Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Roberto Pacheco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Projeto
Advertisements

BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
FÓRUM NACIONAL CONSECTI CONFAP Fórum de Secretários Municipais de CTI Natal, 25 fevereiro de 2010.
Portal Inovação e Plataforma Lattes
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
REDE DE TECNOLOGIA DO PARANÁ
Sistemas de Accountability
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
APL – Arranjos Produtivos Locais
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
O Futuro do Setor da Construção Civil no Brasil
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Apresentação pública JULHO DE Roteiro 1.Contextualização 2.Catálogo Navipeças 3.Funcionalidades 4.Comitê Gestor 5.Vantagens 6.Resultados 7.Próximos.
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Planejamento Estratégico
NÚCLEO DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA DE SP
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Premissa Encomenda do MCTEncomenda do MCT Necessidade de mobilização das micro e pequenas empresas, para utilização dos instrumentos de apoio a inovação.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Plano de Negócio Elber Sales.
Internacionalização de PMEs Brasileiras Evento de Encerramento
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
II Reunião Ordinária CD
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Gestão:Execução:Realização: Brasília, abril de 2009 Brasília, abril de 2009.
Sistema de Mapeamento de Competências
EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Ministério da Ciência e Tecnologia Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Plano de Ação Ciência,
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
INOVAÇÃO PARA COPA INTRODUÇÃO – Oportunidade da Copa – (cenoura) – Sensibilizações à Inovação.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Novas Empresas. Modelo Conceitual GENE Espaço Físico Habilidade Empresarial Serviços Network Financiamento Qualidade.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais Encontro da Rede de Sementes da Amazônia.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Roberto Pacheco Curso de Gerentes de INCUBADORAS DE EMPRESAS MATO GROSSO

Gestão:Execução:Realização:Execução: Demandas da ANPROTEC Portal PMEs Inovadoras –Desenvolver Portal de Empresas Inovadoras, como extensão temática do Portal Inovação, de modo a atender as demandas da FINEP por informações desse universo empresarial e, ao mesmo tempo, contribuir no processo de sinergia entre os atores do sistema nacional de inovação.

Gestão:Execução:Realização:Execução: PMEs Inovadoras Portal PMEs Inovadoras + Portal Inovação Acordo no âmbito do projeto do Portal Inovação Projeto PMEs Inovadoras

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro de PMEs

Gestão:Execução:Realização:Execução: Demandas da ANPROTEC Viabilizar o Sistema Único de Acompanhamento (SUA) das entidades integrantes do sistema nacional de incubadoras e parques tecnológicos.

Gestão:Execução:Realização:Execução: Demandas da ANPROTEC Projeto SUA –Reuniões de especificação com representantes dos órgãos e consultores.

Gestão:Execução:Realização:Execução: Diretrizes do Projeto de 2008 Compatibilidade com o Portal Inovação –Acordo ANPROTEC-CGEE-ABDI Titularidade das informações –Empresa responde sobre a empresa –Incubadora responde sobre a incubadora (e faz consultas às suas incubadas/graduadas) –Parque Tecnológico responde sobre o parque e consulta suas empresas e incubadoras

Gestão:Execução:Realização:Execução: Projeto Portal SAPI Memória. Mapeamento nacional das informações dos agentes empreendedores de inovação; Gestão Estratégica. Produzir indicadores de múltiplo uso; Racionalização. Atende às entidades fomentadores e planejadoras do sistema. Contexto. Está contextualizado nas demandas do sistema nacional de incubadoras (CERNE).

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registrando-se no SAPI Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Incubadoras são Agentes de Inovação no Portal Inovação. Como tal, serão reconhecidas como clientes do Portal SAPI, com um link direto para seu acesso. Registro no Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Incubadoras no Portal SAPI Portal SAPI SOBRE A INCUBADORA Informações utilizadas no mapeamento das informações do sistema brasileiro de incubadoras

Gestão:Execução:Realização:Execução: Buscas no SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Indicadores SAPI Portal SAPI COMPETÊNCIAS DOS AGENTES INOVADORES EMPREENDEDORES O SAPI tem buscas específicas para empresas, parques e incubadoras

Gestão:Execução:Realização:Execução: Censos SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Incubadoras no Portal SAPI Portal SAPI CENSO Informações necessárias aos Indicadores SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Censo das Incubadoras – 1/4 Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Censo das Incubadoras – 2/4 Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Censo das Incubadoras – 3/4 Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Censo das Incubadoras – 4/4 Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Empresas da Incubadora Portal SAPI SOBRE AS EMPRESAS Informações fornecidas pelas incubadas e pelas egressas (tanto ao SAPI como ao Portal Inovação)

Gestão:Execução:Realização:Execução: Indicadores no SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Indicadores SAPI Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Indicadores SAPI Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Indicadores SAPI Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Visão Geral do Projeto SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: 1.Registro no Portal Inovação EMPRESAS INCUBADORAS (Agentes de Inovação) PARQUES TECNOLÓGICOS (Agentes de Inovação) 1.Registro no Portal Inovação EMPRESAS INCUBADORAS (Agentes de Inovação) PARQUES TECNOLÓGICOS (Agentes de Inovação) 2.Atualização das Informações no Portal Inovação EMPRESAS INCUBADORAS (Agentes de Inovação) PARQUES TECNOLÓGICOS (Agentes de Inovação) 2.Atualização das Informações no Portal Inovação EMPRESAS INCUBADORAS (Agentes de Inovação) PARQUES TECNOLÓGICOS (Agentes de Inovação) 3.Atualização das Informações no Portal SAPI EMPRESAS INCUBADORAS PARQUES TECNOLÓGICOS 3.Atualização das Informações no Portal SAPI EMPRESAS INCUBADORAS PARQUES TECNOLÓGICOS 4.Censos no Portal SAPI EMPRESAS INCUBADORAS PARQUES TECNOLÓGICOS 4.Censos no Portal SAPI EMPRESAS INCUBADORAS PARQUES TECNOLÓGICOS Atualização de Informações Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: 1.Buscas no Portal SAPI Por EMPRESAS Por INCUBADORAS Por PARQUES TECNOLÓGICOS 1.Buscas no Portal SAPI Por EMPRESAS Por INCUBADORAS Por PARQUES TECNOLÓGICOS 2.Indicadores no Portal SAPI (para Administradores) Sobre INCUBADORAS Sobre PARQUES TECNOLÓGICOS 2.Indicadores no Portal SAPI (para Administradores) Sobre INCUBADORAS Sobre PARQUES TECNOLÓGICOS Serviços de Informação SAPI Portal SAPI

Gestão:Execução:Realização:Execução: Gestão:Execução:Realização:

Gestão:Execução:Realização:Execução: Objetivos do Portal Inovação 1.Mapeamento de competências e ofertas, permitindo que empres á rios e demais atores de inova ç ão conhe ç am as competências tecnol ó gicas nacionais dispon í veis; 2.Mapeamento das demandas de empresas e dos demais atores de inova ç ão que podem ser gênese de coopera ç ão voltada à inova ç ão; 3.Intera ç ão entre a oferta de conhecimento t é cnico-cient í fico e sua demanda pelo setor empresarial;

Gestão:Execução:Realização:Execução: Objetivos do Portal Inovação 4.Apoio à gestão da inova ç ão por meio de sistemas de informa ç ão e de conhecimento e da sua integra ç ão com outras iniciativas em inova ç ão. 5.Divulga ç ão de instrumentos de apoio à inova ç ão para todos os atores do sistema, em coopera ç ão com outras iniciativas.

Gestão:Execução:Realização:Execução: Visão Geral: Atores e Informações do Portal Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Novo Ator na Fase III Agentes de Inovação Agentes de PromoçãoAgentes de Cooperação Pessoas Físicas Organizações ou Programas TIPO I Missão voltada a Atores de Inovação TIPO II Missão voltada a Agentes de Promoção Exemplos Missão Principal: Apoiar, financiar, regular, representar/congregar, abrigar ou criar atores de inovação Missão Principal: Mobilizar, aproximar ou estimular a cooperação atores de inovação Taxonomia FINEP CNPq Agências Reguladoras F. Ind. ANPROTEC CNI/IEL ANPEI SEBRAE ANDIFES CNC CNA Ministérios FORTEC FAPs ABIPTI BNDES CAPES Incubadoras Associações Empresariais F. Agr. A. Com. MCT MDIC SECOM Org. Venture Capital CGEE ABDI IELs IFM MBC Agentes Pol. Industrial ( RENAPI) Consultores em Inovação Agências Estaduais de Desenvolvimento Parques Tecnológicos Além de empresas e comunidade científica, o Portal possui serviços para a totalidade de atores ligados à inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução:

Gestão:Execução:Realização:Execução: Agentes de Inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Página Principal Ambiente Empresa Oportunidades para as empresas prospectadas automaticamente por sistemas de conhecimento

Gestão:Execução:Realização:Execução: Perfil da Empresa – Oferta Sistema de Informação Ambiente Empresa Ofertas para cooperação tecnológicas (feitas por todos os atores)

Gestão:Execução:Realização:Execução: Perfil da Empresa – Demandas Sistema de Informação Ambiente Empresa Demandas porcooperação tecnológicas (feitas por todos os atores)

Gestão:Execução:Realização:Execução: Buscas por Competências Comunicação com Atores de Inovação Agentes de Inovação Busca por competências em todo o País

Gestão:Execução:Realização:Execução: Divulgação de Notícias Comunicação com Atores de Inovação Agentes de Inovação Notícias sobre inovação alimentadas de forma dinâmica e de acordo com o público interessado

Gestão:Execução:Realização:Execução: Você Sabia? Serviços de Conhecimento Agentes de Inovação Serviço de conhecimento Você sabia? Exemplos  Que empresas financiadas por você têm buscado cooperação em nanotecnologia?  Que na região sudeste têm ocorrido cooperações entre empresas do setor têxtil e ICTIs?  Que os instrumentos ofertados por você estiveram entre procurados por empresas (PAPPE, FUNTEL, etc.)?

Gestão:Execução:Realização:Execução: Indicadores Estratégicos Serviços de Conhecimento Agentes de Inovação Demografia de atores de inovação Demografia de Oportunidades em Inovação Demografia de Competências Questões Estratégicas Relação e percentual por período da ofertas de financiamento de parte de Agentes de Inovação para Especialistas? Relação e percentual das ofertas de Agentes de Inovação em capacitação de pessoal por área (processo, infra, etc) Relação Percentual das demandas de Agentes de Inovação em apoio tecnológico por área (processo, infra, etc)

Gestão:Execução:Realização:Execução: Ambiente Agentes de Inovação Sistemas de Conhecimento Redes Sociais Sociologia da Inovação Redes entre Atores de Inovação O Portal oferece 56 tipos de relacionamentos mapeados em nível direto entre atores de inovação

Gestão:Execução:Realização:Execução: Bioetanol, Hidrólise Enzimática e Fermentação Alcoólica – 100% Ambiente Agentes de Inovação Sistemas de Conhecimento Mapas de Conhecimento

Gestão:Execução:Realização:Execução: Atores de inovação poderão criar suas próprias comunidades de inovação. No limite o Portal permite a criação automática de portais como o SIMI de MG. Portal Inovação Sistemas de Conhecimento Comunidades de Prática

Gestão:Execução:Realização:Execução: Portal Inovação Cooperações em Andamento ANPROTEC Portal PME inovadora e Sistema SAPI (Avaliação Parques, Incubadoras e EBTs) INPI Integração com base de marcas e patentes INMETR0 Alerta Exportador, Regulamentação por Setor, Portfólio ANE/FINEP Base Nacional de Engenheiros ANPEI Referência ao Manual Prático de Inovação CNI/IEL RedeComp FINEP Integração em Editais FINEP MCT Proinova e FORMICT MRE Interoperabilidade com Portal Brazil TradeNet SCT-MG Interoperabilidade com Portal SIMI SEBRAE Interoperabilidade com Portal SEBRAE

Gestão:Execução:Realização:Execução: Conclusões  O Portal SAPI atende às demandas por informação dos órgãos de fomento, gestão e planejamento do sistema nacional de incubadoras e PqTs, em sintonia com o Portal Inovação do MCT.  Esses portais oferecem serviços de conhecimento à totalidade dos atores de inovação, que podem ser úteis aos responsáveis por EBTs, Incubadoras e PqTs  As cooperações em curso ampliam tanto os serviços como a capilaridade dos portais Inovação e SAPI no sistema nacional de informações.

Gestão:Execução:Realização:Execução: Próximos Passos 1.Registros no Portal Inovação (já disponível) –Incubadoras –Parques Tecnológicos 2.Atualização das informações No Portal Inovação (já disponível) No Portal SAPI ( já disponível ) 3.Buscas e Indicadores No Portal Inovação (já disponível) No Portal SAPI ( já disponível )

Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Tony Chierighini Roberto Pacheco Muito Obrigado!