Avaliação das transformações paleoambientais e culturais a partir de estudos antracológicos em sítios arqueológicos do litoral e encosta. Ciências Agrárias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Advertisements

 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS PARA DELINEAMENTO DE ECORREGIÕES AQUÁTICAS
Atividades humanas e a variação sazonal
BOTÂNICA – ENGENHARIA AGRÍCOLA
Discilpina: Nutrição de Plantas
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Os Macroinvertebrados sobre o nível de poluição do rio Zêzere?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1Santana, M.R.O.; 2Costa Neto, S.V.; 3Santana. L.O.
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
Dinâmica do Papel Profª Elaine C. M. Kozuki Ciências 9º ano do F II.
O que dizem os macroinvertebrados da tua zona?
A RIQUEZA DO NORTE DE MINAS GERAIS: RIO SÃO FRANCISCO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PONTES, G. R.; ALBUQUERQUE, A. R.; MONTES, C. R.; TOMAZELLO F°, M. Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/USP - Laboratório de Anatomia e Identificação.
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
TÍTULO.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
Teste de sombreamento na produção de Melissa
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Recomendações de Qualidade de Software para a Fábrica TechPeople Área de Conhecimento: Engenharias e Computação Autores: Thiago da Rosa Ghisi (bolsista),
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL I:
ENRAIZAMENTO EX VITRO E ACLIIMATAÇÃO DE PORTA- ENXERTOS DE MACIEIRA COM INTERESSE ECONÔNOMICO PARA SANTA CATARINA. Ciências Agronômicas. Prof. MSc. Celso.
Efeito de Produtos Biológicos em testes de campo visando o controle de agentes causadores de doenças e melhoria da qualidade da germinação. DILE PONTAROLO.
A RIQUEZA DO NOROESTE DE MINAS GERAIS: RIO URUCUIA Juliana M. N. Pereira 1 ; Flávia M. M. Martins 1 ; Josué R. B. Júnior 1 ; Stela M. M. S. Araújo 1 INTRODUÇÃO.
Título do Artigo Científico
Título do Trabalho: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS Aluna : Laís Rupp Orientadora:
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
VARIAÇÃO SAZONAL DA BIOMASSA MICROBIANA-C E DA UMIDADE DO SOLO SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS NA AMAZÔNIA CENTRAL O fluxo de CO 2 do solo é um dos.
Metodologia Científica
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Contribuição: Flávio Barony Setembro 2013 POLUIÇÃO AMBIENTAL – TGA – 3° PERÍODO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
Universidade Castelo Branco
Finalidades da pesquisa científica
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS NA ESCOLHA PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE. Área de conhecimento: Psicologia Autora: Manoela da Silva Crescêncio.
Levantamento da Entomofauna de Jatropha curcas na Localidade do Rio do Pouso, Tubarão/ SC. (PUIC) FARIAS, P. M.¹ ; BIANCHINI, R. F.² Ciências Agrárias.
Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal
MONTAGEM DE ACERVO CIENTÍFICO: PROJETO DE CATALOGAÇÃO DE EXEMPLARES DE INSETOS, Grande Área: Ciências Agrárias, Curso: Agronomia Ana Lúcia de Paula Ribeiro,
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Extração de fitólitos, testando métodos através de experimentações - Grande área: Botânica -Área de conhecimento: Ciências Humanas e História Gilson Laone.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Fundamentos da Materialidade dos Delitos, Ciências Sociais Aplicadas Cristine Ferreira Balsini - PUIC Acadêmica do Curso de Direito Universidade do Sul.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
ESTUDOS PRELIMINARES DO POTENCIAL DE GERMINAÇÃO DE SCHINUS LENTISCIFOLIUS, MARCH EM ÁREAS CONTAMINADAS POR CROMO OU COBRE Slomp, D.V.; Azzolin, M.; Silva,
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Conhecendo a Vegetação do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: Coleção de Frutos e Sementes A reserva do Museu de História Natural e Jardim.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Avaliação das transformações paleoambientais e culturais a partir de estudos antracológicos em sítios arqueológicos do litoral e encosta. Ciências Agrárias De Pieri, C. M.¹ ; BIANCHINI, R. F.² 1 Acadêmica do curso de Agronomia da Unisul e bolsista do PUIC – 2 Engª Agrª MSc orientadora, Agronomia, Campus Tubarão. Introdução Antracologia é o estudo e reconhecimento de restos de madeira carbonizados coletados de solos ou de sítios arqueológicos, oriundos de paleoincêndios, naturais ou induzidos, ou de outras atividades humanas. Toda interpretação deste material é feita por comparação com ecossistemas atuais, através de análises de estrutura anatômica da madeira, que se conserva perfeitamente após carbonizadas, estas amostras atuais estão contidas em uma coleção de referência. Objetivos Analisar os fragmentos de carvão encontrados em sítios arqueológicos, para identificar as espécies vegetais presentes no paleoambiente. Metodologia O trabalho antracológico compreende uma etapa a campo onde é analisado o modo de depósito dos carvões oriundos de restos de fogueiras e incêndios florestais e é feita a coleta deste material. Para a recuperação destes carvões foi utilizado o método de Flotação. Seu princípio de funcionamento consiste em lavar o sedimento, depositado em uma peneira submersa em uma cuba, com corrente de água. Os carvões, liberados do sedimento, são levados à superfície da água e em direção à periferia da cuba, caindo sobre uma peneira de malha fina onde os elementos sólidos são recuperados, além disso, houve recuperação de outros restos úteis à outras áreas de conhecimento (cerâmicas, sementes, moluscos, micro-fauna etc.). Outra etapa a campo foi a coleta de material vegetal nativo (madeira) para montagem da Coleção de Referência Antracológica (Antracoteca). Estas amostras foram devidamente identificadas e em seguida foram feitos os processos de carbonização das madeiras, em forno Mufla, a 450 ºC em torno de 60min, envolvidas em papel alumínio. As amostras carbonizadas são conservadas em organizadores, onde cada um é etiquetado com o nome da espécie e família. Estes organizadores são guiados por um arquivo em ordem alfabética de todas as famílias e espécies Botânicas presentes na Antracoteca para facilitar a pesquisa dos exemplares. A antracoteca é necessária para que fosse feito posteriormente a comparação, com base na estrutura anatômica, deste material carbonizado (de espécies atuais conhecidas) com os carvões coletados a campo (que se conservam perfeitamente após carbonização), para a determinação botânica. Etapa esta que é realizada em laboratório. Os carvões seriam observados em um microscópio óptico de luz refletida a partir da simples quebra manual dos fragmentos em três planos (transversal, longitudinal, tangencial e longitudinal radial). Porém, a Universidade não dispunha de um equipamento como este, prejudicando a etapa final do projeto. Resultados O trabalho resultou na confecção da Antracoteca, separando amostras por Família com seus divisores por ordem alfabética. E além disso, na aquisição da Flotadeira para separação dos carvões dos sítios. Figura 1. Coleção de Referência. Figura 2. Amostras da Antracoteca. Figura 3. Flotador Conclusões O projeto quando concluído contribuirá para o entendimento da ocupação da encosta e litoral em períodos pré-coloniais, bem como a relação dos grupos com esse ambiente. Podendo relacionar a isto, também o modelo de exploração adotado por nossa sociedade, que pode brevemente, levar a um sério colapso ambiental. Bibliografia BURGER, L.M.; RICHTER,H.G. Anatomia da Madeira. São Paulo: Nobel, p. SCHEEL, R; GASPAR, M.D.;YBERT,J-P. Antracologia, uma nova fonte de informação para a Arqueologia Brasileira. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, São Paulo: Teoria e métodos em antracologia:considerações teóricas e perspectivas. Arquivo do Museu Nacional, jan/mar. de SHEEL,RGASPAR.;YBERT. Antracologia: Métodos e perspectivas Disponível em: Acessado em maio de Apoio Financeiro: Unisul