PRÁTICA SIMULADA I Aula 5 – Resolução do Plano de Aula 4 – Ação de Consignação em Pagamento Profª. Andréa Cleto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Advertisements

O PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
1.
Aula 2: Prática trabalhista
Peça
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA PRÁTICA
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Prática Jurídica I Petição Inicial.
Ação de Despejo por Falta de Pagamento (arts. 59 a 66, Lei n. 8
Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Professor Jaques Sonntag
HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.
FGTS E ESTABILIDADES.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Profª. Esp. Rosana Mendes
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
1. Marque a alternativa CORRETA:
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
FALÊNCIA.
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
Professor Ms. Arlei da Costa
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
Execução contra a Fazenda Pública
CONVENÇÃO DE Arbitragem
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Estágio IV
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
PRÁTICA SIMULADA III - PENAL
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
LABORATÓRIO DE PRATICA PENAL
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 11 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA
Resposta: Artigo 852-A – da CLT Art. 852-A. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na.
PROAB DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – AULA 3 PROAB 2013 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO Aula 3 PROAB 2013 DIREITO.
Daniela Palhano de Figueiredo
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 16 – REVISÃO.. NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Conteúdo Programático desta aula 1. Revisão dos pontos abordados.
AULA 03 – PROCESSO CIVIL Capacidade Postulatória Encontra-se intimamente ligada à aptidão de realizar os atos do processo de maneira eficaz. (Art. 36 CPC)
1 Prof. André Kersul AULA Das Partes Partes Reclamante. Capacidade processual, litisconsórcio. Representação. Assistência Reclamado.
AULA 28 – AULA 28 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 3 – Resolução do Plano de Aula 2 – Reconhecimento do Vínculo de Emprego Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 12 – Elaboração do Plano de Aula 11 - Recurso Ordinário Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 2 – Articulação, Teoria e Prática. Os elementos da petição inicial Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 10 – Resolução do caso concreto da Aula 09 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 09 – Resolução do caso concreto da Aula 08 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 13 – Elaboração do Plano de Aula 12 - Recurso Ordinário Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 6 – Resolução do Plano de Aula 5 – Inquérito Judicial para Apuração de Falta Grave Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 08 – Resolução do caso concreto da Aula 07 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 11 – Teoria Geral dos Recursos
PRÁTICA SIMULADA I Aula 4 – Resolução do Plano de Aula 3 – Pagamento do Vale-Transporte Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 7 – Articulação, Teoria e Prática - Contestação Profª. Andréa Cleto.
Denominação: A petição exordial ordinária na Justiça do Trabalho, na forma do disposto no artigo 840 CLT, tem a denominação de Reclamação Trabalhista.
Técnicas de Administração de Pessoal
Brocardo jurídico “Da mihi factum dabo tibi jus.” “Dá-me os fatos e eu te darei o direito.”
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
AULA Nº 9 – PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PREVISTOS NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL II.
PRÁTICA JURÍDICA III – PRÁTICA TRABALHISTA Marcelo Mauricio.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA SIMULADA I Aula 5 – Resolução do Plano de Aula 4 – Ação de Consignação em Pagamento Profª. Andréa Cleto

Caso concreto - 39º Exame da OAB José, funcionário da empresa LV, admitido em 11/5/2008, ocupava o cargo de recepcionista, com salário mensal de R$ 465,00. Em 19/6/2009, José afastou-se do trabalho mediante a concessão de benefício previdenciário de auxílio-doença. Cessado o benefício em 20/7/2009 e passados dez dias sem que José tivesse retornado ao trabalho, a empresa convocou-o por meio de notificação, recebida por José mediante aviso de recebimento. José não atendeu à notificação e, completados trinta dias de falta, a empresa LV expediu edital de convocação, publicado em jornal de grande circulação, mas, ainda assim, José não retornou ao trabalho. Preocupada com a rescisão do contrato de trabalho, com a baixa da CTPS, com o pagamento das parcelas decorrentes e para não incorrer em mora, a empresa procurou profissional da advocacia. Considerando a situação hipotética acima apresentada, na qualidade de advogado(a) da empresa LV, elabore a peça processual adequada a satisfazer-lhe judicialmente o interesse.

Resolução do caso concreto A primeira pergunta que normalmente devemos fazer é: “O que eu pretendo com esta ação?” Resposta: A empresa pretende realizar o depósito das verbas rescisórias do empregado que não retornou ao seu trabalho. . Elaboração da petição inicial:  COMPETÊNCIA: Antes de mais nada, convém verificar se de fato o caso concreto versa sobre algum dos temas constantes no art. 114 da CRFB/88.

O que a empresa pretende realizar o depósito das verbas rescisórias do empregado que não retornou ao seu trabalho, a matéria é sim de competência da Justiça do Trabalho, conforme preceitua o inciso I do art. 114 da CRFB/88. Entretanto, nosso problema não está resolvido, haja vista que precisamos saber qual a localidade que a ação será proposta, para identificarmos a Vara do Trabalho competente. No caso em estudo, não sabemos em qual localidade o serviço foi prestado. Assim, ficará em branco o nome do município em que a ação será proposta.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE _____________  LEGITIMIDADE: - ATIVA: LV . Qualificação completa da Consignante (endereço da sede e número da inscrição no CNPJ) . Art. 39, I, do CPC (endereço profissional do advogado) - PASSIVA: JOSÉ . Qualificação completa do Consignado (nacionalidade, estado civil, profissional, RG ou CTPS, CPF e Endereço com CEP)

 AÇÃO: Como o que a empresa pretende é realizar o depósito das verbas rescisórias do empregado que não retornou ao seu trabalho, nossa ação irá se chamar Ação de Consignação em Pagamento;  RITO: procedimento especial dos artigos 890 a 900 do CPC; DOS FATOS . Procure narrar os fatos seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos; Mencione as datas; elas são importantíssimas;

. Encerre com um parágrafo conclusivo – Exemplo: “Diante do exposto, não restou outra alternativa à Reclamante, senão escudar-se perante o Poder Judiciário”.  DOS FUNDAMENTOS   . Sugestões: 1ª) DA JUSTA CAUSA O Consignado, contratado da Consignante, afastou do emprego em 19/06/2008, tendo em vista que teve a concessão do auxílio–doença, que foi cessado em 20/07/2008.

Decorridos dez dias a empresa convocou o Consignado para retorno ao trabalho através de notificação devidamente recebida por ele, conforme comprova incluso documento e em razão da sua reiterada conduta após trinta dias foi convocado através de publicação em Jornal de grande circulação sem que a consignante obtivesse êxito. Comprovado restou a existência de justa causa por abandono de emprego, nos moldes do artigo 482, alínea i, da CLT c/c Súmula 32, do Tribunal Superior do Trabalho. Em razão dos fatos expostos verifica-se que até a presente data, não foi possível proceder à homologação da rescisão contratual, uma vez que o Consignado não atendeu à convocação da Consignante, para esse fim, documentação anexa.

Nestas condições, outra alternativa não resta à Consignante senão socorrer-se do que lhe faculta o art. 890 e seguintes do Código de Processo Civil, para o fim de proceder ao depósito judicial de 19 (dezenove) dias de saldo de salário e férias integrais 2008/2009 + 1/3 Constitucional, para o pagamento de crédito trabalhista do Consignado. 2º) DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS Em virtude das alterações promovidas pela EC 45/2004, que ampliou a competência da Justiça do Trabalho para outras demandas, são devidos honorários advocatícios, conforme art. 133 da CRFB/88, art. 20, §3º do CPC e art. 22 da Lei nº 8.906/94.

DO PEDIDO Diante do exposto, requer a V. Exª: 1º) o depósito da quantia devida, qual seja, R$ 914,50, a ser efetivado no prazo de cinco dias, a contar do deferimento; 2º) a citação do Consignado para levantar a quantia ou apresentar defesa; 3º) a condenação do Consignado aos ônus sucumbenciais.

 DAS PROVAS Requer a produção de todas as provas admitidas em direito, na amplitude do art. 332, do CPC, em especial as de caráter documental, documental superveniente e depoimento pessoal do Consignado.  DO VALOR DA CAUSA Dá à causa o valor de R$ 914,50.

Pede Deferimento. Local e Data. Ass. do Advogado nº OAB/UF