JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Monitoramento de Veículos
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Desenvolvimento de PROJETOS.
Escola é o lugar de gente
Comparação entre usuários
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Avaliação de Projetos Sociais Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo – USP.
TESTE DA PRÉ-ESCOLA.
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Falta de Leitura na Vida dos Jovens
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Capacitação da ferramenta:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.
Geografia Urbana Belo Horizonte
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Trabalho de Usuários da Informação
Rafael Felipe Sawitzki
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
ESTUDO DE COMUNIDADE.
Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Daniela Santana João Rodrigues Braga
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
MATEMÁTICA BÁSICA TERCEIRAO/PRE-ENEM TEORIA de CONJUNTOS I I
Seminário de Tese II Prof. ª Dr
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Rocío González 2PPM. PROBLEMÁTICA  Opiniões dos pais sobre a influencia da educação pública nos seus filhos.
Noções de Estatística - I
A construção participativa do PESQUISA: Relação da população do Rio Grande do Norte com a leitura: Uma abordagem quantitativa Contratante Execução Apoio.
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
MOTIVANDO OS JOVENS A ADQUIRIR CONHECIMENTO BÍBLICO
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Por que o jornal na escola?
Canais de Humor na Internet Diogo Silva Guilherme Versiani Juliano Xavier Luiz Temponi.
Conceitos de amostragem
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ TRANSPORTES DE PASSAGEIROS PROFª JUCELAINE AJUDA ENTRE PASSAGEIROS DE ÔNIBUS Abelardo Vinagre da Silva Hartmut Günther.
Área de Ciências da Natureza
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
A PERSPETIVA DOS CIDADÃOS E A PERSPETIVA DOS AUTARCAS PRIMEIROS RESULTADOS PROJETO CESOP-LOCAL Participação dos cidadãos Lisboa, 31 de março de 2016.
Busca de informação sobre questões políticas: uma comparação entre universitários e não universitários Caroline Clicia Fernando Giovanna Najara Paula.
O percurso informacional dos usuários do sistema municipal de transporte público rodoviário da regional Pampulha, cidade de Belo Horizonte – MG ​ GRUPO.
 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.
Transcrição da apresentação:

JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Aluna: Thaianne Fernanda dos Santos Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

INTRODUÇÃO Este é um estudo de usuários promovido pela disciplina de Usuários da Informação da Escola de Ciência da Informação - UFMG. O seguinte estudo diz respeito às experiências dos usuários dos ônibus públicos convencionais e MOVE com o “Jornal do Ônibus”. Todos os dados que foram coletados servirão apenas para fins de teste de usabilidade para a melhoria do sistema. Aqui serão expostos dados estatísticos sobre o uso e sobre as opiniões dos usuários acerca do “Jornal do Ônibus”.

OBJETIVOS Objetivo Geral: analisar como se dá o contato dos usuários com o Jornal do Ônibus, seu grau de utilização e sua influência na vida dos usuários. Objetivo Específico: descobrir seus problemas e benefícios, de forma a contribuir com melhoras a partir das opiniões dos usuários.

AMOSTRA A população consiste nos habitantes da região metropolitana de Belo Horizonte, sendo esses usuários dos ônibus públicos (convencionais e MOVE) que possuem ou ao menos deveriam possuir o Jornal do Ônibus que recebe sempre atualizações mensais. A amostra é composta de 145 usuários. O enfoque será nos usuários que se utilizam frequentemente destes transportes públicos, sendo essa frequência diária, semanal ou pelo menos mensal.

CONFIABILIDADE E MARGEM DE ERRO

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: FREQUÊNCIA DE USO DOS ÔNIBUS Total: 145

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONHECEM O JORNAL Total: 134

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: FREQUÊNCIA DE LEITURA DOS USUÁRIOS Total: 116

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: REGIÕES OPTADAS X REGIÕES FREQUENTADAS Essa informação será de grande utilidade na parte da entrevista, pois será consultado se a pessoa tem preferências pelos locais por causa do jornal e se o fato de elas gostarem mais de sentar em um lugar ao outro atrapalham o contato com o jornal.

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: IDADE X LUGAR QUE MAIS GOSTA DE ASSENTAR Tentativa de provar que quanto mais velha a pessoa é, mais na frente ela senta e por isso, lê mais o jornal. Essa informação será de grande utilidade na parte da entrevista, pois será consultado se as pessoas mais velhas tendem a ler mais o jornal.

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: LUGARES MAIS FREQUENTADOS X FREQUÊNCIA DE LEITURA Comprovou-se a tese de que quem lê mais assenta-se com mais frequência nos locais próximos ao jornal. Todavia, o fato de se assentarem com mais frequência na parte traseira não impede que a leitura do jornal seja realizada em algum momento. Veremos mais a frente motivos que levam a tal comprovação.

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: ESCOLARIDADE X CONHECIMENTO DO JORNAL

DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: ESCOLARIDADE X FREQUÊNCIA DE LEITURA

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: RELEVÂNCIA DAS INFORMAÇÕES DO JORNAL Média: 3.43

USO DAS INFORMAÇÕES SUGESTÃO DE CONTEÚDOS DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: PARTES QUE INTERESSARAM AOS USUÁRIOS Foi mostrada aos usuários a imagem do jornal ao lado. A maioria (59 pessoas) se sente atraída pelo “Gentileza Urbana”. 13 pessoas por “A cidade é sua. A festa é na rua.” 12 pessoas por “Preserve o que é seu!” 15 pessoas por “Desaparecidos.” 7 pessoas por “Olha a chuva!” E nenhum se interessou pela menor informação do jornal. Será pesquisado o motivo.

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: MOTIVOS QUE LEVAM À LEITURA DO JORNAL A maioria (76 pessoas) respondeu que lê por estar próximo ao jornal. 24 pessoas leem por estarem interessados nas informações. 20 pessoas leem porque as cores são atraentes e chamam sua atenção. 27 pessoas leem porque querem estar sempre antenados à novas informações. 9 pessoas leem por outros motivos. Das 9, 2 leem por falta do que fazer dentro do ônibus, 1 lê por mero hábito, 1 lê porque se interessa em informações sobre serviços públicos, 1 lê porque gosta das gentilezas urbanas, 1 lê porque acha que o jornal contribui com a educação do usuário e considera o jornal de grande utilidade pública, 1 lê porque gosta e 2 não souberam dizer o motivo.

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: A LOCALIZAÇÃO DO JORNAL ESTÁ ADEQUADA?

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: CONDIÇÕES DO JORNAL

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: AVALIAÇÃO GERAL DO JORNAL PELOS USUÁRIOS Média pela escala Likerts, onde a média de avaliação geral do jornal é de 3.35.

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: IMPORTÂNCIA DOS ASSUNTOS TRATADOS NO JORNAL

DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA DE OUTROS TIPOS DE LEITURA DENTRO DO ÔNIBUS Média: 4.16