Introdução Em 1895 é assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. O deputado japonês Tadashi Nemoto esteve no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fonte: Comstock/Royalty Free
Advertisements

A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Imigração japonesa Inícios da imigração.
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
Profº:Emerson Corsine
A diversidade cultural e a imigração
Os lugares que formam o mundo
Tecnologia Espacial na Educação
Características da cultura brasileira
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
A indepêndencia do Brasil
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
Anna Lavínia Mirella Larissa
A TELEVISÃO.
MIGRAÇÕES.
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Correntes imigratórias
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
2ª Guerra Mundial.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
DEPARTAMENTO ECONOMIA AGRÁRIA COTHN Março 2006 COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NA AGRICULTURA Carlos Noéme Hortofrutícultura 2013.
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
Escola Secundária Morgado de Mateus
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
Imigração Italiana André N. Luca T. Pedro M..
IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
CRAQUES BRASILEIROS (Cristóvam Buarque)
Professora Carol/Geografia
Mobilizando seus colegas de trabalho
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
Evolução das taxas de analfabetismo por região
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Jogo do Projeto Educação para Sustentabilidade
Tradição, cultura e Gastronomia
Apresentação A comunidade ítalo-brasileira é um diferencial do Brasil. Ministros, parlamentares, presidentes de empresas, executivos dos mais diversos.
Economia Indiana ● O desenvolvimento econômico indiano está entre um dos maiores do mundo atualmente, porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
FAMÍLIA. FAMILIA A família é um veículo de transmissão de valores, como justiça, solidariedade, educação, saúde, respeito e responsabilidade. Podemos.
-RECUPERAÇÃO MUITO RÁPIDA NO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL (GRUPO DO G8) - AGRICULTURA: aumentou muito sua produtividade. -Ocupa 15% do total da superfície do.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Japão – Desenvolvimento Industrial
2° ano Professor Leandro Mauricio E.E. Santa Rita de Cássia
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
Revisão P3 História pontos importantes!
JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS
REVISÃO.
JAPÃO: contribuições para a formação da população brasileira
Grande Chicão, fique com Deus!
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O Espaço Geográfico Rural
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Imigração Alemã no Brasil
Planejamento Adiane de Almeida Neves Xavier Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias 1º ano PP/manhã.
Imigração Alemã no Brasil
Jéssica Mendes, Jéssica Lorena, Larissa Andrade, Sabrina Abrantes e Leticia Ferreira.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Análise da Geração de Emprego segundo o Nível de Qualificação no Período 2003/2008 João Saboia IE/UFRJ.
Professor Hudson de Paula
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Transcrição da apresentação:

Introdução Em 1895 é assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. O deputado japonês Tadashi Nemoto esteve no Brasil e recomendou o envio de japoneses ao Brasil por situações financeiras.

Introdução Cartaz de propaganda da imigração de japoneses para o Brasil

Introdução São Paulo deu apoio á vinda dos japoneses, e em 1906, Ryu Mizuno, chegou para inspecionar regiões agrícolas e um ano depois assina um acordo com o Estado de São Paulo para introduzir três mil imigrantes nos próximos três anos.

Introdução Ryu Mizuno (centro), que organizou a primeira viagem de imigrantes japoneses ao Brasil

Chegada japonesa e crescimento agrícola Com 781 japoneses a bordo, o navio Kasato- maru aporta em Santos; A imigração na cafeicultura começa com péssimos resultados; Começam a surgir núcleos agrícolas formados por imigrantes; Agricultores radicados na cidade de Cotia fundam uma Cooperativa Agrícola, em 1926.

Chegada japonesa e crescimento agrícola O navio Kasato Maru atracado no Porto de Santos, 1908

Chegada japonesa e crescimento agrícola Imigrantes japoneses no Kasato Maru, Porto de Santos, 1908

influência da Segunda Guerra Mundial A Segunda Guerra Mundial reduz a ação dos imigrantes; Escolas são fechadas e a população não pode ouvir a transmissão de rádio do Japão e nem mesmo falar seu idioma; A notícia do final da guerra cria uma controvérsia na comunidade japonesa, relatando que o Japão saiu vitorioso;

Em várias regiões brasileiras surgem grupos que sustentavam a vitória japonesa, mais tarde, conhecidos como Kachi-gumi. influência da Segunda Guerra Mundial Família de imigrantes japoneses

Período Pós Guerra Após a guerra houve relançamento dos jornais em idioma japonês; Jovens deixam a agricultura para estudar e se dedicar ao comércio nas grandes cidades; Campanhas foram realizadas para levantar fundos para ajudar o Japão derrotado pela guerra; Em 1952 é assinado o Tratado de Paz entre o Brasil e o Japão.

Associações culturais e esforço familiar Surgem os clubes urbanos, onde se pode dançar e praticar futebol de salão e tênis de mesa; A necessidade de maior espaço físico leva à criação de clubes, como o Nippon Country Club em Arujá; As famílias agrícolas estabelecidas procuram novas oportunidades buscando novos espaços para seus filhos;

Grande número de nikkeis (descendentes de Japoneses nascidos fora do Japão) ocupam vagas nas melhores universidades do País. Associações culturais e esforço familiar Símbolo do Nippon Country Club em Arujá - SP

Associações culturais e esforço familiar Time de Futebol do Nippon Country Club em Arujá - SP

Crescimento econômico Indústrias contratam mão-de-obra estrangeira para os trabalhos mais pesados ou repetitivos; Disso, resultou o movimento “dekassegui” por volta de 1985, que com o passar dos anos, surgiram muitas empresas especializadas em agenciar os mesmos; Em 2004, pela primeira vez, o primeiro-ministro Junichiro Koizumi visita o Brasil e se emociona em Guatapará, o berço da imigração japonesa.

Principais Costumes Miscigenação da cultura dos nipo-brasileiros demorou mais para acontecer; Atualmente, cerca de 30% dos nipo-brasileiros são frutos de um relacionamento entre um japonês e um não-japonês;  Os nipo-brasileiros aperfeiçoaram técnicas agrícolas, pesca e expandiram a avicultura;  Trouxeram novas frutas e vegetais;

Principais Costumes  Trouxeram muitos esportes, e jeitos de elaborar uma história em quadrinhos;  Alguns imigrantes foram muito bem sucedidos em suas carreiras profissionais. Luta de Judô

Principais Costumes Um rosto desenhado no estilo do mangá.

As várias marcas que a empresa SAKURA alimentos possui Principais Costumes

Região que mais predominam Estabeleceram-se inicialmente no estado de São Paulo e depois no Pará, onde se desenvolve importante núcleo produtor de pimenta-do-reino (Tomé-Açu); Na cidade de São Paulo, foram se concentrando num bairro — a Liberdade, lugar da qual, existe a maior concentração de japoneses;

Região que mais predominam Foto do Bairro da liberdade em São Paulo

Atualmente, existem no Brasil 1,5 milhão de japoneses e descendentes, sendo 80% no Estado de São Paulo e a maioria na capital (326 mil segundo o censo de 1988); Outros focos importantes de presença japonesa no Brasil são o Paraná, o Pará e o Amazonas. Região que mais predominam

Preconceitos Talvez não muito enfatizado nos tempos de hoje, mas o preconceito contra os japoneses existiu e era muito acentuado; Pensava-se que os orientais seriam como uma praga, se espalhando étnica e culturalmente pelo país;

Após as bombas de Hiroshima e Nagasaki o Japão sofreu um rápido desenvolvimento em todas as áreas, o que tornou esse país um dos mais avançados tecnologicamente, passando a ser respeitados na maior parte do mundo por sua capacidade de reinventar a forma de vida. Preconceitos

Presença na Cultura de nossa Cidade Sem dúvida, nossa cidade também tem aspectos difundidos da cultura japonesa, afinal quem nunca jogou videogame ou assistiu um desenho animado na TV? Também temos sua participação na culinária, à maioria das pessoas gosta de comer morangos, uma maçã ou até vergamotas (tipo pocã); Mais difícil de serem encontrados, mas não impossível. Existem japoneses em Videira, seja por oferta de trabalho ou simplesmente por escolha.