PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO Comissão de Responsabilidade Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. Compromisso Catamare (105); 87/17 (interior).
Advertisements

CADASTRO ÚNICO: O que é e para que serve publicado em 02/07/ h59 O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
A antiga “Várzea do Carmo” hoje é conhecida como “Baixada do Glicério”
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Conselho Gestor de Tecnologia da Informação NOVAS PERSPECTIVAS DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA NA AUTOMAÇÃO DO JUDICIÁRIO Des. Jorge Henrique Schaefer Martins.
2 A relevância da atuação do Leiloeiro Oficial em nossa sociedade.
Plano Plurianual - PPA Julho | DIRETORIAASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Amparo Legal Constituição Federal – art. 165 Leis de iniciativa do.
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Licitações Sustentáveis ASPECTOS PRÁTICOS- OBRAS PÚBLICAS AGU/PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP AGOSTO/2011.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Agenda regulatória dos resíduos sólidos 1 AUDIÊNCIA PÚBLICA Política Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Diógenes Del Bel Diretor.
Ações em Logística Reversa em São Paulo Eng° Flávio de Miranda Ribeiro Assistente Executivo da Vice-Presidência da CETESB Soluções para o lixo: a nova.
Aspectos jurídicos da Coleta Seletiva Solidária Teresa Villac Pinheiro Barki Advogada da União CJU – SP NESLIC - CGU.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
- 5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente. OBJETIVO GERAL Promover entre os membros e servidores do Ministério Público, a reflexão sobre os problemas.
Conselhos de Consumidores Daniel Mendonça
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
A ERRADICAÇÃO DE LIXÕES E INCLUSÃO SOCIAL DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. O papel das instituições federais e do Ministério das Cidades MINISTÉRIO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
TRAJETÓRIA DOS CATADORES EM BH. A SITUAÇÃO NOS ANOS 80 Catação nas ruas Moradia e triagem de materiais recicláveis sob as marquises e viadutos da cidade.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Projeto de Coleta Seletiva Interna SEMADUR Isabel Cristina Penteado Rezende Tatiane Valdes Franco Oliveira.
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
FONTES ATORES CENÁRIOS e ATIVIDADE EMPRESÁRIA PROF. WILIAM CARVALHO.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
1 Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
Artesanato Políticas Culturais.
Audiência Pública: Logística Reversa. Foi instituída pela Lei /10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados.
Plano de Logística Sustentável Gestão de Material Permanente Brasília- Região Norte e Estado de Goiás Responsável: José Ronaldo Nunes Gestor: Jonatan.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
twitter.com/funasa PROGRAMA DE APOIO ÀS ASSOCIAÇOES E COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Competências Termo de Cooperação.
Transcrição da apresentação:

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO Comissão de Responsabilidade Social

Comissão de Responsabilidade Socioeconômica e Ambiental - criada em 2004 (Portaria GP61/2004) Agente da CRS na unidade de lotação  MULTIPLICADOR É o elo de ligação, o agente sensibilizador, através do qual se proporciona a consequente transformação coletiva através do engajamento de todos os magistrados e servidores Seção de Responsabilidade Socioeconômica e Ambiental Ato da Presidência 43/2010, Art. 94 vinculada a SGP, execução das atividades propostas pela CRS

›Comprometimento ›Cooperação ›Ética ›Inovação ›Respeito ›RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ›Transparência PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do TRT9ª

AÇÕES AMBIENTAIS

1 - COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA › EDITAL CLÁUSULA QUARTA - ATRIBUIÇÕES DO TRIBUNAL - Disponibilizar à ASSOCIAÇÃO os resíduos recicláveis descartados, preferencialmente em embalagens separadas e coloridas de acordo com o código internacional de cores da Coleta Seletiva - Permitir acesso às instalações do TRIBUNAL dos responsáveis pela coleta dos resíduos - Designar servidor com atribuições específicas de fiscalização e avaliação do Termo de Compromisso › PESAGEM DE MATERIAL TERMO DE COMPROMISSO

DA ASSOCIAÇÃO - I (...) - II (...) - III (...) etados no TRIBUNAL, converter os resíduos recicláveis em recursos financeiros que deverão ser aplicados em prol da coletividade dos catadores que compõem a ASSOCIAÇÃO - IV Emitir comprovante mensal do montante do material coletado, contendo a quantidade recolhida em cada cidade, e os respectivos valores obtidos, em reais - V (...) - VI Permitir a fiscalização, a qualquer tempo, das atividades pertinentes á ASSOCIAÇÃO, por representantes designados pelo TRIBUNAL, a fim de fiscalizar os termos deste Termo de Compromisso.

Ofício Circular CRS 136/2010 (18/10/2010) “Deverão ser encaminhadas mensalmente, pelas unidades judiciárias do interior, as informações dos quantitativos dos resíduos recicláveis coletados. As informações devem englobar a pesagem do material reciclado coletado (em KG) e o valor financeiro auferido pela comercialização do mesmo (em R$)” Dr. Ney José de Freitas e Dra.Ana Carolina Zaina

105 unidades na Capital  resíduos destinados às associações 80 unidades no Interior  17 destinam a associações de catadores (21,25%)

UNIDADE COOPERATIVA/ASSOCIAÇÃO

CURITIBA e Região Metropolitana ITEMASSOCIAÇAOPESO (KG)R$ PapelCATAMARE44.170,10 19,285,40 PlásticoCATAMARE5.711, ,55 MetalCATAMARE201,40 352,01 SucataCATAMARE480, ,29 TOTALCATAMARE50.563, ,25 RESULTADOS

2- CONSUMO CONSCIENTE Campanha “Adote seu copo” Uso de papel reciclado (despacho ADG 1112/2009) Impressão em frente e verso (Portaria SGP 130/2008) Correto descarte de lâmpadas fluorescentes 3 - DESTRUIÇÃO DE DOCUMENTOS SIGILOSOS Autos findos encaminhados para empresa fragmentadora de papel com posterior venda do material e doação do valor as associações de catadores ( Decretos nº /1990 e 5.940/2006)

Decreto /1990 “Regulamenta, no âmbito da Administração Pública Federal, o reaproveitamento, a movimentação, a alienação e outras formas de desfazimento de material” 5 - DESCARTE DE MOBILIÁRIO E BENS INSERVÍVEIS Decreto / DOAÇÃO DE INSUMOS DE INFORMÁTICA INUTILIZÁVEIS 6 - DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DECORRENTES DE REFORMA E CONSTRUÇÃO CIVIL Ofício CRS 51/2011 (02/05/2011) Despacho SGP 398/ destinação destes resíduos às associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, cadastradas junto ao Tribunal desde que manifestado interesse; Divulgação pela ASCOM

INCLUSÃO SOCIAL

1 - INCLUSÃO DIGITAL -Projeto Roberto Dala Barba CURITIBA Pessoas com deficiência – surdos Parceria com a Universidade Livre para a Eficiência Humana – UNILEHU INTERIOR Curso de microinformática em MARINGÁ – 7 alunos Familiares dos prestadores de serviço terceirizado

2 - LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais Resolução CSJT nº 64/2010: “Dispõe sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e a capacitação de servidores no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus para atendimento de pessoas surdas” Capacitação de até 5% do total de servidores do quadro efetivo OU ao menos, 1 (um) servidor habilitado no atendimento em LIBRAS nas Secretarias dos TRTs e nas Secretarias das VTs, podendo, nestas últimas, limitar-se a 1 (um) servidor para cada grupo de dez Varas do Trabalho CURITIBA 22 alunos matriculados no Curso Básico Reciclagem de 7 alunos formados no Curso Intermediário Previsto para o 2º semestre  Curso Avançado (08 alunos)

3 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER 4 - DIA MUNDIAL DO TRABALHO

PERMANENTES CAMPANHA PERMANENTE DO QUILO CAMPANHA FARMÁCIA SOLIDÁRIA CAMPANHA BIBLIOTECA SOLIDÁRIA CAMPANHAS DE AÇÃO SOCIAL SAZONAIS CAMPANHA DE PÁSCOA CAMPANHA DE INVERNO CAMPANHA DO DIA DAS CRIANÇAS CAMPANHA DE NATAL