Organização dos organismos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013
Advertisements

Os tecidos animais.
Conjunto de células semelhantes, que desempenham uma mesma função
Professora: Roberta Fontoura
Colégio Ari de Sá Tecidos.
Níveis de Organização do Corpo Humano.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Estudo dos tecidos.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
Histologia Professora Ana Maria.
Centro Universitário Candido Rondon
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
ANATOMIA dos SISTEMAS CURSO DE RADIOLOGIA
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
É formado por células denominadas neurônios
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013
ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO É O SISTEMA ENCARREGADO DE CAPTAR OS DIVERSOS ELEMENTOS NUTRITIVOS PRESENTES NOS ALIMENTOS, NECESSÁRIOS À SOBREVIVÊNCIA E.
Como funciona o coração?
ANATOMIA.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Locomoção: ossos e músculos
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
Professor. Me: Hélcio Marques Junior Biólogo Mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável Especialista em Docência Universitária 1.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.
AULA RESUMO EM POWER POINT
OS REPTÉIS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff.
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
O SISTEMA NERVOSO Profa. Marjory Torres.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Modulo 5 : A Membrana Plasmática
Conteúdo pág. 46 à 50 Histologia Histologia é a parte da biologia que estuda os tipos de tecidos e suas funções. Tecidos Tecidos são agrupamento de células.
Sistema Circulatório BALA 2011.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Faculdade de Tecnologia de Alagoas-FAT Biologia Celular CITOESQUELETO Prof. Gustavo Reis.
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Willian Lopes.
ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MIGUEL CERQUEIRA NETO”
Ciências Naturais – 9.o ano
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
4ª à 8ª SEMANA DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E FORMA DO CORPO
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Revisão para o teste de Ciências
Transcrição da apresentação:

Organização dos organismos

Tecidos

Tecidos São formados por diversas células que apresentam estrutura e função semelhantes, Os quatro principais tecidos do corpo humano são: Tecido epitelial, Tecido muscular, Tecido conjuntivo e Tecido nervoso.

Tecido Epitelial Tecido flexível, formado por células justapostas, com pouca substância entre si; Reveste e protege o organismo: cobre toda a superfície e forra a cavidade dos órgãos (estômago, coração,...) Funciona como uma barreira contra agentes estranhos (vírus, bactérias, fungos,...)

Existem duas formas principais: os epitélios de revestimento e as glândulas. Os epitélios de revestimento recobrem as superfícies do corpo interna e externamente. As glândulas produzem secreções que são utilizadas em vários processos do corpo.

De acordo com a localização, o tecido epitelial pode ser de 3 tipos: Epiderme: camada mais externa da pele, ela impede a perda excessiva de água. Algumas células da epiderme produzem queratina (cabelo, pelo e unhas), melanina (proteção contra raios UV) e secreções (lagrimas, saliva, etc) Mucosas: membranas que revestem o interior de órgãos ocos. Ex: mucosa gástrica (estômago), mucosa intestinal, mucosa bucal e mucosa nasal; Serosas: membranas que revestem externamente alguns órgãos. Elas são poucas e revestem alguns órgãos como o coração.

Tecido Conjuntivo Tem como função o preenchimento e sustentação. Nos espaços entre as células desse tecido existe uma quantidade maior de substância intercelular (água+fibras de proteínas). Existem vários tipos de tecido conjuntivo, sendo ele o mais abundante no corpo. Alguns deles são:

Propriamente dito Tecido conjuntivo Tecido de preenchimento, distribuído por todo o corpo, preenchendo espaços, revestindo estruturas e ligando os diversos órgãos entre si. Substância intercelular é rica em fibras

Cartilaginoso Tecido conjuntivo É a cartilagem e está presente em várias partes do corpo: nariz, orelha, traquéia, entre as vértebras e costelas, entre os ossos contribuindo para o deslizamento, etc... É um tecido de sustentação, mas menos rígido e mais flexível que o ósseo; É rico em substância intercelular

Células do tecido cartilaginoso

Adiposo Tecido conjuntivo Apresenta grande número de células de gordura; Além de preencher espaços, sua função é armazenar material nutritivo, principalmente gordura (fonte de energia), que serve também como isolante térmico (evita perda de calor para o ambiente externo); Outra função é sustentar e proteger alguns órgãos, como os rins, e amortecer choques mecânicos (suavizar o impacto dos pés com o solo durante uma corrida)

Ósseo Tecido conjuntivo É um dos tecidos que formam o esqueleto de nosso corpo, tendo como função a sustentação. Substância intercelular sólida, dura e resistente. Contém muitas fibras colágenas e sais de cálcio e fósforo, que proporcionam rigidez e resistência aos ossos.

Sanguíneo Tecido conjuntivo Substância intercelular é líquida e constitui o plasma sanguíneo, formado principalmente de água (+ 90%) O sangue possui diferentes tipos de células: Glóbulos vermelhos: possuem hemoglobina, uma substância vermelha que se combina com o oxigênio e o transporta às células do corpo.

Glóbulos brancos: estão associados com a defesa do organismo Glóbulos brancos: estão associados com a defesa do organismo. Produzem anticorpos, substâncias que defendem o organismo contra a ação de antígenos (substâncias estranhas ao organismo) Plaquetas: fragmentos de células que participam da coagulação do sangue

Tecido Muscular O tecido muscular caracteriza-se por ser formado por células alongadas, que podem se contrair, provocando os movimentos. É o tecido mais abundante no corpo e que precisa da maior parte da energia corporal para realizar suas funções de movimento. Existem três tipos de tecido muscular:

Estriado esquelético: tem contração vigorosa e voluntária Estriado esquelético: tem contração vigorosa e voluntária. Fibras possuem vários núcleos e estrias longitudinais e transversais. Constitui os músculos que se prendem ao esqueleto, permitindo os movimentos.Ex: músculos peitoral, bíceps e tríceps. Não-estriado ou liso: tem contração lenta e involuntária. Fibras apenas com um núcleo. Não possui estrias transversais. Encontrado nas paredes do estômago, intestinos, esôfago, etc. Estriado cardíaco: tem contração vigorosa e involuntária. Fibras possuem apenas um núcleo e possuem estrias longitudinais e transversais. Esse tecido constitui o miocárdio, o músculo do coração

Tecido Nervoso O tecido nervoso é responsável pelo processamento de informações no corpo humano. Apresenta células especializadas chamadas neurônios, que transmitem impulsos nervosos pelo organismo. Os neurônios apresentam, em suas terminações, estruturas que agem como receptores para vários tipos de estímulos, como mecânicos, químicos e térmicos. Esses estímulos são transformados em impulsos nervosos e são transmitidos para o cérebro, órgão formado por vários neurônios.

cérebro Exemplo de comunicação por tecidos nervosos Medula espinhal Quando uma pessoa decide segurar um objeto, o cérebro envia “mensagens” para os músculos que irão se mover. Essas mensagens são os impulsos nervosos, transmitidos pelos nervos.

Exemplo: Quando um jogador de futebol vai chutar a gol, seus olhos enviam ao cérebro informações sobre a posição do gol e do goleiro. Essas informações são transmitidas por meio de impulsos nervosos, que se propagam pelos nervos até chegar ao cérebro, onde são interpretadas. Em resposta, o cérebro envia, também por meio dos impulsos nervosos, informações para determinados músculos se mexerem e chutar a bola de modo desejado

Órgãos e Sistemas

ÓRGÃOS: São agrupamentos de tecidos Por quê a pele não é um tecido e sim um órgão? Derme (tecido conjuntivo)e epiderme (tecido epitelial) Estômago = possui tecido epitelial+ tecido muscular + tecido conjuntivo + tecido nervoso Outro Exemplo:

Um órgão não funciona isoladamente dos outros: ele necessita de outras estruturas e órgãos do corpo para realizar seu trabalho..... .....esses órgãos, em conjunto, também realizam funções específicas no nosso corpo Um conjunto de órgãos que desempenham função semelhante é denominado SISTEMA

Principais órgãos envolvidos Principais sistemas e seus Principais órgãos envolvidos

Sistema Digestivo: realiza as funções relacionadas com a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Órgãos: boca, esôfago, fígado, estômago, intestino e pâncreas.

Sistema Respiratório: realiza as trocas gasosas, captando gás oxigênio que será utilizados pelas células e eliminando o gás carbônico. Órgãos: nariz, faringe, laringe, traqueia e pulmões.

Sistema Esquelético: Sustentar o corpo e proteger os órgãos internos Sistema Esquelético: Sustentar o corpo e proteger os órgãos internos. Atua também na movimentação do corpo e na proteção da medula óssea. É formado pelos ossos, pelas cartilagens e pelas articulações.

Sistema Cardiovascular: transportar nutrientes e gás oxigênio para todos os tecidos do corpo humano, por meio do sangue. Além disso ele é responsável pelo transporte de resíduos das células para o sistema responsável por sua eliminação. Compõem esse sistema o coração, o sangue e os vasos sanguíneos.

Sistema Linfático: Drenar os fluidos que estão em excesso entre as células, transportar vitaminas, gorduras e proteínas provenientes da digestão para o sangue. Compõem esse sistema os vasos linfáticos, o tecido linfático e o baço.

Sistema Muscular: Atuar na execução de movimentos, manutenção da postura e produção de energia térmica. É formado pelos músculos esqueléticos.

Sistema Nervoso: Produção e transmissão de informações pelo corpo por meio da emissão de impulsos nervosos. Órgãos: encéfalo, medula espinhal e nervos.

Sistema Urinário: filtrar o sangue, eliminar resíduos, atuar na regulação da pressão das artérias e na manutenção do equilíbrio do volume do sangue. Órgãos: rins, ureteres, bexiga e uretra.

Sistema Reprodutor: Atuar na reprodução e na produção de hormônios sexuais. Apresenta constituição diferente no homem e na mulher. No homem, os principais órgãos: testículos, próstata, uretra e pênis. Na mulher: ovário, vagina e vulva.

Sistema Endócrino: Regulação de atividades corporais, por meio da liberação de certas substâncias que controlam e regulam outros órgãos e tecidos. É composto por glândulas.

Agora sim: FIM !!!

Dúvidas ? Perguntas ? Sugestões ? Comentários ?