Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
Advertisements

”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
“ Planejamento de Investimentos: Estruturando o seu Crescimento de Forma Economicamente Sustentável ”
Aplicação dos Recursos Financeiros. A Empresa Economicamente Sustentável Patrimônio (Recursos Financeiros) Rentabilidade Dividendos.
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Uma visão da água e do esgoto para as cidades sustentáveis do futuro
IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS
Gestão Sustentável da Construção Civil Tishman Speyer Properties
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Planejamento Estratégico
O problema do lixo termina
Taxas Brutas Anuais de Crescimento Populacional –
PLANO DE BACIAS 2004/2007 Audiência Pública:
Plano Estratégico Regional de Turismo
Painel: Aspectos destacados
Prefeitura do Recife - EMLURB
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS
Mananciais – Aumentos de Disponibilidade
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
Sistemas de Abastecimento de Água:
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Região Metropolitana de Campinas. Cidades atendidas pelas Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Sul Potencial: MW Explorado: 47.8% SE/CO Potencial: MW Explorado: 41.0% Norte Potencial: MW Explorado: 8.9% Nordeste Potencial :
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Plano de Bacia do Rio Caí
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Fórum experiências exitosas
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
DIÓGENES MORTARI ADASA Relatório Final Maio/2012.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM AGRICULTURA FAMILIAR Marcio A. Nicknig Dieter Wartchow XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
B RASIL 2035 Energia Tendências Brasília, 7 de junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 18 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC CONSTRUINDO SUSTENTABILIDADE – A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA SANITÁRIA PARA COMBATER A CRISE HÍDRICA NO ESTADO DE SÃO PAULO.. Autores: Murilo Ferreira Sant’Anna Flávio Forti Stenico

01 As Bacias PCJ 3º Parque Industrial do Brasil. Principal bacia hidrográfica doadora de água à Grande São Paulo, na Bacia do Alto Tietê, pelo Sistema Cantareira. Graças a implantação de uma gestão compartilhada da água e eficiente sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, a sustentabilidade hídrica das duas regiões esteve assegurada, mesmo com a ocorrência de severas secas. Entre no período compreendido entre os anos de 2013/2015, a ocorrência de evento climático seco associado a crescente demanda, afetou o abastecimento das regiões mencionadas.

02 Eventos Extremos Assim sendo, os eventos Hidrológicos Extremos deverão mudar o trato com a água. A crise Hídrica acarretou mudanças nos dados de média histórica de chuvas e disponibilidade hídrica das Bacias PCJ, com a redução de 408 para 298m³/hab/ano nas bacias PCJ e 208 para 50m³/hab/ano na bacia do Alto Tietê. Paralelamente, o forte crescimento industrial e populacional pressionam a região por mais fontes de água para atendimento das crescentes demandas

Demanda por água nas Bacias PCJ saltará de 39 m³/s atuais para 46,49 m³/s em Construindo Sustentabilidade Ações de Comunicação, Educação e Sensibilização ambiental representam alternativas para ampliar a disponibilidade hídrica. Crise Hídrica de 2014 desperta na população a necessidade de adaptar suas residências para economizar água O projeto se fundamentou nos seguintes fatos:

04 Casa Modelo Consórcio PCJ aproveita sua Casa Modelo de uso racional de água e energia elétrica para inspirar o Projeto Construindo Sustentabilidade As pesquisas realizadas para a Casa Modelo, apontavam para a redução de custos com esse tipo de obra e compra de equipamentos, quer seja no valor final da reforma ou compra dos materiais ou no retorno do investimento a longo médio e longo prazo. A hipótese levantada pelo Projeto era de que a maior conscientização da população sobre as tecnologias de construção sustentável levaria a consumir mais esse tipo de material.

05 Casa Modelo

Uso da Imprensa como ferramenta de divulgação. Retomada da exposição das iniciativas apresentadas durante o evento Casa Modelo EcoDecor. Divulgação entre os agentes interlocutores das ações de Educação Ambiental do Consórcio PCJ. Criação do hotsite Construindo Sustentabilidade. No site existe a exposição de todas as tecnologias presentes na Casa Modelo e informações complementares com pesquisas atualizadas. 06 Estratégias:

07 Hotsite: Construindo Sustentabilidade

400% - Aumento dos acessos ao site do Consórcio PCJ onde está hospedado o hotsite construindo Sustentabilidade. 10% - Aumento das visitas agendadas à Casa Modelo 15% - Diminuição do consumo de água nas Escolas de Vinhedo com as ações e informações obtidas junto ao projeto. - Implantação de redutores de vazão nas torneiras. 50% - Redução de consumo de água nos prédios públicos de Atibaia, com a troca por torneiras e vasos sanitários mais eficientes. 30% - Aumento das vendas de vasos sanitários mais econômicos verificado junto a uma das empresas apoiadoras da Casa Modelo. 08 Resultados

A implantação destas novas tecnologias proporcionam a ampliação da oferta de água sem a necessidade de obras estruturantes, uma vez que se reduz o consumo garantindo que o mesmo volume de água captado abasteça um maior número de pessoas. Existe a aplicabilidade em todo o Brasil, gerando consumo de água mais eficiente. Possível ampliação do projeto para o setor industrial e comercial Macrometrópole Paulista: Até 2035 serão necessários outros 60 m³/s, sendo que apenas 30 m³/s são possíveis de serem obtidos por grandes obras estruturais. Assim sendo, a boa Gestão da Água = Ampliação da oferta hídrica. 09 Conclusão

10 Flávio Forti Stenico Tema 8 : Educação Social e Comunicação Social CONSTRUINDO SUSTENTABILIDADE – A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA SANITÁRIA PARA COMBATER A CRISE HÍDRICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Autores: Murilo Ferreira de Sant’Anna e Flávio Forti Stenico