Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.

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Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores

Objetivo Padronizar os procedimentos didáticos e instrucionais a fim de manter a unidade da ação técnico-pedagógica.

Lei de Ensino LEI Nº , DE 9 DE FEVEREIRO DE Dispõe sobre o ensino na Marinha Art. 1º O ensino na Marinha obedece ao processo contínuo e progressivo de educação, com características próprias, constantemente atualizado e aprimorado, desde a formação inicial até os níveis mais elevados de qualificação, visando a prover ao pessoal da Marinha o conhecimento básico, profissional e militar-naval necessário ao cumprimento de sua missão constitucional.

Política de Ensino da MB A Política de Ensino da Marinha (PoEnsM) tem o propósito de estabelecer os objetivos do ensino naval que devem ser alcançados pela Marinha do Brasil (MB), bem como apresentar as diretrizes a serem seguidas pelas Organizações Militares (OM) pertencentes ao Sistema de Ensino Naval (SEN), e as de execução de ensino da MB.

Lei e Política de Ensino da MB A Lei e a Política de Ensino da Marinha (PoEnsM) estão disponíveis na página da DEnsM.

Orientação Educacional e Orientação Pedagógica Acompanhamento Alunos e Instrutores.

Orientações Gerais -O Instrutor deverá receber da Escola ou Departamento o material necessário para o planejamento de suas aulas (Currículo - Sinopse e Sumário da(s) disciplina(s) que irá ministrar, Projeto Específico, modelos de planos de aula e a Matriz Digital das aulas), com antecedência, para que o instrutor possa tomar conhecimento dos conteúdos que irá ministrar; -Evitar trocas ou substituições de instrutores, em caso de extrema necessidade a OM deverá ENC MSG com antecedência informando a ALT e o motivo.

Orientações Gerais -Na Escola será realizado o cadastramento ou recadastramento do respectivo Instrutor no SISCDI (Sistema de Cadastro de Docentes Integrado) e preenchida no DOP a ficha de atualização de dados cadastrais. -O SOEP estará disponível para adestramentos e apoio didático ao Instrutor.

Orientações Gerais Diretivas de Planejamento e Execução das Aulas: CURRÍCULO PROJETO ESPECÍFICO APOSTILA PLANO DE AULA

Currículo É o documento básico que define um curso e regula o ensino em seu âmbito, assegurando a uniformidade da instrução em diferentes turmas e, consequentemente, padronizando a formação conferida ao pessoal.

Currículo Documento ostensivo, de ordem acadêmica, composto pela Sinopse do Curso e Sumário de disciplinas; Sinopse: parte integrante do currículo que dispõe sobre as normas, diretrizes básicas e roteiro da execução do curso; Sumário da Disciplina: dispõe sobre todo o conteúdo a ser ministrado na disciplina, apresentando seus tópicos e unidades.

Currículo Todo conteúdo previsto no currículo em vigor deve ser ministrado respeitando-se a sequência das unidades de ensino previstas no sumário das respectivas disciplinas.

Projeto Específico É um documento interno da Instituição de Ensino, que apresenta um detalhamento do Sumário da Disciplina, no que se refere às Unidades de Ensino (UE). Detalha cada aula, seus objetivos específicos, considerando cada conteúdo previsto, seu enfoque e abordagem, bem como os meios e instrumentos de avaliação de aprendizagem a serem aplicados.

Apostilas, Publicações e Livros Técnicos São recursos didáticos que devem ser utilizados como referência para docentes e discentes por ocasião da instrução. Encontram-se disponíveis, por cautela, no Paiol de Publicações ou na Biblioteca.

Plano de Aula É um roteiro a ser seguido pelo Docente, que tem por finalidade prever as ações didáticas a serem executadas em uma aula. O Plano de Aula deve conter as seguintes etapas: Introdução (Título da Aula, Tópicos, Objetivos, Incentivação), Explicação, Verificação, Sumário, Referências e Material Didático.

Matriz de Aula SLIDE PADRÃO

Espaço reservado ao nome completo do contato Espaço reservado ao Posto/ Graduação Telefone: (XX) XXXX-XXXX Retelma: XXXX-XXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXX Último slide padrão CONTATO:

“Ensinar exige Comprometimento” Paulo Freire