CPCJCPCJ Sintra Oriental À escuta das Escolas Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco Sintra Oriental Agualva, 23 de Novembro de 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
Advertisements

PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Nome do Município data. Nome do Município data.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo Escola Estadual ___________ COMUNICADO AOS PROFESSORES TAREFA DOMICILIAR Comunicamos que o aluno____________________________,
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
EDUCAÇÃO INFANTIL Adriela Sterchile.
Projeto Interdisciplinar
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
Intervenção psicológica
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Desenvolver Por uma Nova Escola.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
ABSENTISMO E ABANDONO ESCOLAR
Todo dia é dia de educação!
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 4ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 16 DE OUTUBRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
C P C J M O N T I J O LEVANTAMENTO DE DADOS DE PROCESSOS COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Comissão Social Inter-freguesias de Camarate, Prior Velho e Sacavém Reunião de CLAS
PROGRAMA CRESCENDO REGIÃO AUTONOMA DA MADEIRA
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Índice 1.O que é o Projecto Limpar Portugal ? 2.A Inspiração 3.Porquê o dia 20 de Março? 4.Organização do PLP 5.Como participar.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Fases da Transformação
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
O início: Em março de 2005, o Vice-prefeito de São Roque de Minas e o Sec. de Meio Ambiente, Roldão e André, encontram- se com o Dep. Carlos Melles e apresentam.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Nossa Senhora da Bonança Combate à exclusão social.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Escola primária abandonada.
Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL Benvinda Gonçalves.
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
Avaliação Interna e Exames Nacionais
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
ECOS DO BEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TERRITÓRIO DO BEM.
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
A Educação e a prestação de outros serviços Autarquias/IPSS Reunião Regional com UDIPSS e IPSS de Aveiro e Porto Cortegaça, aos 2 de Abril de 2011.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
O papel pedagógico do órgão gestor
1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Transcrição da apresentação:

CPCJCPCJ Sintra Oriental À escuta das Escolas Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco Sintra Oriental Agualva, 23 de Novembro de 2005

CPCJCPCJ Sintra Oriental Área Geográfica de Intervenção Em 9 de Fevereiro devido ao volume processual existente, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra é dividida em duas áreas geográficas, para facilitar e optimizar a sua intervenção:  CPCJ de Sintra Ocidental (11 freguesias) habitantes - 47,7 % da pop. de Sintra  CPCJ de Sintra Oriental (9 freguesias) habitantes - 52,3 % da pop. de Sintra

CPCJCPCJ Sintra Oriental Freguesias CPCJ SINTRA ORIENTAL AGUALVABELASCACÉM CASAL DE CAMBRA MASSAMÁ MIRA SINTRA MONTE ABRAÃO S.MARCOSQUELUZ

CPCJCPCJ Sintra Oriental

CPCJCPCJ Qual é a nossa comunidade? Sintra:  Entre , o concelho cresce 39,3% em termos populacionais e cerca de 55% em número de famílias;  Em 2001 registavam-se habitantes;  Em 2002, registavam-se 65 nacionalidades entre os residentes;  1/3 da população tem menos de 24 anos.  Fonte: Diagnóstico da Rede Social, 2004.

CPCJCPCJ Sintra Oriental Onde está a nossa comunidade? No Plano de Desenvolvimento Estratégico do Concelho de Sintra (2005), foram identificadas “4 Sintras”:  Histórica e Parque Natural (pop.10,4%);  Rural (pop.7,2%);  Corredor Urbano (pop.82,4%);  Industrial (pop. Não aplicável)

CPCJCPCJ Sintra Oriental Onde e Como Actua? Intervenção sucessiva Família Ministério Público

CPCJCPCJ Sintra Oriental Escutar as escolas porque  Também é uma das formas de actuação das CPCJ (Artº 18), através da sensibilização da comunidade para o tipo de trabalho destas;  São um dos parceiros mais importantes na comunidade:  Ensino obrigatório até ao 9º ano/15 anos  Contacto privilegiado com a família e com a criança/jovem

CPCJCPCJ Sintra Oriental Considerando: I.A importância do professor II.A escola como um contacto privilegiado com a família III.O exposto no Decreto lei nº 301/93, de 31 de Agosto

CPCJCPCJ Sintra Oriental A importância de ser professor  É o modelo mais importante depois dos pais, uma vez que reúne quatro características importantes (Alcántara, 2000): Status social superior; Competência cultural e educativa; Capacidade de providenciar recompensa e notas; Tem um período muito duradouro de exposição como modelo, em cada dia, da longa série de semanas de todo o ano lectivo.

CPCJCPCJ Sintra Oriental Chegar às famílias  A proximidade física e o contacto decorrente do dever de acompanhamento dos pais junto da escola O papel protector e orientador que pode assumir a escola

CPCJCPCJ Sintra Oriental Decreto lei nº 301/93, de 31 de Agosto  No caso de falta de assiduidade ou matrícula, ou abandono:  Deverá ser ouvido o Encarregado de Educação;  Definir medidas pedagógicas para assegurar a continuidade dos estudos Deverá ser feita uma actuação na comunidade.  Sinalização à CPCJ  Mantendo a articulação com a comunidade

CPCJCPCJ Sintra Oriental A ficha de sinalização  Estamos disponíveis para articular e trabalhar com as escolas;  Aguardamos que as novas medidas apontadas pelo governo entrem cheguem ao terreno Contratação de técnicos; Site da Comissão Nacional

CPCJCPCJ Sintra Oriental Fontes Bibliográficas  Diagnóstico da Rede Social de Sintra. Maio de  Plano Desenvolvimento de Sintra. Maio de  Lei 147/99 de 1 de Setembro  Decreto-Lei Nº 301/93, de 31 de Agosto