ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora Angela Biazi
Advertisements

PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Classificações das conjunções
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Figuras de estilo Literatura.
Uma declaração de amor à você...
Estilos e Abordagens.
ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão 2 Aula de revisão AV1.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
A história a seguir é sobre um
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Como é grande o meu amor por Você
Produção Textual.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Leitura de Textos Científicos
Verbo Língua Portuguesa.
Uma declaração de amor à você...
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Interpretando as Escrituras Sagradas
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Informações implícitas
Zuleika de Felice Murrie
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Ligue o som Pessoas!.
A história a seguir é sobre um casal da 3ª idade Talvez muitos não tenham a coragem de ser tão sinceros como estes dois. “ O marido um tanto machista”
Tendências da Linguagem Publicitária
Capítulo 9 Inferências.
Um cidadão brasileiro caminhava pela praia quando tropeçou numa velha lâmpada.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
História de amor.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ENTENDENDO A PROPAGANDA A propaganda nada mais é do que o ato de propagar, anunciar, promover certo produto, marca ou cliente para o consumidor final.
A construção do sentido
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Amigo(a) Virtual (Letícia Thompson) Entre, Amigo(a) Virtual! Vou abrir as portas do meu computador! Entre!!! Traga pra mim esse gostoso riso que nunca.
Uma declaração de amor à você... Que faz parte dos melhores momentos da minha vida. Você é muito especial para mim!
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
PRODUÇÃO DE SENTIDOS SENTIDOS METAFÓRICO E METONÍMICO.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Texto expositivo & argumentativo
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia

Conteúdo Programático desta aula identificar sentidos literais, metafóricos e metonímicos na organização textual. Desenvolver a habilidade de articular conhecimentos prévios e informações textuais para explicar ironias, expressões figuradas, valores implícitos etc. BAÚ

observe os textos a seguir : - a vovó, superantiquada, recomenda à neta: - benzinho, há duas palavras que eu quero que você prometa nunca mais dizer. uma é bacana e a outra é nojenta. você promete? - claro, vovó. e quais são as palavras? 2 - numa festa o secretário do presidente fila um cigarro. o presidente comenta: - não sabia que você fumava. - eu fumo, mas não trago. - pois devia trazer. http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno05-05.html .

Como procedemos para compreender a mensagem dos textos ? Todas as informações estão contidas nos elementos que compõem os textos ? As mensagens estão evidentes ? Precisamos buscar informações fora do texto que não estejam explicitamente colocadas ?

Quando as palavras estão estrategicamente colocadas e não trazem a maior parte do conteúdo da mensagem, o leitor tem mais trabalho, pois o texto não explica, mas necessita de que o leitor busque o entendimento. Assim, ele precisa acionar seu “conhecimento de mundo” para fazer as conexões adequadas com as palavras e chegar ao entendimento do texto.

Vamos falar em desvendar sentidos num texto, por isso vamos também conceituar metáfora e metonímia, responsáveis por uma grande quantidade de efeitos de sentido na língua. Vamos nos valer de conceitos elaborados pelo professor José Carlos Azeredo, 2008, em sua gramática. Assim, nos diz Azeredo na página 484: “Metáfora é um princípio onipresente da linguagem, pois é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. essa versatilidade faz da metáfora um recurso de economia lexical, mas com um potencial expressivo muitas vezes surpreendente. (...)”

Exemplo do autor: “a noite é uma enorme esfinge de granito negro/ lá fora.” (a noite. in: Quintana, 2005:205). O exemplo ilustra a transferência de significados que se faz na língua. no primeiro exemplo, o autor deseja nomear a noite a partir de sua característica – escura – mas não utiliza essa denominação, estabelece comparações entre essa característica da noite e a esfinge de granito negro.

Além de produzir efeito bonito na linguagem, as metáforas também estão presentes na linguagem do cotidiano , auxiliando a construir o sentido mais adequado de nossas mensagens, como em : desliguei do assunto...... meu estômago não está funcionando bem..... o sangue que corre em suas veias ..... Então, o que um processo como esse, de nomeação a partir de outros elementos, representa na língua ? representa um processo de economia linguística, porque o usuário da língua não cria elementos novos, mas reaproveita o que já há na língua. é um processo altamente produtivo, não acha ?

 

Agora vamos falar sobre metonímia, utilizando também as reflexões de Azeredo, 2008, da página 485: “metonímia consiste na transferência de um termo para o âmbito de um significado que não é o seu, processado por uma relação cuja lógica se dá, não na semelhança, mas na contiguidade das ideias. (...)” Em outras palavras: é quando se toma o todo para falar da parte. Exemplo do autor: “Uma velha que trazia a fome nos ombros e nos olhos/ E trazia a seca\ no ventre e no seio.” (Fábulas de João da Tarde. In: Cardozo, 1971: 72-74).”

Temos outros exemplos de metonímia que ocorrem na linguagem cotidiana : estou lendo Jorge Amado.... tomei um delicioso porto no almoço.... ela carregava o mundo nas costas ..... quando a farmácia chegar , pode me avisar ? .... Claro que quem fala algo do tipo do enunciado acima não está querendo dizer que a farmácia propriamente dita irá chegar, mas aproximou as ideias, porque deseja comunicar que alguém que trabalha na farmácia chegará com um pedido seu. Novamente essa aproximação de ideias representa um processo de economia linguística, há reaproveitamento.

Ainda sobre o efeito da produção de sentidos na língua, é importante evidenciar a ironia, que consiste em um processo de interpretação sofisticado em que o interlocutor (ouvinte/ leitor) necessita interpretar todo o contexto da fala para chegar ao entendimento. Por exemplo: “você, baixinho desse jeito ,vai tapar minha visão” (alguém fazendo um comentário sobre uma pessoa alta que está na sua frente)

O efeito de sentido produzido pela ironia também é extremamente utilizado em nossa linguagem do cotidiano, chegando até a ser considerado um recurso “inteligente” de construir mensagens. Considerando o entendimento sobre metáfora, o que quer dizer cada enunciado a seguir ? _Depois que falei com ele, surgiu um mar de esperanças. Ela ficou uma fera com o resultado. Tenho de matar um leão todos os dias para sobreviver.

Não vou discutir sobre o sexo dos anjos Não vou discutir sobre o sexo dos anjos. _ O professor nos botou numa tremenda saia justa

Resumindo os pontos vistos: Produção e efeitos de sentido na língua Sentido literal e sentido metafórico Metonímia - Efeito da ironia

OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA!