TRATAMENTO E FLUXO DE DOCUMENTOS NAIR Y. KOBASHI RESUMOS: TEORIA E M É TODOS ECA-USP 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
Advertisements

Abordagem Sistêmica da Administração
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Redes de computadores I
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Especificação de Software
Contabilidade Sistemas de Informação
Treinamento no uso dos recursos SABi/Web Maria Cristina Bürger 2009.
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Introdução a Teoria da Classificação
Disciplina / Professor
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Modelagem de dados e representação da informação
Prof.Alfredo Parteli Gomes
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
FTAD Formação Técnica em Administração
Base de Dados MINHA BIBLIOTECA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Qualidade de Produto de Software
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Aula Inaugural Biblioteca. Sistema integrados de Bibliotecas O sistema integrados das Bibliotecas da Mantenedora Soebras é composto pelas Bibliotecas.
Sistemas de Informação
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 10
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Laboratório de Programação
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Aula Inaugural Biblioteca
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues ENGENHARIA DE SOFTWARE.
Lembrete para o estabelecimento de critérios e normas no serviço de arquivos permanentes Pontifícia Universidade Católica Instituto de Educação Continuada.
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
Fundamentos da Seleção
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Análise e Projeto de Sistemas
Objetivos deste módulo
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Disciplina: Controladoria
Tcc- Artigo Científico
Pearson Education Conteúdo Soluções Parcerias Instituição de ensino.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Engenharia de Software
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
 Trabalho realizado por:  Francisco de Assis Marinho Lanza;  Simone Martins Rodrigues;  Tânia Moraes Nascimento da Fonseca.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Tratamento Temático da Informação
Contabilidade Gerencial
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Transcrição da apresentação:

TRATAMENTO E FLUXO DE DOCUMENTOS NAIR Y. KOBASHI RESUMOS: TEORIA E M É TODOS ECA-USP 2011

OBJETIVOS DA DOCUMENTAÇÃO PREMISSAS –INFORMAÇÃO: MATÉRIA PRIMA INDISPENSÁVEL A TODA ATIVIDADE HUMANA –QUANTO MAIS COMPLEXA A ATIVIDADE, MAIOR A NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO

TIPOS DE INFORMAÇÃO INTERNAS À PRÓPRIA INSTITUIÇÃO QUE EMANAM DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO E DESTINAM-SE AO AMBIENTE EXTERNO INFORMAÇÃO QUE PROVÉM DE AMBIENTE EXTERNO E DEVE SER DIFUNDIDA AMPLAMENTE OU DE MODO RESTRITO

VEICULAÇÃO DE INFORMAÇÃO CANAIS FORMAIS –RELATÓRIOS –BOLETINS CANAIS INFORMAIS –PALESTRAS –CONVERSAS

SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONJUNTO DE INFORMAÇÕES –RECOLHIDAS –TRATADAS –VEICULADAS

FUNÇÃO DOCUMENTAÇÃO ESTABELECER REDE ORGANIZADA DE COLETA E DIFUSÃO FORMATAR INFORMAÇÃO –COM BASE EM OBJETIVOS ESPECÍFICOS ASSEGURAR EFICÁCIA DO SISTEMA –EXAUSTIVIDADE –CONFIABILIDADE –ATUALIDADE –RAPIDEZ

OBJETIVOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO FORNECER RESPOSTA ADEQUADA À DEMANDA SUPÕE COMUNICAÇÃO: –SEM SILÊNCIO –SEM RUÍDO

IDENTIFICAǘAO DA DEMANDA TIPO DE INSTITUIÇÃO TIPO DE USU Á RIO ATIVIDADES MEIO ATIVIDADES FIM PROJETO ESPEC Í FICO PRAZO

EXEMPLO DE DEMANDA USUÁRIO: ENGENHEIRO (CHEFE DE PROJETO) –NECESSITA DE NORMAS SOBRE TÉCNICAS DE EDIFICAÇÃO DE PONTES DE CONCRETO FONTE: BASE DE NORMAS T´ECNICAS

EXEMPLO 2. USUÁRIO : -ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO DE BIBLIOTECONOMIA - NECESSITA DE MATERIAL SOBRE RESUMOS - FONTES: -BASES BIBLIOGR Á FICAS - BIBLIIOGRAFIAS DE DISCIPLINAS

EXEMPLO 3 USUÁRIO: ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO NECEDSSITA DE MATERIAL PARA DEFINIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA –FORNECER ARTIGOS DE REVISÃO OU BIBLIOGRAFIA EXAUSTIVA?

EXEMPLO 4 PROFESSOR DE DISCIPLINA EM FASE DE PREPARAÇÃO DE CURSO –FORNECER BIBLIOGRAFIA EXAUSTIVA OU SOMENTE OS ITENS MAIS RECENTES?

ADEQUAÇÃO = CONTEXTUALIZAÇÃO DEPENDE DE: NÍVEL DO USUÁRIO TIPO DE DEMANDA TIPO DE INFORMAÇÃO

AS FUNÇÕES DOCUMENTÁRIAS 1. OPERAÇÕES DE ENTRADA 2. OPERAÇÕES DE TRATAMENTO 3. OPERAÇÕES DE SAÍDA

OPERAÇÕES 1. ANÁLISE DE NECESSIDADE –É A PRIMEIRA TAREFA: ORIENTA O CONJUNTO DOS TRABALHOS 2. PESQUISA DE FONTES –PARA CONSTITUIR O ACERVO E A BASE DE DADOS

OPERAÇÕES 3. SELEÇÃO/AQUISIÇÃO –DECIDIR EM FUNÇÃO DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS –LEMBRAR QUE É IMPOSSÍVEL TRATAR TUDO QUE TRANSITA PELO SERVIÇO

OPERAÇÕES 4. REGISTRO ATIVIDADE ADMINISTRATIVA DE CONTROLE (INVENTÁRIO) 5. CATALOGAÇÃO DESCRIÇÃO FÍSICA DE DOCUMENTOS (FORMATO PADRONIZADO E NORMAS)

OPERAÇÕES 6. TRATAMENTO DE CONTEÚDO –CLASSIFICAÇÃO –INDEXAÇÃO –RESUMO 7. ESTOCAGEM –DE DOCUMENTOS (LOCALIZAÇÃO FÍSICA; ARQUIVO ELETRÔNICO) –DE INFORMAÇÃO (BASE DE DADOS)

OPERAÇÕES 8. DIFUSÃO - SERVIÇOS: AÇÕES DE EMPRÉSTIMO, CONSULTA DE DOCUMENTOS, BUSCA, PESQUISA - PRODUTOS: BOLETINS, DSI 9. CONTROLE - DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO - DO FUNCIONAMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO ANÁLISE FUNCIONAL ENTRADA SAÍDA TRATAMENTO RESPONSABILIDADES DO GESTOR –TAREFAS DOCUMENTÁRIAS –TAREFAS GERENCIAIS