A Era Vargas (1930-1945). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
Advertisements

“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
ERA VARGAS ( ).
Revolução de 1930 Clique para adicionar texto 25/03/2017.
História do Brasil Era Vargas.
HISTÓRIA Prof. Luiz Rogério.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Indicou Rompeu Oposição Eleição 1930 Aliança Liberal (oposição)
ERA VARGAS (1930 – 1945).
ERA VARGAS ( ).
Período Getulista ( ).
ERA VARGAS ( ).
ERA VARGAS (1930 – 1945).
A década de 1920 e o fim da República Oligárquica
Getúlio Vargas.
Projetos ideológicos e conflitos políticos
Era vargas Const. de 1934 AIB x ANL PLANO COHEN GOVERNO PROVISÓRIO
Tenentismo Características
Profº. Cristiano Almeida
A Era Vargas Período dividido em Três fases
ERA VARGAS (1930 – 1945) PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Era Vargas – Estado Novo
A ERA VARGAS ( ) *GOVERNO PROVISÓRIO ( )
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
GOVERNO PROVISÓRIO – 1930 a 1934 Suspensão da Constituição de 1891, dissolução do poder Legislativo e nomeação de interventores para governar os estados.
Governo Constitucional (1934 – 1937) Estado Novo (1937 – 1945)
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
Era Vargas HB.12.
A ERA VARGAS (1930/1945).
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História do Brasil Era Vargas.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Carlos Eduardo.
O que significou a Era Vargas para a vida nacional?
Era Vargas História 9º’s.
Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
A ERA VARGAS Natania A S Nogueira Mestra em Histporia
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
As fases do governo Vargas:
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
II Guerra Mundial
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
ERA VARGAS ( )  Out – Governo Provisório (sem Constituição)  – Governo constitucional  10/11/1937 – a decretação do Estado Novo.
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
O governo DUTRA Eurico Gaspar Dutra SEXTA AULA A PASSAGEM PARA DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS PARA O GOVERNO DUTRA.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Projeto: Vanguardas Europeias
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
PERÍODO COLONIAL POLÍTICA ADMINISTRATIVA
OS FASCISMOS Conceito * origem da palavra: fascio * regimes de características autoritárias surgidas no período entre guerras. * em outro sentido, pode.
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
HISTÓRIA DO BRASIL: REPÚBLICA MILITAR E NOVA REPÚBLICA
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
Era Vargas
ERA VARGAS O BRASIL EM TRANSIÇÃO.
Era Vargas
Transcrição da apresentação:

A Era Vargas ( )

1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos 1930 (Fonte: Google imagens).

1.2. Antecedentes: - A Revolução de 1930: movimento de tenentes e classe média que depôs Washington Luís da presidência e colocou Getúlio Vargas no poder.

2. O Governo Provisório ( ) - Primeiro momento da Era Vargas. Getúlio não conseguem ser ditador nesse contexto, mas já tenta concentrar poderes em suas mãos. A)Vargas governava por decretos-leis: - leis criadas pelo próprio Vargas, que concentra os poderes executivo e legislativo. Não há constituição.

B) Interventores: Militares ligados a Getúlio são nomeados para substituir os governadores nos estados. C) A Revolução Constitucional de 1932 – SP - Exigia a volta da democracia e a convocação de uma assembleia constituinte por Vargas. - Tentativa das oligarquias paulistas enfraquecerem a “revolução”.

3- O Governo Constitucional ( ) - Nesse volta haver constituição e, consequentemente, relativa liberdade. A) A Constituição de 1934 (conquista paulista) - Baseada na constituição de Weimar: Alemanha; - Promulgada (votada). Voto secreto e feminino, criação do TSE; - Estabeleceu princípios da legislação trabalhista; - Criou o Ministério da Educação e do Trabalho;

B) Disputas políticas (grupos políticos): - AIB (Ação Integralista Brasileira) Grupo político de extrema direita, com ideologia fascista e nacionalista. -ANL (Aliança Nacional Libertadora) -Grupo político de extrema esquerda, com ideologia comunista e nacionalista.

C) A Intentona Comunista Organizada pela ANL, a revolta armada tinha como objetivo derrubar o governo de Vargas e instaurar o comunismo no Brasil. Contou coma participação de Natal, Recife e Rio de Janeiro. D) Plano Cohem (1937): Atentado comunista forjado por Vargas e integralistas, foi utilizado como pretexto para a instauração de uma ditadura contra os comunistas.

4- O Estado Novo ( ) - Terceira e última fase da Era Vargas, corresponde a uma ditadura com tendência fascista. A) Constituição de 1937(Constituição Polaca) - Baseada nos fundamentos regime fascista polonês;

- Outorgada (imposta) - Redigida pelo jurista Francisco Campos - Estado Unitário, autoritário e antiliberal B) Características do Estado Novo - Ditadura com tendência fascista (Censura, repressão e controle dos trabalhadores) - Legitimação através da força e propaganda (Departamento de Imprensa e Propaganda)

- Perseguição a comunistas - Trabalhismo (Controle de sindicatos e Consolidação das Leis Trabalhistas: CLTS) - Nacionalização da economia: criação de empresas estatais (Companhia Siderúrgica Nacional e Vale do Rio Doce). -Política de Boa Vizinhança (neutralidade no início da II Guerra)

C) O fim do Estado Novo (fatores) - O papel contraditório do Brasil na II Guerra Mundial (1942): - Sob a influência norte-americana, o Brasil, com tendência fascista, entra no conflito contra o Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

- Oposição norte-americana e da sociedade civil brasileira ao término da guerra: - Após a II Guerra, Vargas passou a ser visto como uma ameaça às democracias e ao liberalismo mundial. - Empresários, classe média e políticos brasileiros descontentes com a falta de liberdade aproveitaram a situação para exigir a redemocratização do país e a realização de eleições para presidência em 1945.

- Mais espaço para a oposição – Volta de partidos políticos: Percebendo a situação, Vargas permitiu a volta de certos partidos e a fundação de outros. PSD – Partido Social Democrático (ligado a Vargas e Dutra) PCB – Partido Comunista Brasileiro (pautado no Comunismo soviético) PTB – Partido Trabalhista Brasileiro (fundado no trabalhismo varguista) UDN – União Democrática Nacional (conservador e a favor do capital estrangeiro: entreguistas)

Obs. Em 1945 Vargas foi cassado e, como desdobramento, eclodiu o Movimento do Queremista: fenômeno popular das massas pobres, ligado ao trabalhismo e que queria a permanência de Vargas no poder, mas com uma nova constituição.

5- Cultura nos anos 30 e A era do rádio: - Programas de auditório, musicais e rádio- novelas - A Hora do Brasil - Obrigatoriedade do português culto - Samba exaltando o trabalho