DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Subdesenvolvimento.
Advertisements

ÍNDIA.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2015/2016 Os obstáculos ao desenvolvimento Filipe Botelho.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CHINA – atual superpotência???.  Desde 2014, os governos de China e Brasil vem conversando e tentando entrar em acordo em relação aos investimentos.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
ASPECTOS NATURAIS DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Ensino Fundamental , 7º ano
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
China: a potência do século XXI. China: o país do espetáculo do crescimento e os problemas atuais Desenvolvimento da “nova” China; Problemas atuais; A.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
J A P Ã O.
AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
1. 2 O que são blocos econômicos
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
A distribuição da população a nível mundial
Causas e efeitos mundiais A CRISE ECONÔMICA DE 1929.
Alemanha – a grande potência econômica da Europa
Um continente de contrastes. Revisão de conteúdos
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
REGIÃO NORTE.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
A economia portuguesa no Antigo Regime.  A agricultura continuava a ser a principal actividade económica portuguesa.  Apesar da sua importância era.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Transcrição da apresentação:

DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA ÍNDIA DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA

INTRODUÇÃO País asiático, situado no centro-sul deste continente, ocupa uma área de 3.287.590km², que abriga uma população aproximadamente de 1,2 bilhões de habitantes, ocupando o 2º lugar em população do mundo; Apresenta diversidade de relevo e clima, na porção norte predomina um relevo acidentado, onde se estabelece a Cordilheira do Himalaia; Além das montanhas o país apresenta planalto e planície. A área do país em sua maioria esta situada sobre o planalto do Decã; As planícies se encontram entre o Himalaia e os planaltos, possuem terras com grande fertilidade; É possível identificar basicamente dois tipos de clima: o seco e o chuvoso, com regiões de grande umidade, provocada pelo fenômeno das monções que ocorrem na estação do verão. A maior parte do território está localizado na placa tectônica, Indo – Australiana, o restante ocupa a placa Euro – Asiática.

ÍNDIA

Cultura milenar e colonização País multicultural (diversidade de línguas falada). O hindi é o idioma oficial. Diversidade de religião, predominando o hinduísmo. Século XV – Portugal assume o controle do comércio marítimo dominando importantes cidades portuárias. A cultura indiana vem se destacando como produto de comércio.

Período colonial Além de Portugal, os franceses e os holandeses mantiveram relações comerciais com a Índia. Não formava um estado, seu território era fragmentado em diversos reinos e cada reino governados pelo Marajás. Surgiu a primeira grande corporação – Companhia das Índias Orientais. No final do século XIX, os britânicos dominaram a maior parte das terras agricultáveis. Surgindo os latifúndios e gerando fome e miséria. A insatisfação do povo com as medidas econômicas acabou gerando protestos e revoltas;

Índia Contemporânea Guerra Fria - Índia não aderiu nenhum dos lados (capitalismo e/ou socialismo) Incentivou a indústria local, promovendo a reforma agrária e nacionalizando as instituições financeiras que atuavam em território indiano. Iniciativas socialistas – EUA temia que a Índia se aliasse a URSS Primeiro governo democrata do mundo Substituição de importações Entre 1990 e 1991 a Índia viveu uma crise econômica, fruto da onda neoliberal ( empréstimos – FMI), liberação econômica

Setor Produtivo A economia diversificada, tendo a tecnologia como principal setor. Grande desenvolvimento de softwares, despertando interesse nas multinacionais, que começaram a estabelecer unidade de pesquisa e desenvolvimento 1993 – Índia passa a integrar a OMC ( Organização Mundial do Comércio) 2013, exporta 313 bilhões de dólares em mercadorias e serviços, e importou cerca de 466 bilhões, gerando déficit na balança.

Desafios sociais Eliminar a pobreza Controlar o elevado crescimento populacional Aumentar a expectativa de vida Eliminar o analfabetismo Reduzir a mortalidade infantil