ANATEL Antonio Carlos Valente Conselheiro Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL “OS DESAFIOS DA AGÊNCIA” BRASÍLIA – 25.02.2004 BALANÇO 2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília – 18 e 19 de novembro de 2009 Estrutura de Regulação e Competição Encontro de Reguladores Regulação Econômica - Agências - nov.2009.
Advertisements

Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
ÍNDICE DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES – IST
Separação Contábil e Convergência Tecnológica
Evolução do acompanhamento das tarifas de telefonia fixa
JARBAS JOSÉ VALENTE Conselheiro Vice-Presidente Conselheiro Vice-Presidente Brasília, 6 de dezembro de 2012.
Qualidade das Redes Fixa e Móvel
Evolução e Inclusão Digital
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
COMPETITIVIDADE DE PROVEDORES DE SERVIÇOS E OPERADORAS
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
1 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À INTERNET - O CASO BRASILEIRO 1 º TELECOM SÃO PAULO - 10 DE ABRIL DE 2001 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO.
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
Audiência Pública Maria Inês Dolci Março / Conversão Pulso-Minuto Inicialmente seria implantada em Adiada por causa dos altos custos que acarretaria.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
REGULAÇÃO E DEFESA DA CONCORRÊNCIA
1 Case Internet Abril Claro: Case Internet Agenda Quem é a Claro O projeto do site Internet A evolução Os resultados.
NELSON MITSUO TAKAYANAGI ANATEL Brasília, 05 de dezembro de 2006 OFICINA DE TRABALHO PLANO DE AÇÃO QUADRIENAL COMISSÃO PERMANENTE DOS CONSUMIDORES - CPCON.
Modelo de interconexão para as operadoras VoIP
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL SBTVD
 Histórico  Serviços oferecidos ◦ QoS ◦ Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering) ◦ VPN para uma rede baseada em IP.
O mundo não acabou, ele está apenas começando. O MUNDO É NOVO André Guerreiro.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Audiência Pública sobre Serviço de Atendimento ao Consumidor - DPDC Brasília, abril de 2008.
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
Conversão do Sistema de Tarifação do Serviço de Telefonia Fixa Comutada Racionalização no Modo de Cobrança do Serviço e Respeito ao Direito Básico de Informação.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
O novo negócio de comunicações digitais e possíveis implicações para o Brasil Setembro, 2007.
Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
Comissão de Defesa do Consumidor Migração Pulso Minuto 14 de março de 2007.
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
Proposta Consulta Pública Regulamento Geral de Acessibilidade
Ministério das Comunicações _dados setoriais.
Propostas de novo Reg. de Radiação
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
ANATEL Conferência Nacional Preparatória de Comunicações Brasilia, 17 a 19 de setembro de 2007 Pedro Jaime Ziller de Araujo Anatel – Conselheiro Diretor.
Audiência Pública Relacionamento com provedores e o futuro Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Câmara dos Deputados 11 de julho.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
TelComp: “A líder no incentivo à competição” Conferência Nacional Preparatória de Comunicações Uma Nova Política para a Convergência Tecnológica e o Futuro.
DESTINAÇÃO E LICITAÇÃO DA FAIXA DE 700MHZ JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Julho/2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação.
- 0 - Telebrasil 2003 Barreiras do Setor de Telecomunicações Oscar Petersen Diretor Jurídico Regulatório.
Concorrência, tarifas e consolidação de mercado: o papel do agente regulador Luiz Guilherme Schymura de Oliveira O Desafio das Telecomunicações no Brasil.
O Financiamento da Infraestrutura de Telecomunicações no Brasil - Novos Paradigmas 44o. Painel Telebrasil Natal, 31 de maio de 2002 José Roberto Campos.
O papel das telecomunicações no processo de inclusão digital Luiz Guilherme Schymura de Oliveira 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
JARBAS JOSÉ VALENTE Superintendente de Serviços Privados Brasília, 10 de outubro de 2002.
1 Conselheiro José Leite José Leite Pereira Filho Conselheiro A Convergência do Ponto de Vista Regulatório 48 0 Painel da Telebrasil Ilha de Comandatuba,
Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002.
Audiência Pública Câmara Federal REDUÇÃO OU INTERRUPÇÃO DE TRÁFEGO DE DADOS DA INTERNET MÓVEL Brasília-DF, 08/04/2015.
UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA E OS PROVEDORES REGIONAIS – ERICH RODRIGUES.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
1 PERSPECTIVAS DO MODELO DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL VISITA A PUC/RS PORTO ALEGRE- 09 DE JULHO DE 2001 Antônio Carlos Valente Membro do Conselho Diretor.
Seminário - O Novo Desafio do Modelo Brasileiro de Telecomunicações Nelson Mitsuo Takayanagi Gerente Geral de Comunicações Pessoais Terrestres Brasília,
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
PLS 181/2014 Audiência Pública Senado Federal Brasília, 02 de dezembro de 2014 Eduardo Levy.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO GETIC Prof Alexandre Jorge.
As Perspectivas Regulatórias e Institucionais no Próximo Quadriênio Luiz Guilherme Schymura de Oliveira São Paulo – SP 25 de novembro de 2002 \
“Agências Reguladoras: Avaliação de Performance e Perspectivas” Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel Luiz Guilherme Schymura de Oliveira Brasília,
Última atualização: 06/07/2015 Material de uso restrito TELEBRAS: Universalização da Banda Larga 07/07/2015.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÔMICA E ACOMPANHAMENTO DE MERCADO AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão da Amazônia, Integração.
1 Painel IV Universalização, rentabilidade e competitividade no setor de Telecomunicações A perspectiva de um Operador SMC/banda B Arnaldo F. Tibyriçá.
1ª Reunião Técnica dos Gerentes Operacionais de Fiscalização – REGOF Gerência de Acompanhamento Abril / 2008.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
ANATEL DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA COMUNICAÇÕES MÓVEIS NO BRASIL TELEXPO WIRELESS 2002 SÃO PAULO – DE SETEMBRO DE 2002 Luiz Tito Cerasolli Conselheiro.
Transcrição da apresentação:

ANATEL Antonio Carlos Valente Conselheiro Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL “OS DESAFIOS DA AGÊNCIA” BRASÍLIA – BALANÇO 2003

ANATEL Universalização Competição QUALIDADE MODELO BRASILEIRO

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO ACESSOS EM SERVIÇO (em milhões)

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO TELEDENSIDADE Acessos por 100 habitantes

ANATEL PERFIL DOS DOMICÍLIOS PNAD TELEFONE19,822,425,527,932,037,658,9 CELULAR ,8 TELEVISÃO75,881,184,486,287,587,889,0 COMPUTADOR ,6

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO % LARES COM TELEFONE NA REGIÃO III Fonte: Marplan Brasil Pesquisas Ltda - Dez/99 e Telefônica

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO TAXA DE DIGITALIZAÇÃO – (%)

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO TELEFONES PÚBLICOS - TUP’s (em milhões)

ANATEL DESAFIOS DA ANATEL PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO AS REDES DE INFORMAÇÃO

ANATEL FORMAS DE ATUAR NOVOS CONTRATOS DE CONCESSÃO (PST`S);NOVOS CONTRATOS DE CONCESSÃO (PST`S); SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS (SCD);SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS (SCD); NOVOS PLANOS PARA REDES DISCADAS.NOVOS PLANOS PARA REDES DISCADAS.

ANATEL SERVIÇOS MÓVEIS ACESSOS EM SERVIÇO – DENSIDADE Acessos por 100 habitantes

ANATEL SERVIÇOS MÓVEIS RELAÇÃO PÓS-PAGO x PRÉ-PAGO - % Pré-Pago Pós-Pago 76,2%

ANATEL SERVIÇOS MÓVEIS TELEDENSIDADE TELEFONIA MÓVEL DISTRITO FEDERAL2,954,772,0 2. RIO DE JANEIRO0,838,645,4 3. RIO GRANDE DO SUL0,630,840,0 4. MATO GROSSO DO SUL0,221,932,9 5. SÃO PAULO0,824,831,5 6. MATO GROSSO0,219,427,3 7. SANTA CATARINA0,521,926,6 8. GOIÁS0,619,226, PARAÍBA0,210,214,6 24. BAHIA0,39,912,8 25. TOCANTINS0,18,912,0 26. MARANHÃO0,16,49,1 27. PIAUÍ0,16,39,1 BRASIL0,520,326,2

ANATEL TELEDENSIDADES COMPARADAS ESTADO FIXO 1994 FIXO 2003 CELULAR 2002 CELULAR DISTRITO FEDERAL 24,938,854,772,0 2. RIO DE JANEIRO 11,832,638,645,4 3. RIO G. DO SUL 7,126,030,840,0 4.MATO G. DO SUL 8,024,021,932,9 5. SÃO PAULO 13,432,924,831,5 6.MATO GROSSO 5,519,219,427,3 7.SANTA CATARINA 7,927,421,926,6 8.GOIÁS6,423,419,226, PARAÍBA4,011,310,214,6 24.BAHIA3,812,59,912,8 25.TOCANTINS-12,38,912,0 26.MARANHÃO2,19,16,39,1 27.PIAUÍ3,27,66,29,1 BRASIL8,022,220,326,2

ANATEL TECNOLOGÍAS EMPREGADAS (%) TOTAL EM 2003 = ,3

ANATEL GRUPOS ECONÔMICOS TOTAL EM 2003 = ,3

ANATEL DESAFIOS DA ANATEL PROMOVER UM MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES MÓVEIS SAUDÁVEL, CONSIDERANDO: UM CENÁRIO ALTAMENTE COMPETITIVO; A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA IMPERATIVA; UMA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA EQUILIBRADA.

ANATEL FORMAS DE ATUAR NOVAS LICITAÇÕES;NOVAS LICITAÇÕES; INCENTIVO AO COMPARTILHAMENTO;INCENTIVO AO COMPARTILHAMENTO; NOVAS GERAÇÕES TECNOLÓGICAS;NOVAS GERAÇÕES TECNOLÓGICAS; MEDIAÇÃO, ARBITRAGEM....MEDIAÇÃO, ARBITRAGEM....

ANATEL SERVIÇOS MULTIMÍDIA AUTORIZAÇÕES POR SERVIÇOS MODALIDADE DE SERVIÇO SERVIÇO DE COM. DADOS (Ant. à LGT)32 SERVIÇO DE REDE E TRANSPORTE – SRTT32 31 SERVIÇO ESP. REPET. SINAIS DE TV & VÍDEO34444 SERVIÇO ESP. REPET. SINAIS DE ÁUDIO34444 SERVIÇO DE LINHA DEDICADA34444 SERVIÇO DE REDE COMUTADA POR PACOTE35544 SERVIÇO DE REDE COMUTADA POR CIRCUITO34444 SERVIÇO DE REDE ESPECIALIZADO SERVIÇO DE CIRCUITO ESPECIALIZADO SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA66195 TOTAL DE AUTORIZAÇÕES Serviço instituído pela RES. 272, de 09/08/01 Serviço descontinuado

ANATEL COMPETIÇÃO NO MERCADO LDN (% EM 2003)

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO COMPETIÇÃO NO MERCADO Minutos Tarifados Nacionais – LDN

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO COMPETIÇÃO NO MERCADO Minutos Tarifados Internacionais – LDI

ANATEL SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO PARTICIPAÇÃO (%) POR REGIÃO DO PGO Acessos em Serviço Região I Região II Região III

ANATEL MERCADO DE BANDA LARGA (MILHARES DE ACESSOS) ADSL TOTAL

ANATEL DESAFIOS DA ANATEL PROMOVER O INCREMENTO DA COMPETIÇÃO NO MERCADO LOCAL E A EXPANSÃO DO MERCADO DE BANDA LARGA.

ANATEL FORMAS DE ATUAR PROMOVER A DESAGREGAÇÃO DE REDES;PROMOVER A DESAGREGAÇÃO DE REDES; REGULAMENTAR NUMERAÇÃO, PORTABILIDADE, EILD....REGULAMENTAR NUMERAÇÃO, PORTABILIDADE, EILD.... IMPLANTAR O SCD;IMPLANTAR O SCD; NOVOS CONTRATOS DO STFC;NOVOS CONTRATOS DO STFC; INCENTIVAR O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA REDE DE ACESSO (WLL, CATV, PLN, MMDSD.... );INCENTIVAR O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA REDE DE ACESSO (WLL, CATV, PLN, MMDSD.... ); MEDIAR, ARBITRAR.....MEDIAR, ARBITRAR.....

ANATEL AÇÕES PRÓ-COMPETIÇÃO E NOVOS CCs HOJE - GESTÃO DOS CONFLITOS COFATURAMENTO INTERCON., EILD E DESAGREG. DETRAF –TRÁFEGO INTERNET –CHAMADA VIA TUP, SMP.. –CADASTRO DESCONTOS E PROMOÇÕES INÍCIO DA TRANSIÇÃO DIRETRIZES MOD. DE CUSTOS DEFINIÇÃO DAS ÁREAS LOCAIS REGULAMENTAÇÃO: EILD, DESAGREGAÇÃO, REVENDA, PGMC; PORTABILIDADE... PLANO DE CONTAS E SEPARAÇÃO CONTÁBIL TUs BASEADAS EM CUSTO DE LP PRODUTIVIDADE COM OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS NOVOS CCs IST - ÍNDICE COMPOSTO PRODUTIVIDADE SIMPLIFICADA RETAIL BASED NAS TUs CONVERSÃO PULSO-MINUTO RACIONALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS TARIFÁRIAS LDN NOVA REG. DO STFC

ANATEL MACRO-ATIVIDADES DA PRORROGAÇÃO INTER-RELACIONAMENTO Aprop. Contábil/ Plano de Contas Modelo de Custos IST Índice de atualização das tarifas Produtividade Simplificada Produtividade com otimização dos custos TU-RL/TU-IU considerando modelo de custo de longo prazo Desagreg., EILD Conversão pulso-minuto Estr. Tarif. LDN e LDI DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS Revenda ÁREAS LOCAIS PGMC NOVA REG. STFC

ANATEL CRONOGRAMA PRELIMINAR PROD. SIMPL. CONVERSÃO PULSO-MINUTO ESTRUTURA TARIFÁRIA LDN E LDI NOVA REGULAMENTAÇÃO STFC celebração EILD REVENDA ÁREAS LOCAIS PGMC DESAGREG.

ANATEL SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA TV POR ASSINATURA MILHÕES DE ASSINANTES

ANATEL SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA TV POR ASSINATURA - DENSIDADE Assinaturas por 100 domicílios

ANATEL SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA TELEDENSIDADE TV POR ASSINATURA DISTRITO FEDERALND15,915,5 2. RIO DE JANEIROND13,813,7 3. SÃO PAULOND13,313,0 4. SANTA CATARINAND8,9 5. RIO GRANDE DO SULND8,58,7 6. MATO GROSSO DO SULND4,4 7. MATO GROSSOND3,8 8. GOIÁSND3, PARAÍBAND3,12,6 24. BAHIAND2,82,6 25. MARANHÃOND1,5 26. TOCNATINSND1,2 27. PIAUÍND1,1 BRASIL1,17,77,6

ANATEL DESAFIOS DA ANATEL PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE TV POR ASSINATURA EM CLASSES SOCIAIS DE MENOR RENDA.

ANATEL FORMAS DE ATUAR CONTRIBUIR PARA A REVISÃO DO MODELO INSTITUCIONAL ;CONTRIBUIR PARA A REVISÃO DO MODELO INSTITUCIONAL ; REGULAMENTAR ALTERNATIVAS DE COMPLEMENTARIEDADE DE REDES;REGULAMENTAR ALTERNATIVAS DE COMPLEMENTARIEDADE DE REDES; REGULAMENTAR O USO DE TÉCNICAS DIGITAIS PARA SERVIÇOS MMDS;REGULAMENTAR O USO DE TÉCNICAS DIGITAIS PARA SERVIÇOS MMDS; INCENTIVAR O USO DAS REDES PARA MÚLTIPLOS SERVIÇOS.INCENTIVAR O USO DAS REDES PARA MÚLTIPLOS SERVIÇOS.

ANATEL EVOLUÇÃO DAS CHAMADAS ATENDIDAS NO CALL CENTER (em milhões) * A partir de novembro

ANATEL RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS LIGAÇÕES ATENDIDAS 2002 – TOTAL – TOTAL ,5 MIL USUÁRIOS ,0 MIL USUÁRIOS

ANATEL RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE MILHÕES DE ASSINANTES COM ACESSO AO CALL CENTER

ANATEL NÚMERO DE RECLAMAÇÕES MENSAIS POR MILHÃO DE ASSINANTES

ANATEL RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE RECLAMAÇÕES POR SERVIÇO 2002 – TOTAL – TOTAL STFCSMCSMPTVAOutros ,5 MIL USUÁRIOS ,0 MIL USUÁRIOS

ANATEL DESAFIOS DA ANATEL DEFENDER O INTERESSE DOS CONSUMIDORES, APRIMORANDO O NÍVEL DE QUALIDADE E ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS E MELHORANDO OS CANAIS DO REGULADOR COM A SOCIEDADE.

ANATEL FORMAS DE ATUAR INTENSIFICAR AS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO;INTENSIFICAR AS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO; INTENSIFICAR AS AÇÕES GERENCIAIS COM OS PRESTADORES DE SERVIÇO;INTENSIFICAR AS AÇÕES GERENCIAIS COM OS PRESTADORES DE SERVIÇO; TORNAR EFETIVO O ATENDIMENTO PRESENCIAL;TORNAR EFETIVO O ATENDIMENTO PRESENCIAL; INTENSIFICAR OS CONTATOS COM OS PROCONS, MP E SNDC;INTENSIFICAR OS CONTATOS COM OS PROCONS, MP E SNDC; APRIMORAR A SISTEMÁTICA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS.APRIMORAR A SISTEMÁTICA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS.

ANATEL GESTÃO ORGANIZACIONAL FORÇA TRABALHO POR ORIGEM Por origem Procuradores Requisitados Telebrás Requisitados MC Requisitados outros órgãos Pessoal específico Contratos temporários Nomeados Total

ANATEL GESTÃO ORGANIZACIONAL QUADRO POR ATIVIDADE

ANATEL GESTÃO ORGANIZACIONAL DISTRIBUIÇÃO DOS SERVIDORES POR FAIXA ETÁRIA

ANATEL DESAFIOS DA ANATEL REFORMULAR O QUADRO DE PESSOAL DA AGÊNCIA SEM DESCONTINUIDADES OU PERDA DE QUALIDADE.

ANATEL FORMAS DE ATUAR REALIZAR O CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO DOS NOVOS SERVIDORES NO MENOR PRAZO POSSÍVEL;REALIZAR O CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO DOS NOVOS SERVIDORES NO MENOR PRAZO POSSÍVEL; PROMOVER A CAPACITAÇÃO DOS NOVOS SERVIDORES, BEM COMO SUA ADAPTAÇÀO AO TRABALHO;PROMOVER A CAPACITAÇÃO DOS NOVOS SERVIDORES, BEM COMO SUA ADAPTAÇÀO AO TRABALHO; PROMOVER A TRANSIÇÃO DE FORMA SERENA E ORDENADA ;PROMOVER A TRANSIÇÃO DE FORMA SERENA E ORDENADA ; IMPLEMENTAR A REESTRUTURAÇÃO DA AGÊNCIA, MELHORANDO OS MÉTODOS DE TRABALHO.IMPLEMENTAR A REESTRUTURAÇÃO DA AGÊNCIA, MELHORANDO OS MÉTODOS DE TRABALHO.

ANATEL CONVERGÊNCIA: DEFINIÇÃO USUAL CAPACIDADE DE OFERECER ESSENCIALMENTE O MESMO CONJUNTO DE SERVIÇOS EM DIFERENTES PLATAFORMAS DE REDE. EM OUTRAS PALAVRAS, A INTEGRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE VOZ, VÍDEO, DADOS E TEXTOS EM UMA ÚNICA DADOS E TEXTOS EM UMA ÚNICA REDE CONVERGENTE.

ANATEL CONVERGÊNCIA DE DE REDES E SERVIÇOS Algumas questões a serem examinadas CONVERGÊNCIA 2. Redução da efetividade das principais alavancas regulatórias 3. Aumento no número de conflitos entre provedores de serviços 4. Aumento nos custos de fiscalizaçào 5. Redução da “vida útil”da regulamentação 1. Aumento da vulnerabilidade da regulamentação 6. Aumento na pressão dos consumidores sobre o órgão regulador 7. Aumento na complexidade e custo da regulamentação

ANATEL TAXAS DE CRESCIMENTO DA TELEFONIA FIXA NOS ESTADOS UNIDOS TAXAS DE CRESCIMENTO DA TELEFONIA FIXA NOS ESTADOS UNIDOS

ANATEL TAXAS EUROPÉIAS COMPARADAS TELEFONIA FIXA TELEFONIA MÓVEL »FRANÇA; »ALEMANHA; »REINO UNIDO; »ITÁLIA; »ESPANHA; »SUÉCIA; »NORUEGA; »FINLÂNDIA e »DINAMARCA.

ANATEL CRESCIMENTO DE LINHAS FIXAS NO BRASIL % DE CRESCIMENTO ANUAL

ANATEL CRESCIMENTO DO TRÁFEGO LOCAL (PULSOS POR ACESSO FIXO EM SERVIÇO)

ANATEL CRESCIMENTO DE LINHAS MÓVEIS NO BRASIL % DE CRESCIMENTO ANUAL SMP E SMC

ANATEL ACESSOS FIXOS E CELULARES (milhões)

ANATEL DESAFIOS DA ANATEL ACOMPANHAR O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA, ADAPTANDO A REGULAMENTAÇÃO QUANDO NECESSÁRIO, CRIANDO NOVAS OPORTUNIDADES, NÃO SENDO ÓBICE A INOVAÇÃO E O INVESTIMENTO.

ANATEL FORMAS DE ATUAR ACOMPANHAR OS MOVIMENTOS DOS REGULADORES MAIS CONCEITUADOS;ACOMPANHAR OS MOVIMENTOS DOS REGULADORES MAIS CONCEITUADOS; CONTAR COM O APOIO DE CONSULTORES ESPECIALIZADOS;CONTAR COM O APOIO DE CONSULTORES ESPECIALIZADOS; PROMOVER A REESTRUTURAÇÃO DA AGÊNCIA CONSIDERANDO A CONVERGÊNCIA ;PROMOVER A REESTRUTURAÇÃO DA AGÊNCIA CONSIDERANDO A CONVERGÊNCIA ; CAPACITAR O QUADRO DE PESSOAL PARA ESTE NOVO CENÁRIO;CAPACITAR O QUADRO DE PESSOAL PARA ESTE NOVO CENÁRIO; TRABALHAR PROCURANDO A AGILIDADE E A TRANSPARÊNCIA.TRABALHAR PROCURANDO A AGILIDADE E A TRANSPARÊNCIA.

ANATEL MUITO OBRIGADO BALANÇO 2003