Audiência Pública Câmara Federal REDUÇÃO OU INTERRUPÇÃO DE TRÁFEGO DE DADOS DA INTERNET MÓVEL Brasília-DF, 08/04/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas
Advertisements

TABELA DE PREÇOS OUTUBRO 2004.
INTRODUÇÃO  O cartão de CPF é o documento que identifica o contribuinte pessoa física perante a Secretaria da Receita Federal (SRF). O CPF armazena as.
Ana Luisa Godinho Ariolli
CONHEÇA O BRASIL OBS- Este trabalho só foi possível, graças à colaboração de muitos Brasileiros anónimos que me fizeram chegar fotos das suas cidades;
Trabalho 8: M- commerce Caso: Oi Paggo Cláudio Matos Junho 2012
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
CPF Equipe: André Fabiano Priscila Rodolfo
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
Tarifas Bancárias: análises, desafios e perspectivas Novembro 2007 São Paulo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO.
Qualidade das Redes Fixa e Móvel
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
MAPEAMENTO DAS OPERADORAS
PROCESSO ECONÔMICOEDEFESA DO CONSUMIDOR PALESTRA NO SENADO FEDERAL PROCESSO ECONÔMICO E DEFESA DO CONSUMIDOR ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Estágio Supervisionado
Horário de Verão 2009/2010 Expectativa dos Resultados Fevereiro de 2010.

Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
SGI Apresentação Técnica.
Audiência Pública Maria Inês Dolci Março / Conversão Pulso-Minuto Inicialmente seria implantada em Adiada por causa dos altos custos que acarretaria.
Emissor de Cupom Fiscal Automação Emissor de Cupom Fiscal.
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. Anderson Antônio Barreiro.
BRIEFING Mariana Conde Antonio Gouvêa
1 Case Internet Abril Claro: Case Internet Agenda Quem é a Claro O projeto do site Internet A evolução Os resultados.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
Elaborado por TT Marketing O seu negócio, ao alcance da sua mão!
1 III Jornada de Trabalhos Lei Maria da Penha Conselheira Andréa Pachá.
Leandro F. Da Cás - Diretor Presidente Celular: Elvio Joao Da Cás - Diretor Comercial Celular :
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Reunião Plenária da RBMLQ-I Florianópolis, 06/06/2013 ESPAÇO DCONF Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA. DESDE 1996 A SKY É L ÍDER NO MERCADO DE TV POR ASSINATURA DIGITAL NO B RASIL E EM TODA A A MÉRICA L ATINA, COM MAIS.
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas à Defesa do Consumidor.Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Professor Nelson Guerra Ano 2015 AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA.
1 Apresentação dos Resultados 2005 Webcast - 10/03/2006.
Impacto da Judicialização no Custo da Saúde
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
AS REGIÕES DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Uberlândia, xx de outubro de 2010 Nome do Projeto.
Relatório referente ao estudo no Supermercado Carrefour
1 Lista Não Perturbe do Procon Novos Procedimentos Credicard Novembro de 2010.
Consultor de Planejamento
Apresentação Comercial Gateways SIP/GSM. Seus custos com telefonia celular estão altos? A TeiQ Solution pode ajudar para solucionar este problema!
De Olho nas Metas Relatório de acompanhamento das 5 Metas do Todos Pela Educação.
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Brasília, 08 de abril de 2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Defesa do Consumidor.
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E À SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (PASS)  A) Perícia Oficial  B) Promoção da Saúde  C) Prevenção e Acompanhamento.
Audiência Pública sobre redução e interrupção de trafego de dados Comissão de Defesa do Consumidor - CDC Brasília, 8 de abril de 2015 Amaury Oliva Diretor.
PROJETO HERMES ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES JUDICIAIS COM REPERCUSSÃO NA ATIVIDADE CONSULTIVA Consultoria-Geral da União.
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
Audiência Pública “Atuação do Segmento de Cartões de Benefício no País” PLP n. 254/2013 Agosto de 2013.
Audiência Pública “Regulamentação da Atividade de Marketing Multinível no Brasil” Outubro de 2013.
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública Câmara Federal REDUÇÃO OU INTERRUPÇÃO DE TRÁFEGO DE DADOS DA INTERNET MÓVEL Brasília-DF, 08/04/2015

4% = Norte 9% = Nordeste 13% = Centro-oeste 25% = Sul 49% = Sudeste Cerca de 860 unidades de PROCONs implantadas em todo território brasileiro. 2

Dados dos PROCONs em 2014 Atendimento presencial dos PROCONs, via o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SINDEC/SENACON/MJ Em 2014, foram realizados (dois milhões quatrocentos e noventa mil setecentos e sessenta e nove) atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec. Uma média mensal de 206 mil consumidores atendidos. Assuntos mais Demandados em 2014 Posição - Assunto - Quantidade % 1º Telefonia Fixa ,8% 2º Telefonia Celular ,5% 3º Banco comercial ,0% 4º Cartão de Crédito ,5% 5º TV por Assinatura ,8%

Problemas relatados por consumidores em face do tema bloqueio de dados: 1) serviço de dados anteriormente tinha sua taxa de conexão reduzida após a utilização integral da franquia e passou a ser interrompido, submetendo os consumidores à realização de nova contratação; 2) os consumidores relatam que possuíam plano ilimitado e que não entendem a razão da interrupção do serviço de dados;

os registros detalham que as Operadoras mudaram o plano dos consumidores sem qualquer aviso prévio; as reclamações detalham ainda que não há qualquer instrumento confiável para acompanhamento ou controle de consumo do serviço conexão de dados;

Reclamação dos Consumidores os consumidores relatam que após efetivarem a contratação de pacote adicional, sem ao menos terem utilizado voluntariamente o serviço de conexão de dados, foram informados que teriam alcançado a totalidade do serviço contratado, desconfiados de que a franquia contratada e o pacote adicional adquirido estão sendo esgotados indevidamente sem sua utilização.

A resposta das Operadoras Em resposta as referidas reclamações e denúncias, as operadoras de telefonia, adotaram uma forma padronizada de posicionamento onde sempre afirma que não disponibiliza redução de navegação para clientes pré e controle, mas sim interrupção do serviço, e que, com base nas “novas normas estabelecidas ao mercado Telecom”, está adotando em conjunto com as demais operadoras concorrentes o fim da redução da taxa de conexão, reconhecendo, portanto, a veracidade da principal reclamação dos usuários.

Publicidades constatadas

Oferta/ Publicidade das Operadoras Não foi possível vislumbrar na conduta de nenhuma das operadoras, em momento algum, qualquer tipo de comunicado prévio aos consumidores de que se tratava de promoção ou que o referido serviço era limitado. Pelo contrário, por diversas vezes, é possível identificar a utilização de expressões e termos que induzem ao consumidor a acreditar que não haveria a interrupção do serviço.

Oferta feita pelas operadoras ficou registrada ampla divulgação atual em materiais publicitários que evidenciam a oferta de serviço de conexão de dados ilimitados, com expressões que induzem o consumidor a erro na contratação, conforme se verifica em anúncios televisivos e publicidades na internet que ofertam planos Ilimitados, onde se utilizam as frases: Internet à vontade, Venha ser ilimitado, Internet Infinita, acesso grátis ao facebook, twiter, whatsApp, dentre outras expressões”.

Informação Insuficiente para as mudanças implementadas

Ações dos PROCONs Ações Judiciais – Maranhão; - Sergipe; - Rio de Janeiro; - Ceará, - Paraná (em estudo); - Minas Gerais (em estudo) - Natal (RN) Procedimentos Administrativos Instaurados: - Mato Grosso; - São Paulo; - Espírito Santo; - Minas Gerais; - Santa Catarina;

Posição dos PROCONs Contrários a interrupção do serviço de dados da Telefonia Móvel na forma implementada as operadoras, visto que fere direitos básicos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor tal como Vinculação da OFERTA, proibição de publicidade enganosa, direito à informação, vedação da modificação unilateral do contrato, dentre outros.

Perspectiva CONFLITO; DANOS AOS CONSUMIDORES; SANÇÕES ADMINISTRATIVAS CADA VEZ MAIS SEVERAS AS OPERADORAS; JUDICIALIZAÇÃO.

PROPOSTA Operadoras de Telefonia reconhecerem a necessidade de cessar essa prática abusiva, a fim de que os consumidores tenham seus direitos respeitados e ser construído um modelo de negócio em conjunto que respeite o direito e o interesse de todos os envolvidos.

Contato: PROCONSBRASIL Gisela Simona Viana de Souza (65) e