ENERGIA GEOTÉRMICA Aquíferos Extração de fluido Sistemas de vapor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
Advertisements

O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Energias renováveis… … o futuro.
Fontes e formas de energia
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
Energia Solar Marina Araújo 1º A.
E.B.I Padre Joaquim Flores
Fontes de Energia Ambientalmente Sustentáveis: O caso Geotérmico
Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS
ENERGIAS ALTERNATIVAS
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
FONTES DE ENERGIA.
TEMPO E CLIMA.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Escola Padre Vítor Melícias
Energias renováveis.
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Recursos Geológicos exploração sustentada
Gestão Sustentável dos Recursos
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Energia Geotérmica ENERGIA GEOTÉRMICA
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Energia Geotérmica Trabalho elaborado por: André Leal e José Adão.
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Aqüifero Guarani O maior manancial de água doce do mundo.
Usina Hidrelétrica.
As grandes questões ambientais atuais
Energia Geotérmica.
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR
Energias renováveis e não-renováveis
ENERGIA.
Fontes e formas de energia
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
alguns aspectos gerais
FONTES DE ENERGIA.
Professora: Ana Paula Diniz
Naíde Domingos Nº ºD.
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Alunos: João Pedro; Sávio
Energia Termoelétrica
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
ENERGIA Educação Tecnológica.
Energia Termoelétrica
Queima de Combustíveis fósseis
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Vulcanismo.
CALOR Transferência de energia
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Geração Geotérmica Graduando: Lucas da Cunha Ferreira
1. Nas usinas nucleares a energia liberada no processo de fissão nuclear é utilizada para ferver a água e produzir vapor. O vapor sob alta pressão incide.
CARVÃO VEGETAL e energia geotérmica
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos. 2 Exploração Sustentada de Recursos Geológicos  “A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente,
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA GEOTÉRMICA Aquíferos Extração de fluido Sistemas de vapor Usina geotérmica

Aquíferos Um aquífero é toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. São reservatórios subterrâneos de água formados por rochas com características porosas e permeáveis que retém a água das chuvas, que se infiltra pelo solo, e a transmitem, para que, abasteça rios e poços artesianos.

Aquíferos São através dos aquíferos que os cursos de águas superficiais (rios, lagos, nascentes, fontes, pântanos e afins) são mantidos estáveis e o excesso de água é evitado através da absorção da água da chuva. Como podem ser utilizadas como fonte de água para consumo, exigem cuidados para sua preservação afim de evitar a sua contaminação.

Aquíferos

Aquífero

Aquíferos Temperaturas encontradas no Aquífero Guarani, 35°C a 70°C, O Sistema Aquífero Guarani (SAG), localizado entre 12º e 35º de latitude Sul e 47º e 65º de longitude Oeste, O maior manancial de água doce subterrânea do mundo, estendendo-se por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Aquíferos Projetos visam o aproveitamento do potencial geotérmico do aquífero.

EXTRAÇÃO DE FLUÍDO É interessante notar em que condições um aquífero irá fluir espontaneamente se conectado com a superfície natural ou artificialmente por meio de uma perfuração.

EXTRAÇÃO DE FLUÍDO Se um buraco geotérmico ou uma fissura natural conectando o campo com a superfície e cheio de água é idealizado na forma de um longo tubo com paredes isolantes, aquecido por água fervente no fundo, é possível ver porque campos hipertérmcos algumas vezes fluem espontaneamente com a emissão de vapores.

EXTRAÇÃO DE FLUÍDO Se na parte mais baixa do tubo a água está fervendo, um pouco de vapor irá subir e encontrar um nível de coluna d’água mais fria. Por condensação o calor latente produzido irá aumentar a temperatura da água nesse nível , mas por causa da pressão hidrostática da água nesse nível ser um pouco menor , a água irá ferver a uma temperatura menor.

EXTRAÇÃO DE FLUÍDO Em principio esse processo ocorreria progressivamente . Se o vapor no topo da coluna de liquido pode ser somente ejetada através de uma superfície estreita, o vapor deve expelir para a atmosfera com alguma força.

EXTRAÇÃO DE FLUÍDO Campos geotérmicos secos fluiriam geralmente sem estímulos por causa da pressão do vapor adicionada com a pressão da água. Isso tem sido observado tanto nos geysers da Califórnia quanto em Lardarello que o vapor emitido é superaquecido ( de 10 °C nos geysers e muito mais de 70 °C em Lardarello).

EXTRAÇÃO DE FLUÍDO A taxa de extração de um campo geotérmico influencia na sua vida útil . Os campos geralmente explorados cautelosamente no inicio. Método que assegura o não esgotamento rápido é a re-injeção de água no aquífero. Método caro e pode levar a uma diminuição da temperatura dentro do aquífero .

EXTRAÇÃO DE FLUÍDO Ainda há duvidas técnicas a respeito da possibilidade de re-injeção , particularmente em aquíferos pressurizados. Os problemas dependem muito das condições locais mas está crescendo a evidencia de que a re-injeção pode ser realizada pelos efeitos da gravidade.

Usina Geotérmica

Energia Geotérmica A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C. Geo significa terra e térmica corresponde a calor, portanto, geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra.

Energia Geotérmica O magma resulta das tremendas pressões abaixo da superfície e do calor gerado pela decomposição de substâncias radioativas, como o urânio e o tório. Encontrando fissuras na crosta terrestre, o magma explode em erupções vulcânicas, ou os gases liberados com o seu resfriamento aquecem águas subterrâneas que afloram na forma de gêiseres ou minas de água quente.

Energia Geotérmica A energia elétrica pode ser obtida através da perfuração do solo em locais onde há grande quantidade de vapor e água quente, estes devem ser drenados até a superfície terrestre por meio de tubulações específicas. Em seguida o vapor é transportado a uma central elétrica geotérmica, que irá girar as lâminas de uma turbina

Energia Geotérmica Por fim, a energia obtida através da movimentação das lâminas (energia mecânica) é transformada em energia elétrica através do gerador. É possível encontrar a 100 metros da superfície da terra um calor útil, basta pensarmos nas zonas onde existem nascentes de águas quentes completamente espontâneas.

Energia Geotérmica A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

Os aspectos positivos A emissão de gases poluentes (CO2 e SO2) é praticamente nula, não intensificando o efeito de estufa, diferentemente dos combustíveis de origem fóssil, a área necessária para a instalação da usina é pequena podendo abastecer comunidades isoladas.

Os aspectos negativos É uma energia muito cara e pouco rentável, pois necessita de altos investimentos estruturais e sua eficiência é baixa, pode ocasionar o esgotamento do campo geotérmico e o calor perdido aumenta a temperatura do ambiente, além de emitir ácido sulfídrico (H2S), extremamente corrosivo e nocivo à saúde.

A geração de energia geotérmica Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Vale lembra que a energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente.Ela também pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.

Central Geotérmica

Funcionamento Aproveita-se a existência de reservatórios de água subterrânea a elevadas temperaturas (podem atingir os 370ºC), em virtude do contato com as rochas quentes no interior da Terra. São abertos buracos fundos no solo até se chegar a estes reservatórios de água e vapor, e são instalados tubos e canos apropriados de forma a conduzir o vapor até à central geotérmica.

Funcionamento Aí, e à semelhança do que se passa noutras centrais de produção energética, o vapor é conduzido em pressão até às turbinas, fazendo girar as suas pás. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador, que é conduzida para o transformador de forma a aumentar a tensão elétrica, e é distribuída por linhas de alta tensão.

Funcionamento Após passar pela turbina, o vapor é conduzido para um tanque onde se condensa (transforma-se novamente em água) devido ao processo de arrefecimento. A água é canalizada de novo para o reservatório subterrâneo, onde será novamente aquecida pelas rochas quentes com que entra em contacto e, passado algum tempo, será de novo conduzida por tubos até à central