A União Europeia Papel da Delegação da União Europeia no Brasil Promover as relações políticas e económicas entre a UE e o Brasil; Acompanhar a implementação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.
Fabiano André Vergani
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Panorama sobre Plataformas Tecnológicas com interesse para a área da Construção José Bonfim (Fundação para a Ciência e Tecnologia e GPPQ) Universidade.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Sétimo Programa-Quadro Programa Cooperação Lisboa, 19 Janeiro 2007 Manuela Soares Directora DG Investigação Comissão Europeia.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Em resumo Organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações Estaduais de Amparo à.
Oportunidades de financiamento no H2020 em 2015
O Programa da União Europeia para Pesquisa e Inovação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Mercado de Desenvolvimento DM2003 Competição Global SESSÃO INFORMATIVA Equipe de Mercado de Desenvolvimento Grupo de Estratégia Corporativa Banco Mundial.
HORIZONTE 2020 Aberto para o mundo! O Programa da União Europeia para Pesquisa e Inovação.
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a UE.
B.BICE+ Tour of Brazil – Blue Growth Recife, 11 de Novembro de 2014.
B.BICE+ Tour of Brazil Florianópolis, 9 de Outubro de 2014.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica - LNCA Plataforma do Conhecimento no contexto.
Como funciona a União Europeia
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Missão Governamental à República Tcheca
Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 ( ) Maria da Graça Carvalho Universidade de Évora Universidade de Évora 5 Janeiro.
TEMA: Os Institutos de Pesquisa Tecnológica nos Sistemas de Inovação Financiamento Oportunidades Desafios Luis Madi Presidente Abipti Coordenador Apta.
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

A União Europeia

Papel da Delegação da União Europeia no Brasil Promover as relações políticas e económicas entre a UE e o Brasil; Acompanhar a implementação da Parceria Estratégica UE /Brasil; Participar na implementação dos programas de assistência da União Europeia. Papel do Sector de Ciência e Tecnologia Promover a cooperação EU-Brazil a nível institucional com as entidades Brasileiras; Apresentar as oportunidades dentro do Programa Europeu, H2020, às universidades e centros de pesquisa brasileiros, tendo em vista fortalecer a sua participação no Programa; Website:

O que é o Horizon2020? O Horizonte 2020 (H2020) é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE)!! No total são 80 mil milhões de euros para financiamento de projetos que vão estar disponíveis ao longo de sete anos (2014 a 2020). Ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado.

3 O's do H2020, Comissário Moedas O pen Innovation O pen Science O pen to the World Reformas regulatórias: Abertura: Áreas de pesquisa globais: Mecanismo de Aconselhamento Científico Nuvem Europeia da Ciência (América Latina/ Asia) Revisa Tech/Regulamento Beta Livre Acesso/ Dados Abertos Facilidade de Apoio à Política Incentivar o investimento privado: Integridade da Pesquisa: Iniciativas especificas: Fundo Europeu de Fundos Novos Padrões PRIMA Maximizar a utilização de EFSI Provedor de Justiça/ Execução SESAME Atlântico Sul Maximizar o Impacto: Selo de Excelência Conselho Europeu de Inovação Fundir o digital em prioridades temáticas ( saúde, água, energia, alimentos) Segunda onda de simplificação

Orçamento do FP1 para o Horizonte 2020

União Europeia e Confap - Carta de Intenção para promover a participação brasileira no Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação "Horizonte 2020" (03/12/2014) Assinada pela Embaixadora Ana Paula Zacarias e o Presidente da CONFAP, Professor Sérgio Gargioni, a Carta de Intenção tem o objectivo de trocar informações relevantes sobre a participação das instituições brasileiras no Programa Horizonte Mas também, incentivar as Agências Estaduais de Fomento à Pesquisa (FAP's) a financiar as instituições e pesquisadores de seus estados que estiverem engajados nas propostas seleccionadas pela União Europeia no âmbito do programa.

Pilares do Horizonte 2020

I Pilar: Excelência Cientifica

Infra-estruturas de Pesquisa Infra-estruturas de pesquisa são instalações, recursos e serviços usados pelas comunidades de pesquisadores para conduzir a pesquisa e promover a inovação

II Pilar: Liderança Industrial

III-Desafios Sociais

EU- Brazil: Cooperação Internacional Segurança Alimentar, Agricultura sustentável e Bioeconomia; TIC's ; Pesquisa Marinha; Acção Climática; Espaço; Nanotecnologia; Energia nuclear; Transportes e aviação

CORDIS – Portal do participante Website:

BRASIL–EU: Chamadas de cooperação internacional : Para encontrar todas as chamadas acesse no link: ants/portal/desktop/en/opportunities/ h2020/ftags/international_cooperation.html#c,topics=flags/s/IntlCoop/1/1& +callStatus/asc ants/portal/desktop/en/opportunities/ h2020/ftags/international_cooperation.html#c,topics=flags/s/IntlCoop/1/1& +callStatus/asc

Policy Research and Innovation Research and Innovation Participação do Brasil no Horizonte 2020 As entidades brasileiras já participaram 62 vezes. No total, já existem 41 acordos assinados e em fase de preparação: Excelência Cientifica (24 projetos); Liderança Industrial (6 projetos), Desafios Sociais (9 projetos) e o Science with and for Society (2 projetos). Número de participações no H2020 por Estados: 29

ENERGIA: "Brasil-UE: Chamada Coordenada sobre Biocombustíveis Avançados" A Chamada foi aberta no dia 11 de maio com prazo até 8 de Setembro para envio das propostas. Chamada: H2020-LCE Chamada: topics/2150-lce html topics/2150-lce html

Chamada Coordenada EU-Brasil em Pesquisa em TIC's: H2020-EUB Computação em Nuvem Visa melhorias em aspectos críticos da computação em nuvem, incluindo maior segurança e privacidade ; nuvens de confiança ; pooling de recursos; gestão de dados e rastreabilidade; virtualização ; e sistemas híbridos. 2- 5G O objectivo é criar um padrão mundial e aumentar a velocidade da conexão móvel à internet. Declaração conjunta assinada a 26 de Fevereiro. 3 - Internet das Coisas: Monitoramento ambiental Gestão de água inteligente Gestão de energia em casa e em edifícios Chamada: html html

Estrutura dos projectos das chamadas coordenadas EU-Brasil:

Saúde: A União Europeia abriu um edital de chamadas públicas: (já fechadas) 1- Pesquisas sobre o vírus Zika. O financiamento é de €10 milhões no âmbito do H2020. Call : H2020-SC Desenvolvimento de uma vacina para a malária e/ou doenças infecciosas negligenciadas Call: SC1-PM As Instituições Brasileiras teriam que apresentar as suas propostas. Chamadas: health_en.pdfhttp://ec.europa.eu/research/participants/data/ref/h2020/wp/2016_2017/main/h2020-wp1617- health_en.pdf

Fórum Internacional de Bioeconomia O International Bioeconomy Forum –IBF, seria uma plataforma multilateral flexível, onde Global Partners se podem reunir para discutir e agir sobre problemas temáticos comuns sobre a Bioeconomia. Principais objectivos: Mapear, Discutir e Implementar acções de investigação e inovação em áreas de interesse comum e em domínios-chave para a construção da Bioeconomia.

Mais informações sobre o H2020: Horizon Marie Skłodowska-Curie Actions Website ERC- European Research Council Portal dos Participantes Confap