 pares = Prof: Alexsandro de Sousa

3 2 6 MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados Quantidade de portas para ENTRAR Quantidade de portas para SAIR Total de possibilidades 3 2 6 x = Prof: Alexsandro de Sousa

QUANTOS NÚMEROS DE TELEFONES DIFERENTES TERMINADOS EM ZERO PODEM SER INSTALADOS NUMA CIDADE COM O PREFIXO 3887? Imagem disponível em http://pinterest.com/pin/177329304048170584/, acesso em 19/07/2015 3 8 7 5 4 1 1 5 5 3 4 5 3 2 5 Prof: Alexsandro de Sousa

MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados RESOLVENDO Quantas opções de algarismos? Quantas opções de algarismos Quantas opções de algarismos 3 8 7 10 10 10 Pelo PFC podemos obter até 10.10.10 números de telefones terminados em zero com o prefixo 3887, ou seja, 1000 números distintos. Prof: Alexsandro de Sousa

Pontos no plano cartesiano/pares ordenados MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados Quantos números de 3 algarismos podemos formar com os algarismos significativos (1 a 9)?   ¯ ¯ ¯ 9 x 9 x 9 = 729 números E se fossem com algarismos distintos? 9 x 8 x 7 = 504 números Prof: Alexsandro de Sousa

O número não começar por 0 (zero), logo: 9 . 9 . 8. 7 = 4.536 MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados Quantos números de quatro algarismos distintos podemos formar no sistema de numeração decimal?  Resolução: Algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 9 x 9 x 8 x 7 O número não começar por 0 (zero), logo: 9 . 9 . 8. 7 = 4.536  Resposta: 4.536 números Prof: Alexsandro de Sousa

Pontos no plano cartesiano/pares ordenados MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados Em uma corrida de 6 carros, quantas são as possibilidades do 1º, 2º e 3º lugares?   1º lugar 2º lugar 3º lugar ¯ ¯ ¯ 6 x 5 x 4 = 120 possibilidades Prof: Alexsandro de Sousa

PERMUTAÇÃO SIMPLES MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados PERMUTAÇÃO SIMPLES Permutar é o mesmo que trocar. Nos problemas de permutação simples, a ideia que fica é de trocar ou embaralhar as posições de todos os elementos. Exemplo: Quantos anagramas existem da palavra azul? Anagramas são todas as palavras formadas, com ou sem sentido, pelas letras da palavra dada, embaralhando a sua ordem. A maneira mais fácil de construir todas as possibilidades é pelo “diagrama de árvores”. Observe: Prof: Alexsandro de Sousa

Com relação a palavra BRASIL, quantos anagramas podemos formar: MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados Com relação a palavra BRASIL, quantos anagramas podemos formar: No total ? Resolução: __ __ __ __ __ __ b) Começados por BR nessa ordem? Resolução: 4! = 24  |BR| 4.3.2.1 c) Começando por vogal e terminando em consoante ? Resolução: ___ ___ ___ ___ ___ ___ Vogal consoante Prof: Alexsandro de Sousa

d) Com as letras BR juntas nesta ordem? Resolução: BR juntas significa que formarão uma única letra, logo o anagrama será composto de 5 letras, portanto a resposta é 5! = 120 e) Com as letras BR juntas em qualquer ordem? Resolução: Em qualquer ordem, teremos 5! . 2 = 240 Prof: Alexsandro de Sousa

EXERCÍCIOS 1 – Existem 3 linhas de ônibus ligando a cidade A à cidade B, e 4 outras ligando B à cidade C. Uma pessoa deseja viajar de A a C, passando por B. De quantos modos diferentes a pessoa poderá fazer essa viagem? 2 – A placa de um automóvel é formada por três letras seguidas por um número de quatro algarismos. Com as letras A, R e U e os algarismos ímpares, quantas placas diferentes podem ser constituídas, de modo que o número não tenha algarismo repetido? 3 – Quantos números de três algarismos distintos podemos formar com os algarismos 2, 3, 4, 5, e 7? Prof: Alexsandro de Sousa

4 – De quantos modos pode-se pintar as faces laterais de uma pirâmide pentagonal regular, utilizando-se oito cores diferentes, sendo cada face de uma única cor? 5 – (Cesgranrio/2005) A senha de certo cadeado é composta por 4 algarismos ímpares, repetidos ou não. Somando-se os dois primeiros algarismos dessa senha, o resultado é 8; somando-se os dois últimos, o resultado é 10. Uma pessoa que siga tais informações abrirá esse cadeado em no máximo n tentativas, sem repetir nenhuma. O valor de n é igual a: a) 9 b) 15 c) 20 d) 24 e) 30 Prof: Alexsandro de Sousa

6 – A quantidade de números de três algarismos, maiores que 500, que podem podem ser formados com os algarismos 3, 5, 6, 7 e 9, com repetição, é igual a: a) 10 b) 20 c) 48 d) 52 e) 100 7 – Duas das cinqüenta cadeiras de uma sala serão ocupadas por dois alunos. O número de maneiras distintas possíveis que esses alunos terão para escolher duas das cinqüenta cadeiras, para ocupá-las, é: a) 1225 b) 2450 c) 250 d) 49! Prof: Alexsandro de Sousa

8 – Uma sala tem 6 lâmpadas com interruptores independentes 8 – Uma sala tem 6 lâmpadas com interruptores independentes. O número de modos de iluminar essa sala, acendendo pelo menos uma lâmpada é: a) 63 b) 79 c) 127 d) 182 e) 201 Prof: Alexsandro de Sousa

9 – (IEZZI, DOLCE, MACHADO, 2009 - Adatada) Marco Antônio quer visitar Talita no próximo sábado. Para chegar à casa da amiga, Marco Antônio pode escolher um entre três caminhos. Para voltar, ele também pode escolher qualquer um dos três caminhos. De quantos modos ele pode fazer o percurso de ida e volta? Quantas visitas ele pode fazer, sem repetir o mesmo percurso de ida e volta? De quantos modos ele pode visitar Talita indo por um caminho e voltando por outro? Casa de Talita Casa de Marco Antônio Prof: Alexsandro de Sousa