PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Petróleo e Reações de Combustão
Advertisements

Petróleo Surgimento do petróleo
Grupos Orgânicos – Qualidade da Gasolina
QUÍMICA ORGÂNICA E SEUS DERIVADOS
PETRÓLEO PROF. FERENC.
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Hidrocarbonetos propriedades e características
FRACIONAMENTO DO PETRÓLEO
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
PETRÓLEO.
2° COL- SETOR B AULA 22- PAGINA 175 PETRÓLEO. FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”. Estado Físico: Líquido viscoso e coloração.
PETRÓLEO Líquido oleoso e viscoso, de coloração escura.
PETRÓLEO.
Os recursos da litosfera e sua importância para a sociedade
PETRÓLEO Mistura de Hidrocarbonetos(moléculas formadas por carbono e hidrogênio: CxHy )
Petróleo.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Purificação do produto obtido do craqueamento térmico do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) em escala piloto. 1. Introdução 2. Materiais e Métodos Craqueamento.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Práticas de Manutenção Solventes e Lubrificantes.
História das células a combustível
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Ciências Ciclo da água. Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre.
Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.
Motor à gasolina Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física 2013.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
A Atmosfera e a Radiação Solar
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
DESTILAÇÃO.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”.
Ciências Naturais – 8.º ano
2) Dentre os equilíbrios abaixo, quais não podem ser deslocados por variação da pressão total? I) N 2 O 4(g) = 2 NO 2(g) II) 3Fe (s) + 4H 2 O (g) = Fe.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Maio/2008 Royalties e Participação Especial Critérios de repartição.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA E DENSIDADE Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR KELÃO QUÍMICA. Você diria que esta água é uma mistura de substâncias?
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Prevenção e Controlo de Derrames Ambientais
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Poliamida..  Histórico: A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em As poliamidas como o.
Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
Hidrocabonetos dia a dia
FRACIONAMENTO DO PETRÓLEO
Transcrição da apresentação:

PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1

FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”. Estado Físico: Líquido viscoso e coloração escura (maioria dos casos). Ocorrência: Encontrado em poros de rochas, em terra firme ou sob o mar. Constituição: É constituído fundamentalmente por Hidrocarbonetos.

Restos de animais e vegetais, principalmente o plâncton marinho, foram soterrados em camadas inferiores do sub-solo, em regiões de rochas sedimentares, sendo submetidos a condições extremas de pressão, ação bacteriológica e temperatura. 3

Este processo lento e complexo gerou a mistura que foi fluindo por rochas porosas até se acumular em bolsões circundados por rochas compactas, onde é freqüentemente encontrado misturado com água salgada e areia. 4

O QUE É O PRÉ-SAL Pré-Sal 2.000 m 3.000 m Grandes reservatórios de petróleo e gás natural Situados entre 5.000 e 7.000 metros abaixo do nível do mar Lâminas d'água que podem superar 2.000 metros de profundidade Abaixo de uma camada de sal que, em certas áreas, tem mais de 2 mil metros de espessura. 2.000 m Corcovado 3.000 m Pré-Sal

A PROVÍNCIA DO PRÉ-SAL A grande área em azul representa possibilidades de ocorrências de reservas no pré-sal, mas não indica um reservatório único. Área total da Província: 149.000 km² Área já concedidas: 41.772 km² (28%) Área concedida c/ partc. Petrobras: 35.739 km² (24%) Área sem concessão : 107.228 km² (72%) No Campo de Jubarte (Parque das Baleias) e na Área de Tupi (Bacia de Santos) estão sendo antecipação da produção e o teste de longa duração, respectivamente.

Do Poço à Refinaria EXTRAÇÃO EM TERRA Solo Cascalho Rocha impermeável Rocha + gás natural PETRÓLEO

PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO

REFINO DO PETRÓLEO Retirada do sal e da água, que se misturaram ao petróleo Aquecimento do óleo em fogo direto e então, começa a se separar Na coluna atmosférica, o petróleo é aquecido junto com vapor de água, para facilitar a destilação Saída dos produtos, já separados Produtos consumíveis

MISTURA DE HIDROCARBONETOS DESTILAÇÃO FRACIONADA PETRÓLEO MISTURA DE HIDROCARBONETOS DESTILAÇÃO FRACIONADA FRAÇÕES

DESTILAÇÃO FRACIONADA

OS PONTOS DE EBULIÇÃO DOS SUBPRODUTOS DO PETRÓLEO * Quanto maior a cadeia e menos ramificada ela for maior será sua temperatura de ebulição!!!

PROCESSAMENTO QUÍMICO Pode-se transformar uma fração em outra usando um destes três métodos: Craqueamento: divisão de grandes cadeias de hidrocarbonetos em pedaços menores Reforma: combinação de pedaços menores para criar outros maiores Alquilação:rearranjo de vários pedaços para fazer os hidrocarbonetos desejados

Representa apenas entre 7% e 15% do petróleo bruto CRAQUEAMENTO CRACKING* Alcano + Alceno C12H26 → C8H18 + 2 C2H4 (*) Quebra, por aquecimento (450oC – 700oC) de Hidrocarbonetos maiores (querosene / óleos lubrificantes) em cadeias menores (gasolina). Representa apenas entre 7% e 15% do petróleo bruto GASOLINA

Heptano Metilbenzeno Hidrogênio Reforma catalítica (Reforming) Nafta de baixo peso Compostos aromáticos Método para converter hidrocarbonetos de cadeia aberta em hidrocarbonetos aromáticos. CH3-(CH2)5-CH3  C6H5-CH3 + 4H2 Heptano Metilbenzeno Hidrogênio Produtos químicos Gasolina Subproduto – H2 Alquilação É a reação de um alcano ramificado (isoalcano), que possui radical metil no segundo carbono, com um alceno para obter gasolina de maior octanagem. CH3CHCH3 + CH2=CCH3  CH3C(CH3)2CH2CH(CH3)2 l l CH3 CH3 Metilpropano Metilpropreno Isoctano

MOTOR A EXPLOSÃO

QUALIDADE DA GASOLINA Qualidade: Maior resistência à compressão. MENOS SUPORTA: Heptano: H3C-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH3 MAIS SUPORTA: Isoctano: CH3 H | | H3C – C – CH2 – C – CH3 | | CH3 CH3

ANTIDETONANTES (a gasolina aditivada) OCTANAGEM DA GASOLINA Escala para medir qualidade: Índice de Octanagem 0% 50% 100% 0% - Isoctano 100% - Isoctano 100% - Heptano 0% - Heptano ANTIDETONANTES (a gasolina aditivada)

ANTIDETONANTES O próprio nome já diz, eles impedem a detonação ou combustão da gasolina antes da hora certa, que é quando a vela do motor de combustão interna de quatro tempos solta a faísca. Antes disso, ela está sendo comprimida e o antidetonante “ajuda” a gasolina a não explodir durante essa compressão; o que acarretaria em menor potência para o motor. O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) autorizou a Petrobrás a aditivar a gasolina usando o composto metil-t-butil-éter (MTBE) até 7% em volume para aumentar o índice de octanagem. 21

CURIOSIDADES DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA Arábia Saudita → Maior produtor do mundo. Japão → Importa 100% do seu petróleo. PETROBRÁS: 14ª. no ranking das maiores do mundo. 9ª. em capacidade de refino. 8ª. em lucro líquido. 1ª. em extração em águas profundas.

VOCÊ SABIA ? A cada um minuto são extraídas em torno de 6 mil toneladas de petróleo cru do planeta. Ainda existem cerca de 136 bilhões de toneladas que, se o ritmo de extração continuar o mesmo, levarão um pouco mais de 43 anos para se esgotarem.