@ Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Rosa Maria Fischi Zani Alexandre Merlos-Ruiz Ana Cristina Ponciano da Silva Maria Cláudia Pestana Rosângela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Universidade Federal de Santa Catarina
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
Gerenciador de bases de dados
Sistemas automatizados de recuperação e disseminação da informação
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
APLICAÇÕES DE RBC EM NUTRIÇÃO
II Reunião Comitê Gestor SciELO Livros Tecnologias envolvidas no processamento, armazenamento, recuperação e interoperação São Paulo, 14 de julho de.
Metodologia Versão 2 FSRS.
TUTORIAL São Paulo É um gerenciador gratuito de citações e referências Possui duas versões: Web e Desktop Funciona como uma rede social (podem ser.
TUTORIAL São Paulo É um gerenciador gratuito de citações e referências Possui duas versões: Web e Desktop Funciona como uma rede social (podem.
Tutorial.
Apresenta.
TUTORIAL São Paulo É um gerenciador gratuito de citações e referências Possui duas versões: Web e Desktop Funciona como uma rede social (podem.
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
TUTORIAL São Paulo É um gerenciador gratuito de citações e referências Possui duas versões: Web e Desktop Funciona como uma rede social (podem ser.
Vortex 2005.
Gerenciamento de conteúdo na ALESP
Gerenciamento de Recurso Eletrônico VTLS Americas 2005.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin.
Apresentação. Notas & Novidades Este quadro tem a finalidade de oferecer Informações, Notas e Novidades na área de Normalização Técnica Na barra de ferramentas,
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
Camada de sessão, apresentação e aplicação
Solicitação de Contratos
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Documentação de Software
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
Qualidade de Produto ISO 14598
Sistemas de Informação
Capture Gestão de Captura Mais produtividade com menos papel.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
PHL - Personal Home Library Não é um “software”, é uma aplicação Web que gera hipertextos a partir de informações armazenadas em bases de dados CDS/ISIS©Unesco.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
VI Congresso de Arquivologia do Mercosul1 Sistema Eletrônico de Arquivos Históricos da Unicamp Equipe Técnica SIARQ, CCUEC e AEL.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Fator de Impacto Luciana Pizzani.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
REDES DE COMPUTADORES Camada de sessão, apresentação e aplicação
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
 Trabalho realizado por:  Francisco de Assis Marinho Lanza;  Simone Martins Rodrigues;  Tânia Moraes Nascimento da Fonseca.
MÓDULO DE PERIÓDICOS Capacitação no Uso do SABi
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
MENU DE SERVIÇOS WEB Capacitação no Uso do SABi
© 2007 IDC Gerenciamento do Ciclo de Vida de TecnoIogia da Informação em Bibliotecas Digitais Fátima Aparecida Colombo Paletta Divisão de Biblioteca e.
Transcrição da apresentação:

@ Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Rosa Maria Fischi Zani Alexandre Merlos-Ruiz Ana Cristina Ponciano da Silva Maria Cláudia Pestana Rosângela Rodrigues Pereira Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Biblioteca Virginie Buff D’Ápice Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil São Paulo - 18 a 20 de setembro de segundos para o próximo slide

2 / 4 Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Rosa Maria Fischi Zani :: Alexandre Merlos-Ruiz :: Ana Cristina Ponciano da Silva :: Maria Cláudia Pestana :: Rosângela Rodrigues Pereira Este trabalho descreve a criação de um sistema de gerenciamento eletrônico de coleções seriadas capaz de agregar todas as informações referentes aos títulos e aquisição, substituindo o antigo kardex manual. Desenvolvido em CDS-ISIS e dividido em módulos, o sistema e a metodologia empregada oferecem maior flexibilidade na implantação e permitem um efetivo e ágil controle do acervo. O CDS-ISIS foi escolhido por ser versátil (fornece inúmeros produtos e pode ser executado em diferentes sistemas operacionais); oferecer busca textual baseada em índices (similar ao índice de um livro; busca mais ágil e eficiente); ser compatível com o formato MARC 21 e linguagem de marcação XML (metadados); possibilitar o uso dos protocolos Z39.50 e Open Archives Initiative - OAI (utilizados para pesquisa unificada em diferentes bases de dados em redes de computadores distribuídos); utilizar padrão ISO2790 (formato de importação/exportação de dados) e inserção de dados em ambiente de rede com suporte a multiusuários. Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil São Paulo - 18 a 20 de setembro de 2007 ::. 50 segundos para o próximo slide10 segundos restantes Figura 1 – Tela principal do kardex eletrônico

3 / 4 Módulos: Fornecedor – dados cadastrais dos fornecedores, editoras e entidades publicadoras; Título – dados referentes à publicação, incluindo ISSN - impresso e on-line, endereço, remissivas etc.; Coleção – registro de cada fascículo/volume, contendo número de tombo, para inventário automatizado, status do fascículo/volume, número do ofício de cobrança etc.; Aquisição – registro por assinatura, gerando histórico de cada pagamento, fornecedor etc.; Estão previstos novos módulos, agregando outras atividades e/ou procedimentos: Seleção – armazena as sugestões para aquisição de títulos e status da solicitação; Qualificadores – reúne dados que qualificam o periódico, como: bases de dados que indexam o título, classificação Qualis/Capes, fatores de impacto SciELO e ISI, mantendo histórico anual. Kardex eletrônico Títulos Fornecedores Coleção Aquisição Rosa Maria Fischi Zani :: Alexandre Merlos-Ruiz :: Ana Cristina Ponciano da Silva :: Maria Cláudia Pestana :: Rosângela Rodrigues Pereira Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil São Paulo - 18 a 20 de setembro de 2007 ::. 50 segundos para o próximo slide10 segundos restantes Figura 2 – Estrutura e fluxo de informações entre os módulos

4 / 4 Este sistema eletrônico de gerenciamento, fruto de intenso trabalho, agiliza e torna mais eficaz o processo de controlar coleções híbridas, além de ser uma importante conquista para atingir os ideais de qualidade almejados. O modelo proposto, entretanto, não é estático, ou seja, permite modificações e ajustes para agregar outras atividades e/ou procedimentos. Está em estudo, também, o emprego deste sistema para gerar estatísticas de uso da coleção e inventário automatizado, utilizando os códigos de barras contidos nos fascículos/volumes. Assim, será possível obter informações detalhadas sobre áreas da coleção que precisam ser implementadas, bem como orientar e embasar decisões estratégicas/administrativas, além de oferecer suporte no planejamento físico do acervo. Rosa Maria Fischi Zani :: Alexandre Merlos-Ruiz :: Ana Cristina Ponciano da Silva :: Maria Cláudia Pestana :: Rosângela Rodrigues Pereira Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil São Paulo - 18 a 20 de setembro de 2007 ::. 50 segundos para o próximo slide10 segundos restantes Figura 3 – Planilha de entrada de dados – módulo Títulos