Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundap – Grupo de Conjuntura Crédito no 1º semestre de 2009: a força dos bancos públicos.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Questões sobre SFN.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
Instituições Financeiras do SFN
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Contabilidade das Instituições Financeiras
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Fundamentos de Economia
Ms. Luceni Grassi de Oliveira
Brasil: Perspectivas para o setor bancário e o mercado de crédito
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
PRECEDENTES AO ESTÁGIO LEGAL CONTEMPORÂNEO PROF. WILIAM CARVALHO.
Introdução ao Mercado de Capitais
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Fluxo Circular da Renda
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
1 Atuação da CAIXA no Financiamento da Infraestrutura Brasileira Brasília, 25 de maio de Seminário Internacional sobre o Financiamento do Desenvolvimento.
Introdução à Macroeconomia
Déficit Público e Dívida Pública
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
Mercado Financeiro: noções
Aula 01.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Sistema de Pagamentos Brasileiro:  Função de transferir recursos, processar e liquidar pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições.
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 8.
1 Crédito e Desenvolvimento Econômico Luiz Augusto de Oliveira Candiota Campos do Jordão – Agosto de 2003 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Campos do.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Revisão 1.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 5.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 21.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras
Transcrição da apresentação:

Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 1

Sistema Financeiro e Importância 2

Contabilidade das Instituições Financeiras Introdução O Sistema Financeiro Nacional (SFN) pode ser definido como o conjunto de instituições financeiras e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação de moeda e do crédito. 3

Por meio do SFN, viabiliza-se a relação entre agentes carentes de recursos para investimento e agentes capazes de gerar poupança. OBJETIVO Financiamento do crescimento da economia 4 Contabilidade das Instituições Financeiras

Agentes carentes de recursos para investimento Agentes superavitários Tomadores de recursos Possuem excedente de poupança 5 Contabilidade das Instituições Financeiras

Evolução Histórica do Sistema Financeiro Nacional Brito (2005): quatro fases da evolução histórica do sistema financeiro nacional: 6 Contabilidade das Instituições Financeiras

1ª fase – da Família Real até a Primeira Guerra Mundial (1808 – 1914); 2ª fase – da Primeira Guerra Mundial até a Segunda Guerra Mundial (1914 – 1945); 3ª fase – após a Segunda Guerra Mundial até a grande Reforma Financeira (1945 – 1964); 4ª fase – da grande Reforma Financeira até hoje (1964 – nossos dias). 7

Contextualização do Setor 8 -Sistema financeiro/bancário condensado no Brasil após Plano Real e dissolução de instituições insolventes no Brasil; -Em 1997 houve entrada maciça de bancos estrangeiros no Brasil; -Expansão do PIB tem forte relação com expansão do setor;

Contextualização do Setor 9 -O volume de crédito na economia brasileira atingiu 55,9% do PIB em março de 2014; -Em um grupo de nove países da América Latina, apenas Paraguai (25,1%) e Peru (16,78% a.a.) possuem spread bancário maior que o Brasil.

10 -Como pode-se notar, há pouca diversificação de empresas e grupos econômicos no setor; -Controle nas mãos de pequenos grupos. Contextualização do Setor

11 Contextualização do Setor

12 Contextualização do Setor

13 Quantitativo de carteiras de bancos múltiplos e de instituições singulares de mesmo tipo Contextualização do Setor

14 Bancos Brasileiros no Exterior Contextualização do Setor

15 Bancos Brasileiros no Exterior

16 Contextualização do Setor Bancos Brasileiros no Exterior

17 Glossário Compulsórios Recolhimento obrigatório determinado pelo Banco Central com base nos depósitos recebidos pelas instituições financeiras. Basileia Acordo internacional em que são exigidos critérios mínimos de capital para instituições financeiras administrarem risco de crédito. Contextualização do Setor

18 Funding Relaciona-se com recursos disponíveis para operação e também, de forma específica, à conversão de dívidas de CP em LP. Spread Diferença entre custo de capitação e retorno da operação. Lucro bancário. Contextualização do Setor Glossário

Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Atividade 1

20 Assinale Verdadeiro ou Falso: ( ) O sistema financeiro compreende conjunto de órgãos que fiscalizam as operações de crédito e circulação de moeda. ( ) Agentes superavitários geram recursos para serem emprestados aos agentes deficitários e as operações são intermediadas pelas instituições financeiras. ( ) Expansão do PIB tem forte relação com expansão do setor. ( ) Somente em 2004 houve a entrada em grandes proporções de bancos estrangeiros no Brasil. ( ) O Acordo Basileia reúne um conjunto de critérios e limitações para operação de crédito e administração de risco nas instituições do Mercosul. ( ) Spread pode ser entendido, em linhas gerais, como o lucro bancário.

21 Assinale Verdadeiro ou Falso: ( F ) O sistema financeiro compreende conjunto de órgãos que fiscalizam as operações de crédito e circulação de moeda. ( V ) Agentes superavitários geram recursos para serem emprestados aos agentes deficitários e as operações são intermediadas pelas instituições financeiras. ( V ) Expansão do PIB tem forte relação com expansão do setor. ( F ) Somente em 2004 houve a entrada em grandes proporções de bancos estrangeiros no Brasil. ( F ) O Acordo Basileia reúne um conjunto de critérios e limitações para operação de crédito e administração de risco nas instituições do Mercosul. ( V ) Spread pode ser entendido, em linhas gerais, como o lucro bancário.