III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
Advertisements

Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
INSTITUIÇÃO PRIVADA SEM FINALIDADE LUCRATIVA MISSÃO: APOIAR A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NA CONSECUÇÃO DE SEUS OBJETIVOS (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO).
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Setor de Propriedade Intelectual T OPOGRAFIA DE CIRCUITOS INTEGRADOS ©Maria Brasil.
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Rio de Janeiro – outubro/2005
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Desafios do Setor Autoral
Objecto, Atribuições e Competências do IPI
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Fundação Estadual dos Povos Indígenas
Universidade Federal de Santa Catarina
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Talentos para Inovação
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Estratégias de Fomento à Cultura de Propriedade Intelectual
SEMANA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA De 19 a 26 de Setembro de 2011 PROPRIEDADE INTELECTUAL PATENTES, MARCA E PROGRAMA DE COMPUTADOR ©Maria Brasil de Lourdes.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
APRESENTAÇÃO O Centro de Produção da Uerj é uma unidade organizacional que integra a estrutura administrativa da Universidade. Criado em 1971 através.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
SIA Sul Qd.04 C Lt.56 Lj.03. Térreo. Edf. SIA CENTER I. CEP: Brasília-DF Telefone:
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Regional Nordeste "OS NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES DA UFRN E O SEU PAPEL NA INOVAÇÃO" MINISTÉRIO.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Aprovada pelo Colégio de Dirigentes através da Deliberação nº 08/2012, de 29/10/2012, com base na Estrutura Organizacional de.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Transcrição da apresentação:

III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva

PROPRIEDADE INTELECTUAL DIREITOS DO AUTOR E DIREITOS CONEXOS PROPRIEDADE INDUSTRIAL CULTIVARES SOFTWARE TOPOGRAFIA DE CIRCUITOS INTEGRADOS RECURSO GENÉTICO E CONHECIMENTO TRADICIONAL

ÓRGÃOS VINCULADOS FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, ESCOAL DE MÚSICA, ESCOAL DE BELAS ARTES (UFRJ) INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL – INPI MINISTÉRIO DA AGRICULTURA - SISTEMA NACIONAL DE REGISTRO DE CULTIVARES CONSELHO GESTOR DE ACESSO A RECURSO GENÉTICO DO MMA

PI – UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE PESQUISA Década de 80 – CNPQ, UNICAMP, USP Década de 90 – 27 INSTITUIÇÕES UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE PESQUISA (Mapeamento UFRGS).

INOVAÇÃO AMBIÊNCIA (INOVAÇÃO RADICAL E INCREMENTAL) PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL SALVAGUARDA DE CONHECIMENTO SENSÍVEL NÃO PATENTEÁVEL PATENTES DE PRIMEIRA OU SEGUNDA GERAÇÃO FORTALECIMENTO DO INPI (CAPES)

PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UFPA SETOR DE PROPRIEDADE INTELECTUAL- SPI - DIRETORIA DE PESQUISA DA PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. REPRESENTA O ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS DA FUNDAÇÃO BILBIOTECA NACIONAL NO ESTADO DO PARÁ. CONVÊNIO COM O INSTITUTO NACIONAL DA PROPREIDADE INDUSTRIAL (EM ELABORAÇÃO).

FUNÇÕES DO SPI (1) ORIENTAR A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA SOBRE A PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. PROMOVER O REGISTRO DO DIREITO DO AUTOR NO ESTADO DO PARÁ. PROMOVER OS PEDIDOS DE PATENTE DA UNIVERSIDADE E ACOMPANHAR OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. PROMOVER OS PEDIDOS DE REGISTRO DE MARCAS DA UFPA E ACOMPANHAR OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. EMITIR PARECER EM CONTRATOS E CONVÊNIOS QUANDO SOLICITADOS PELA PROCURADORIA.

FUNÇÕES DO SPI (2) APOIAR OS PESQUISADORES DURANTE A PESQUISA, SUBSIDIANDO COM INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA (conteúdo das patentes). ORIENTAR QUANTO A CIP E SUA UTILIZAÇÃO EM BASES DE DADOS.

SETOR DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UFPA RECURSOS HUMANOS: TRÊS BOLSISTAS: Todos com formação básica em propriedade intelectual pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI. Um bolsista com treinamento em leitura e indexação de documentos de patentes. Uma advogada especializada na área de propriedade intelectual.

Gráfico 02 – Pedidos de Registro de Marcas e Patentes

DESAFIOS PUBLICAÇÃO X PATENTE SIGILO GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PI GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROTEÇÃO NACIONAL/INTERNACIONAL UTILIZAÇÃO DOS REMÉDIOS JURÍDICOS CONTRA O ABUSO DOS DPI (PARCERIAS) ADESÃO DO PAÍS A OUTROS TRATADOS INTERNACIONAIS RELACIONADOS AOS DPI

Muito Obrigada!