TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I A IMPORTÂNCIA DO INTERNACIONAL Prof. Rafael Pons Reis A IMPORTÂNCIA DO INTERNACIONAL Prof. Rafael Pons Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência política e teoria do estado
Advertisements

EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Independência da América Latina
Sociedade Moderna - Política e Econômica
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
América Anglo-saxônica: Relações Internacionais
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Comércio Internacional
Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 12 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
SISTEMA-MUNDO Teoria das Relações Internacionais
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Neomarxismo: Teoria da Dependência e o Sistema Mundial Moderno
SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL
Para uma visão marxista das relações internacionais
CAPITALISMO.
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
Aula de Economia Política
UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Independência dos Estados Unidos
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
História da Comunicação:
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
A Evolução do Capitalismo
O que é globalização ?.
Divisão Internacional do Trabalho
Origens e bases do mundo global.
História do Brasil republicano
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Blocos Econômicos.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Direito Internacional Público
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Ciclos Sistêmicos de Acumulação de Capital (CSA) UniCuritiba Curso de Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais II Professor Rafael Pons.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel.
Teoria das Relações Internacionais Bruno Hendler Rafael Pons Reis
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
INTERDEPENDÊNCIA, GLOBALIZAÇÃO E A ERA DA INFORMAÇÃO
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I A IMPORTÂNCIA DO INTERNACIONAL Prof. Rafael Pons Reis A IMPORTÂNCIA DO INTERNACIONAL Prof. Rafael Pons Reis

O que é o Internacional? Diariamente somos bombardeados com informações de jornais e revistas sobre o internacional. Entendemos erroneamente o fenômeno internacional como algo que acontece “fora” de nosso país. Diariamente somos bombardeados com informações de jornais e revistas sobre o internacional. Entendemos erroneamente o fenômeno internacional como algo que acontece “fora” de nosso país.

Manchete de Jornal: “A taxa de juros dos EUA tenderá a subir nos próximos meses.” Trata-se uma notícia internacional? Manchete de Jornal: “A taxa de juros dos EUA tenderá a subir nos próximos meses.” Trata-se uma notícia internacional?

A manchete faz menção a uma política nacional adotada pelo governo dos EUA para regular a economia. Visto que os EUA são a maior economia do mundo, qualquer alteração no desempenho em sua economia pode trazer sérias conseqüências para as empresas brasileiras. A manchete faz menção a uma política nacional adotada pelo governo dos EUA para regular a economia. Visto que os EUA são a maior economia do mundo, qualquer alteração no desempenho em sua economia pode trazer sérias conseqüências para as empresas brasileiras.

Não há uma delimitação muita clara sobre onde termina o nacional e inicia o internacional. Nacional Internacional

O Internacional é um fenômeno recente?

Desde a Roma antiga à atualidade, o nacional e o internacional sempre interagiram entre si.

Abolição da Escravidão no Brasil Fim do século XIX; Perda de Hegemonia da Grã- Bretanha; Necessitava de um mercado para escoar suas manufaturas; Trabalhadores assalariados: escravos não recebiam salários, logo não consumiam. Fim do século XIX; Perda de Hegemonia da Grã- Bretanha; Necessitava de um mercado para escoar suas manufaturas; Trabalhadores assalariados: escravos não recebiam salários, logo não consumiam.

Abolição da Escravidão no Brasil A Grã-Bretanha passou a articular um movimento internacional pela abolição da escravidão. Resultado prático disso no Brasil: assinatura da Lei Áurea. A Grã-Bretanha passou a articular um movimento internacional pela abolição da escravidão. Resultado prático disso no Brasil: assinatura da Lei Áurea.

Os EUA e a interação nacional versus internacional Independência em 1776: união de Treze Colônias britânicas; Aquisição pela força e compra de territórios no México e de outros povos; Expansão mundial de seu poder econômico: 1945; Fluxo maciço de imigrantes; Independência em 1776: união de Treze Colônias britânicas; Aquisição pela força e compra de territórios no México e de outros povos; Expansão mundial de seu poder econômico: 1945; Fluxo maciço de imigrantes;

Os EUA e a interação nacional versus internacional Desde 1776 à atualidade O sistema político americano tem sido influenciado pelo conflito internacional. Desde 1776 à atualidade O sistema político americano tem sido influenciado pelo conflito internacional.

Entendemos erroneamente o fenômeno internacional como algo que acontece “fora” de nosso país. Na realidade, nunca o internacional ficou de “fora” da vida dos países. Entendemos erroneamente o fenômeno internacional como algo que acontece “fora” de nosso país. Na realidade, nunca o internacional ficou de “fora” da vida dos países.

O próprio surgimento dos Estados nacionais é um produto do desenvolvimento do capitalismo e de uma cultura internacional. “ (...) Não há uma história puramente nacional.” Fred Halliday O próprio surgimento dos Estados nacionais é um produto do desenvolvimento do capitalismo e de uma cultura internacional. “ (...) Não há uma história puramente nacional.” Fred Halliday

Talvez o equívoco entre o significado do termo “internacional” esteja associado à própria palavra: INTER-NACIONAL (entre) (nações) Talvez o equívoco entre o significado do termo “internacional” esteja associado à própria palavra: INTER-NACIONAL (entre) (nações)

Objeto de estudo das Relações Internacionais Estado nacional: principal ator das Relações Internacionais; Monarquias Ibéricas (séc XV); Paz de Westphalia (1648): Inaugurou o Moderno Sistema Internacional; Estado nacional: principal ator das Relações Internacionais; Monarquias Ibéricas (séc XV); Paz de Westphalia (1648): Inaugurou o Moderno Sistema Internacional;

A Paz de Westphalia (1968) Estabeleceu um novo ordenamento jurídico entre os Estados: Trata-se do primeiro documento que esboça o reconhecimento mútuo inter pares, entre Estados, no caso, e que a partir de então se pode falar de uma verdadeira relação. Estabeleceu um novo ordenamento jurídico entre os Estados: Trata-se do primeiro documento que esboça o reconhecimento mútuo inter pares, entre Estados, no caso, e que a partir de então se pode falar de uma verdadeira relação.

A Paz de Westphalia (1968) i)Reconhecimento da Soberania dos Estados; ii) Tolerância religiosa; iii) Deu origem ao moderno Sistema Internacional. i)Reconhecimento da Soberania dos Estados; ii) Tolerância religiosa; iii) Deu origem ao moderno Sistema Internacional.

Objeto de estudo das Relações Internacionais Revolução Francesa: Ascensão do Moderno Estado Nacional; Após a 2ª Guerra Mundial um novo ator passou a desempenhar cada vez mais ações e funções no cenário internacional: as empresas multinacionais. Revolução Francesa: Ascensão do Moderno Estado Nacional; Após a 2ª Guerra Mundial um novo ator passou a desempenhar cada vez mais ações e funções no cenário internacional: as empresas multinacionais.

Atuação das Multinacionais 1995: as empresas multinacionais controlavam cerca de 33% dos investimentos diretos no mundo.

Atuação das Multinacionais Apenas as 10 maiores multinacionais faturaram, em 1995, cerca de U$ 1,5 trilhão Número equivalente à soma do PIB de: Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru juntos. Apenas as 10 maiores multinacionais faturaram, em 1995, cerca de U$ 1,5 trilhão Número equivalente à soma do PIB de: Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru juntos.

As Relações Internacionais compõem um conjunto de relacionamentos que vão mais além que somente as relações entre os Estados. Novos atores no cenário internacional: Empresas Multinacionais e Organizações Não-Governamentais. As Relações Internacionais compõem um conjunto de relacionamentos que vão mais além que somente as relações entre os Estados. Novos atores no cenário internacional: Empresas Multinacionais e Organizações Não-Governamentais.