Aplicações das técnicas da econometria espacial na previsão espaço-temporal da demanda elétrica em sistemas de distribuição Aluno: Joel David Melo Trujillo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS
Advertisements

Correlação e Regressão
ESTATÍSTICA ESPACIAL Fenômeno natural
ANÁLISE DISCRIMINANTE
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Modelos Geoestatísticos Caracterização da Qualidade do Solo
Araken de Medeiros Santos Anne Magály de Paula Canuto
Subárea da linguística.
LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
Reconhecimento de Padrões Teoria da Decisão Bayesiana
Iana Alexandra Alves Rufino
MB751– Modelos de Previsão
MB751 – Modelos de previsão
Modelagem e simulação de sistemas
A Contribuição da Econometria para a Análise Econômica
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Introdução a planejamento e otimização de experimentos
“Aplicação da Análise Multivariada para um grande volume de dados”
Modelos de regressão Cláudio Monteiro
ANOVA: Análise de Variância APLICAÇÃO.
CONCEITOS BÁSICOS.
Introdução ao Stata 7 de junho de 2013
Econometria Aula 3 – 27/9/2013.
Perfil do público da Banda Denorex 80.
XXXIII ENEGEP Um modelo de regressão linear para obtenção do limite de controle do gráfico de Z Roberto Campos Leoni Departamento de Produção, Universidade.
Como estimar incertezas de uma medida indireta
ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Introdução à Estatística
Estatística e Probabilidade
Análise Descritiva de Dados
Aula 8. Classificação Não Supervisonada por Regiões
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel A Power Load Distribution Algorithm to Optimize Data Center Electrical Flow.
Professor Antonio Carlos Coelho
MSCC - Introdução Baseado no capítulo 1 do livro Performance Evalution of Computer and Communication Systems, de Jean-Yves Le Boudec (EPFL)
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Regressão e Previsão Numérica.
Ajustamento de Observações
Modelagem e Avaliação de Desempenho Pós Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2011.
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
Aula 6. Delineamento amostral
Sobre Geoestatística e Mapas. (Paulo M. Barbosa Landim)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Professora Michelle Luz
Descrição Bivariada Comparando Duas Distribuições
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
POPULAÇÃO População Estatística: é o conjunto de entes portadores de pelo menos uma característica comum. Ex: Os estudantes, constituem uma população,
Modelos Hidrológicos EHD222 - Modelagem Hidrológica Aplicada
FEATURE SELECTION. Introdução  Estudo de metodologias relacionadas a seleção de atributos  Maldição da dimensionalidade  O número de atributos do desenvolvedor.
Análise de Variância (ANOVA)
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Aula 12 - Relaxando as hipóteses do MCRL
Criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma análise espacial Betânia Totino Peixoto Sueli Moro Mônica Viegas Andrade CEDEPLAR - CRISP.
UM MODELO ESPACIAL DE DEMANDA HABITACIONAL PARA A CIDADE DO RECIFE ANDRÉ MATOS MAGALHÃES Professor Adjunto do PIMES-UFPE Aracaju, 26 de outubro de 2006.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Geoprocessamento em Recursos Hídricos - HIP 23 - Aluno: Rafael Siqueira Souza Análise geoestatística para interpolação de chuva: integração entre dados.
Econometria Félix Bernardo. Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em.
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
SER301 – ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Fernando Leonardi RA: Matheus Vieira RA: Uso das.
Universidade Federal do Pará – Ciências Exatas e Naturais – Bacharelado em Estatística – Estatística Aplicada – Análise Discriminante Universidade Federal.
Estimando a Demanda Domiciliar por Telefones Fixos com Dados Agregados Brasileiros Mauricio Canêdo-Pinheiro IBRE/FGV e EPGE/FGV Luiz Renato Lima EPGE/FGV.
Aluna: Roberta Rosemback Orientador: Antônio Miguel Vieira Monteiro “Segregação sócio-espacial na região conurbada de São José dos Campos e Jacarei, SP”
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Apresentação da Disciplina Camilo Daleles Rennó
ECONOMETRIA Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial EPGE / FGV Prof. Eduardo Pontual Ribeiro Abril - Junho 2011.
Laboratório de Classificação Supervisionada Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia de Transportes da EPUSP setembro de 2011.
Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 12 Aprendizado não Supervisionado Mapas auto-organizáveis Max Pereira.
Fernando NogueiraModelos de Previsão1. Fernando NogueiraModelos de Previsão2 Introdução A maioria dos métodos de previsão estatística é baseada na utilização.
Mapeamento da inclusão/exclusão social em países em desenvolvimento: Dinâmica social de São Paulo na década de Mapeamento da inclusão/exclusão social.
Transcrição da apresentação:

Aplicações das técnicas da econometria espacial na previsão espaço-temporal da demanda elétrica em sistemas de distribuição Aluno: Joel David Melo Trujillo Orientador : Antonio Padilha Feltrin Coorientador: Edgar Manuel Carreño Franco

Introdução Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica Técnicas da Econometria Espacial Conclusões Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

Introdução Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica Técnicas da Econometria Espacial Conclusões Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

Introdução

O que é Previsão Espacial de Demanda Elétrica? Demand time How much? When?

Introdução O uso do solo:

Introdução Objetivo do Estudo: Estudar e compreender as metodologias da econometria espacial que podem ser empregadas na previsão espacial de demanda elétrica em sistemas de distribuição.

Introdução Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica Técnicas da Econometria Espacial Conclusões Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica

Regras de classificação de uso do solo Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica

Fluxograma do algoritmo evolutivo Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica

Exemplo : Seja: que representa expressões linguísticas como Passo 1: Seja o vetor : Passo 2: Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica

Exemplo :Passo 3: Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica

Alocação espacial dos consumidores residenciais, comerciais e industriais. Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica

Introdução Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica Técnicas da Econometria Espacial Conclusões Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

Econometria: Técnicas da Econometria Espacial Refere-se à aplicação da teoria econômica, matemática e técnicas estatísticas com o propósito de testar hipóteses e estimar e projetar fenômenos econômicos. Exemplo: Teoria do consumidor Sendo que: é consumo; representa os impostos.

Passo 1: Técnicas da Econometria Espacial Metodologia da Econometria Passo 2: Passo 3: Testes de avaliação

Econometria Espacial : Técnicas da Econometria Espacial A econometria espacial é um campo da ciência regional que abrange o tema da dependência espacial e da heterogeneidade espacial, aspectos críticos que aparecem em qualquer estudo de economia regional. Dependência Espacial : Heterogeneidade Espacial :

Matriz de Pesos Espaciais (MPE): Técnicas da Econometria Espacial

Modelo Guiado pelos Dados (Data Driven Approach) Técnicas da Econometria Espacial Todas as técnicas desta categoria compartem o suposto de uma distribuição aleatória do padrão espacial e que sua estrutura tem uma forma de dependência espacial que se deriva unicamente dos dados. Para encontrar esta associação espacial, definida como autocorrelação espacial, se propõem técnicas estatísticas globais e locais. Técnicas Estatísticas Globais I de Moran C de Geary Técnicas Estatísticas Locais : Captam os padrões locais de espacialidade. Podem ser utilizadas as técnicas locais como pocket plot, Moran scatterplot e LISA.

Model Driven Approach Técnicas da Econometria Espacial Existem três especificações dos modelos espaciais autorregressivos : 1. Autorregressão espacial simples : 2. Modelo espacial autorregressivo de defasagem espacial: 3. Modelo espacial autorregressivo com dependência espacial do erro:

Model Driven Approach Técnicas da Econometria Espacial Existem dois tipos de provas para a dependência espacial: Provar a dependência do erro ou provar a defasagem espacial nas variáveis. Para provar unicamente a dependência do erro: O tipo de dependência pode ser definido comparando prova de Multiplicador de Lagrange (LM) :.

Model Driven Approach Técnicas da Econometria Espacial Para nosso problema: X : Variáveis Explicativas (Renda Domiciliar e Número de habitantes) Y : Variável Dependente (Densidade de Demanda Elétrica) Para concluir a análise deve-se fazer um teste de Chow a fim de conferir a não existência da heterogeneidade. A hipótese do teste são as seguintes:

Introdução Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica Técnicas da Econometria Espacial Conclusões Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

1.Primeiro passo, hipótese de estudo: Existe padrão de dependência espacial da variável demanda elétrica na cidade de estudo, com consumo de energia decrescente no sentido Centro-Periferia. Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

2. Segundo passo: os dados disponíveis serão separados em duas bases de dados. Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

3. Terceiro passo: Considere-se uma matriz de 3x3, no centro desta matriz deve estar a subárea que desejamos analisar. Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica X : Variáveis Explicativas (Renda Domiciliar e Número de habitantes) Y : Variável Dependente (Densidade de Demanda Elétrica) Para concluir a análise deve-se fazer um teste de Chow a fim de conferir a não existência da heterogeneidade.

Introdução Comportamento Espaço – Temporal da Demanda Elétrica Técnicas da Econometria Espacial Conclusões Aplicação da Econometria Espacial na Previsão Espacial de Demanda Elétrica

Conclusões Foram estudadas as metodologias da econometria espacial. A abordagem tradicional não permitem considerar o espaço geográfico. Os métodos da estatística espacial permitem relacionar as variáveis socioeconômicas dos vizinhos e o espaço geográfico. Uma das vantagens das técnicas da estatística espacial é que permitem visualizar o erro associado no processo.

Trabalhos Futuros: Em um trabalho futuro mostrar-se-ão as simulações do método de percolação correlacionada considerando as probabilidades de desenvolvimento calculadas através da Estatística Espacial. Por outro lado, outras áreas de conhecimento podem ser incorporadas para melhorar o cálculo das probabilidades e a análise do erro da simulação, como por exemplo, uso da matriz variograma (matriz de covariância dos incrementos espaciais), cadeias de Markov e econometria bayesiana. Conclusões

Obrigado Pela atenção

Aplicações das técnicas da econometria espacial na previsão espaço-temporal da demanda elétrica em sistemas de distribuição Aluno: Joel David Melo Trujillo Orientador : Antonio Padilha Feltrin Coorientador: Edgar Manuel Carreño Franco