Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PRODUÇÃO DE SEMENTES NO BRASIL E A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Advertisements

A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural destinada a discutir a elevação dos preços dos insumos e.
LEI DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES
Agricultura e risco Roberto Rodrigues Coordenador do GV Agro.
Julho/2008 Audiência Pública:
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC
Contrato Com o Futuro agronegócio é câmbio a ordem é garantir a segurança alimentar e exportar a produção excedente preparar terreno:OMC,ALCA, MERCOSUL.
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Diretor-Presidente da Embrapa
Área de Operações Indiretas
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Parcerias Embrapa – Exemplos
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Política Geral de Emprego (no âmbito da Agenda Nacional de Trabalho Decente): Proposta para discussão de necessidades, opções e prioridades Armand F. Pereira.
Programa “Plante Refugio”
Tecnologia e Produção de Sementes
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
LINHAS DE CRÉDITO PARA A SILVICULTURA OUTUBRO 2005 Guaíba Rogério Augusto de Wallau Vice-Presidente da CAIXARS SENAR/FARSUL-ARACRUZ.
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
1 Análise comparativa entre Agro negócio e Agrossustento Pesquisas do setor privado Domínio de corporações Monopólio de patentes Controle da base biológica.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Seminário Avançado - Eletiva A
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
Secretário Adjunto de Política Econômica Fernando de Holanda B. Filho Crescimento e Inovação.
ELEMENTOS DE UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO
Aspectos econômicos da produção de milho transgênico
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Fundamentos em Agronomia
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão.
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS Brasília, 08 de agosto de 2013 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
Audiência Pública - Comissão de Agricultura e Reforma agrária Silvia de Toledo Fagnani Ligabó Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa.
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 Antonio Andrade Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília – DF, 26 de setembro de 2013.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Ângelo Bressan Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply) Agosto de 2007 Os Biocombustíveis.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas
Transcrição da apresentação:

Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José Américo Pierre Rodrigues - Presidente Brasília, 16 de julho de 2015

QUEM SOMOS Fundada em 1972, a ABRASEM é uma organização privada que representa todos os segmentos do setor de sementes e mudas do Brasil.

NOSSOS ASSOCIADOS

O QUE FAZEMOS O principal objetivo da ABRASEM é dar suporte a Indústria de Sementes com foco em quatro áreas: 1.Questões regulatórias que afetem a indústria de sementes; 2.Desenvolvimento e disponibilização de novas tecnologias; 3.Proteção da Propriedade Intelectual; 4.Comunicação e educação.

ATUAÇÃO INTERNACIONAL ABRASEM representa o Setor de Sementes Brasileiro junto as principais Associações Internacionais de Sementes O Sistema Internacional de Sementes ISF – International Seed Federation SAA – Seed Association of the Americas FELAS – Federação Latino Americana de Sementes

MARCO REGULATÓRIO Produção e Comércio Lei de Sementes e Mudas ( de 05/08/03) Decreto de Sementes e Mudas (5.153 de 23/07/04) Propriedade Intelectual Lei de Patentes (9.279 de 14/05/96) Lei de Proteção de Cultivares (9.456 de 25/04/97) Biossegurança e Biotecnologia Lei de Biossegurança ( de 24/03/2005)

CARACTERÍSTICAS RECENTES DA INDÚSTRIA DE SEMENTES  Aprovação de Marcos Legais / Normatização;  Entrada de Grupos de Produtores organizados e da Indústria Química;  Mercado mais concentrado e competitivo: Empresas e Produtos;  Maior variedade de cultivares disponibilizadas ao Agricultor;  Aumento na taxa de adoção de Biotecnologia;  Necessidade de maiores investimentos e profissionalização para se manter competitivo;

COMO SE FAZ UMA SEMENTE? Germoplasma Anos AVANÇO DE GERAÇÕES TESTE DE PROGENIA 10 TESTES PRELIMINARES DE LINHAGESNS VCU PLANEJAMENTO E CRUZAMENTOS VCU REGISTRO Fonte: SOUZA, P. I. M. et al.

Anos AVANÇO DE GERAÇÕES TESTE PROGENIA 10 TESTES PRELIMINARES DE LINHAGESNS VCU PLANEJAMENTO E CRUZAMENTOS VCU REGISTRO Introgressão em germoplasma Pesquisa básica Tempo Incerto...?... Seleção de Evento Elite Produção de Eventos Prova de Conceito Produção de eventos Anos Fonte: SOUZA, P. I. M. et al. COMO SE FAZ UMA SEMENTE? “TRAIT”+ GERMOPLASMA

EVOLUÇÃO DO NUMERO DE REGISTROS DE CULTIVARES DE MILHO Fonte: MAPA/RNC

EVOLUÇÃO DO NUMERO DE REGISTROS DE CULTIVARES DE SOJA Fonte: MAPA/RNC

Evolução na Taxa de Utilização de Sementes (TUS) no Brasil

EVOLUÇÃO DA AREA PLANTADA, PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE DE SOJA NO BRASIL Fonte: Conab

EVOLUÇÃO DA AREA PLANTADA, PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE DE MILHO NO BRASIL Fonte: Conab

EVOLUÇÃO DA BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA NO BRASIL - ha Fonte: Céleres Safra 2014/15

Fonte: Céleres Safra 2014/15 EVOLUÇÃO DA BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA NO BRASIL - %

REFLEXOS PARA O AGRICULTOR Maior facilidade operacional no manejo da cultura; Maior leque de opções de cultivares e tecnologias; Maior comodidade no manejo integrado de pragas; Maiores ganhos em produtividade e renda; Benefícios ao meio ambiente: Menor utilização de água; Redução na utilização de combustíveis e agroquímicos; Redução nas emissões GEE.

Venda de sementes Royalties Licenciamento Pesquisa Geração de Tecnologia Produtor de Sementes Multiplicação de Tecnologia Produção agrícola Demanda Tecnologia Uso das Tecnologias Benefícios Benefícios Compra de sementes Sustentabilidade do Setor

LPC – Motivações para Alterações: início das discussões com o MAPA (2002) Metas governamentais para aumento da produção agrícola; Melhorar segurança ao empreendedor, aos investimentos e à inovação; Necessidade de fortalecimento da Propriedade Intelectual em variedades vegetais, para garantir a sustentabilidade da pesquisa; Atrair investimentos, conhecimento e tecnologias estrangeiras para o país; Atrair investimentos nacionais privados para a pesquisa de melhoramento vegetal;

LPC – Pontos importantes Alcance do Direito de Proteção: estender ao produto final; Exceções ao Direito de Proteção (“Uso Próprio”): limitar aos pequenos. Põe em risco a sobrevivência da pesquisa; Penalidades: Penas severas para coibir a pirataria; Melhoria dos processos administrativos atuais (otimizar recursos, reduzir etapas, aumentar credibilidade, segurança jurídica e transparência).

Comentários Finais A semente é o insumo básico e vital em qualquer sistema de produção agrícola. É fundamental para a produção de alimentos; O investimento na aquisição da Sementes compensa, pois o retorno é elevado. A Semente representa uma parcela pequena dentro do custo de produção; Ainda é preocupante a baixa taxa de utilização de sementes em culturas importantes, pois tem reflexos negativos diretos em todo o sistema (algodão: 57%, arroz: 52%, feijão: 19%, soja: 64%, trigo: 68%);

Comentários Finais Governo, Legisladores, obtentores, produtores de sementes e agricultores devem trabalhar juntos em busca de um ambiente de negócios que permita continuar atraindo novos investimentos, para geração de novas tecnologias, a serem disponibilizadas aos nossos agricultores; O combate à pirataria é prioridade: uso dos instrumentos legais + informação + educação; A manutenção do potencial competitivo da agricultura Brasileira, depende do uso de tecnologia e de semente certificada;