Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Atendimento no Estado do Amapá Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento.

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Transcrição da apresentação:

Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Atendimento no Estado do Amapá Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Atendimento no Estado do Amapá

Atendimento aos Sistemas Isolados

1. Suprimento Petrobras (Belém - Prazo 90 dias) Suprimento de Salvador (RLAM) e São Luís (Importação); Transferências complementares por cabotagem de Refinarias do Sudeste e Sul; 2. Operação BR (ex-Belém 6 dias) Capacidade de armazenagem de 3 milhões de litros em Macapá; Capacidade adicional com Balsas-tanque no Porto (7 Balsa-tanque/mês); Capacidade de entrega de até 1,3 milhões de litros/dia; Disponibilidade de 8 carretas-tanque dedicadas à Eletronorte; 3. Sistema de Tancagem Eletronorte Capacidade de armazenamento de 4,5 milhões de litros. Atendimento no Estado do Amapá

 A partir de agosto, as cotas de produto autorizadas pelo GTON apresentaram substanciais elevações no consumo de óleo diesel, bem acima do que estava previsto, em virtude do aumento do consumo de energia no estado e pela redução da hidrologia do reservatório da hidrelétrica Coaracy Nunes. Diagnóstico do Problema Fonte: ONS

 O aumento das Cotas de produto ao longo de 2009 foram significativo, principalmente entre Setembro e Outubro que apresentou um crescimento de 37%. Diagnóstico do Problema Fonte: ONS

 De setembro para outubro houve um aumento de 42,3% no volume mensal de óleo diesel entregue pela BR, que passou de 12,9 para 18,4 milhões de litros, recorde mensal das entregas à Eletronorte no Amapá. Diagnóstico do Problema Fonte: BR

 Remanejamento de cotas de produto de outros pólos de atendimento para atendimento à Macapá, reduzindo o nível de estoques de outras localidades;  Medidas extraordinárias para entrega de volume adicional, com a transferência para Macapá de 5 milhões de litros a partir de Manaus, normalmente suprido a partir de Belém;  Carregamento simultâneo das balsas-tanques em Belém e bombeio de Navio para Balsas-tanque, exigindo maior mobilização e custos para garantia da segurança da operação;  Aumento de turnos de trabalho e funcionamento das instalações operacionais aos domingos e feriados.  Apesar do aumento substancial da demanda, as entregas na semana de 25 a 31/10 foram em média de 757 mil litros/dia, volume superior ao consumo diário da usina. Ações Implementadas

 Já existe disponibilidade de diesel suficiente para atender a demanda a partir de novembro, assegurando o fornecimento pleno dos pedidos a serem colocados pela Eletronorte;  Como resultado das ações implementadas, o estoque de abertura da usina em 10/11 foi de 3,2 milhões de litros;  Como melhoria dos nossos processos, está sendo mantida o fluxo de atendimento através do Pólo de Suprimento de Manaus, em complemento ao de Belém, garantido assim o aumento da segurança logística;  Discussão permanente entre os agentes envolvidos - BR, Petrobras, Transpetro, Eletronorte e Transportadores - sobre as ações necessárias a garantia de compatibilização das entregas ao aumento da demanda. Situação Atual

Criação de Comitê de Suprimento permanente entre a BR e Eletronorte, em Brasília, para avaliar mensalmente as variáveis operacionais e logísticas, navegabilidade dos rios, hidrologia e a demanda de energia elétricas visando a melhoria do processo de atendimento aos Estados do Amapá e Rondônia; Avaliar junto à Eletrobrás (GTON) alteração do processo para antecipação da divulgação das cotas em 30 dias, fazendo nos finais dos mês os ajustes necessários dentro de um patamar pré-estabelecido; Avaliação da viabilidade de fundear uma balsa-tanque de grande porte em Macapá como forma de aumentar a capacidade de armazenamento nessa Região, a qual depende de licenciamento ambiental. Propostas em Implementação