História -2016 Prof. Alan. 1822 2016 Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de matemática
Advertisements

Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Vai lá Roxy!.
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Falácias.
Aula de Redação Professor Daniel Jorge. Esquemas de redação.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Passagem By jrfilippi De repente eu me desperto e tomo consciência de meu próprio ser.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Como aprender mais fácil?
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
Frases e pensamentos de minha autoria. (Clique em cada dobra da página para folhear) “Disponha sempre a ser amigo de todos, mas, esteja ciente de que.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
O LIVRO. O LIVRO DIDÁTICO TEM IDENTIDADE? A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
Criador: Junior Alves.  Você não é Heisten. E nem será, mas com certeza você Dara seus primeiros passos seguindo este slide.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA E DENSIDADE Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
Aula 8: Pesquisa-ação.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Aula 1 Imagens da Organização Caps. 1 e 11 Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Disciplina: Organização.
História dos conhecimentos que as crianças elaboram a respeito da numeração escrita Délia Lerner e Patricia Sadovski Síntese: item II do Capítulo 5 – O.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson, English author, mathematician, and Anglican clergyman, his masterpiece was “Alice’s Adventures in Wonderland”.
De: Lucas Matos. Para pessoas que buscam o sucesso financeiro pela internet! E- book distribuído pelo meu blog –
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Introdução a atividade acadêmica
Administração do Tempo e Leitura Otimizada Cleber José Aló de Moraes 2016.
Historiador: o profissional que investiga o passado.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
Tecnociência e suas implicações para a educação
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
História – 2018 Disciplinas: -História -Filosofia
Transcrição da apresentação:

História Prof. Alan

Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava da vida política Quase toda população participa das eleições mas não tem consciência do seu voto - ou seja, a grande maioria não sabe como funciona a política. 194 anos ARGUMENTO: Desde a Independência, por mais que o povo brasileiro tenha conquistado o direito de participar da vida política do Brasil, ainda está muito longe de alcançá-lo de fato. CONCLUSÃO INICIAL: A grande maioria dos brasileiros não participaram e nem participam da sua História. Apenas uma minoria participou e participa (quem é ela?) CP PROBLEMA/QUESTÃO: O brasileiro sempre participou ativamente da sua História?

1- Problema/Questão 2- Conhecimento Histórico Prévio 3- Criação de um Argumento (teoria) 4- Conclusão Inicial: Possível Solução do Problema/ Questão OBS: O PASSAR DO TEMPO irá nos servir como contexto e critério para demarcar processos de transformação de estruturas econômicas, políticas e sociais.

Como sua avó aprendeu na escola? Os portugueses trouxeram os escravos da África porque eram mais fortes que os índios. Diferente do indígena, o escravo gostava de trabalhar.

Como se explica hoje? O índio não era “preguiçoso”, ele na verdade, não conhecia a idéia de trabalho tal qual o europeu. Os africanos eram tão fortes quanto os índios, porém a escravidão gerava muito dinheiro para Portugal por causa do tráfico negreiro.

Ambas são explicações....porém qual explica melhor ??? Da Vovozinha ??? A explicação de hoje ???

Eu não consigo estudar História !!! ( Não consigo ter o Conhecimento Prévio)

Por que ? Porque eu não gosto de História. Porque é chato !! Porque fala do passado, coisas que não se relacionam em nada com a minha vida !! Porque tem que ficar memorizando nomes estranhos, datas, lugares, guerras, etc.

Como estudar História ???

Estudar História envolve a noção de CAUSA e CONSEQUÊNCIA, ou seja, “ as coisas não acontecem do nada ”. História NÃO evolve DECOREBA Quase todo tema de História vai envolver ECONOMIA, POLÍTICA, SOCIEDADE e a CULTURA.

Etapas do Plano de Estudo : 1)Na sala, observe que cada coisa que o professor fala envolve causa e consequência. 2)Chegando em casa, faça uma revisão da aula percebendo se você conseguiu mesmo encontrar essas causas e consequências. 3)Só depois de tê-las encontrado, dê uma lida no capítulo do livro e perceba como agora está bem mais fácil entender, como tudo faz sentido. 4) Sem olhar em lugar algum, pegue uma folha e escreva tudo o que você consegue lembrar do assunto. 5) Por fim, faça os exercícios indicados pela apostila. Obs: se ocorrer alguma dúvida, anote e traga para ser solucionada em sala.

Programa de estudos/atividades: 1- Aula teórica 2- Trabalhos individuais 3- Atividades em sala : * Cultura material * imagens * relatos escritos de época 4- Simulado 5- Avaliações AC (5 Pontos) AM ( 5 pontos) + AS ( 10 pontos)