Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalhadoras Domésticas no Brasil
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
Realidade dos Centros Urbanos
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Desafios do Ensino Médio
LEVANTAMENTO PARCERIA ONGS E ESCOLAS Março de 2006.
Quem é o jovem brasileiro?
Histórico Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola.
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
A primeira infância,cidadania já.
RESPONSABILIDADE CIDADÃ. REALIZAÇÃO SCIAC - SUPERINTENDÊNCIA DO CENTRO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
O desafio do trabalho em “rede”
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Condições de vida na África
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Conferência Nacional de Educação
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
À procura de soluções para o desenvolvimento
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Política Educacional Brasileira
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
V Encontro Estadual do Proinfância Bahia MEC-UFBA V Encontro Estadual do FBEI/MIEIB Salvador, 16 de abril de 2015 Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Redução da pobreza e das desigualdades – primeira infância ANDI 17/06/2015.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
Desafios para a política de EI na rede municipal de SP
Disciplina de Estágio Supervisionado Curso de Ciências Contábeis Faccat-2012/1.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Analfabetismo.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Envelhecimento no Brasil
Halina Amorim Wesley Diógenes.
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Desigualdade e Globalização;
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
2013 Lançamento do Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar. Realização de oficina com a sociedade civil Lançamento do relatório Todas.
Wladimir António Ribeiro Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados Brasília, 5 de novembro de Audiência Pública: Formas de.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Transcrição da apresentação:

Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa “Fora da Escola não Pode!” vem sendo desenvolvida em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Histórico

múltiplos atoresA superação da exclusão escolar requer o compromisso de múltiplos atores. O projeto procura envolver gestores dos três níveis de governo da área de educação e de outras políticas sociais, como também atores da sociedade civil e de outras instituições. Esta audiência pública é fruto deste esforço. O projeto

Todas as Crianças na Escola em 2015 Em 2012, lançamos o relatório Todas as Crianças na Escola em 2015, com uma análise de quem são as crianças e os adolescentes fora da escola e em risco de exclusão e dos principais gargalos e barreiras que impedem que eles estejam na escola e, uma vez nela, tenham assegurado o seu direito de permanecer estudando e de progredir nos estudos.

Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar Em maio de 2013, lançamos o Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar, também em parceria com o Unicef e com o apoio da Undime.

A exclusão escolar no Brasil

Quem está fora da escola no Brasil Em um estudo sobre os investimentos necessários para implementar a ampliação da obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos, estima-se que as redes públicas precisariam absorver um contingente de 3,96 milhões de alunos, levando em conta dados da Pnad 2008.

Quem está fora da escola no Brasil A maioria das crianças e adolescentes excluídos se concentra nas regiões Norte e Nordeste (áreas com mais altos índices de pobreza e menores taxas de escolaridade). Fora da escola (6 a 14 anos) Sul: 2,5% Nordeste: 3,1% Norte: 6,1%

Quem está fora da escola no Brasil Crianças e adolescentes mais atingidos pela exclusão escolar no Brasil: I.Os que moram no campo II.Negros III.Indígenas IV.Pobres V.Os sob o risco de violência e exploração VI.Com deficiência

A Desigualdade no Campo De acordo com o Censo Demográfico 2010, as crianças e adolescentes brasileiros que vivem nas zonas rurais são as mais afetadas pelas desigualdades que atingem a educação.

Falta de escolas São vários fatores que contribuem para a esta situação. Um dos principais é a falta de escolas para atender essas crianças. De acordo com dados de estudo publicado pelo Ipea em 2012, nos últimos anos registrou-se processo acelerado de fechamento de escolas do campo.

Fechamento de escolas O ritmo de fechamento das escolas do campo tem sido maior do que o da diminuição do número de alunos matriculados na educação básica que residem no campo.

Fechamento de escolas Só entre 2009 e 2010, escolas rurais foram fechadas em todo o país. Entre 2002 a 2010, o meio rural perdeu escolas.

Dificuldade de acesso Outro problema enfrentado pelos alunos do campo é a dificuldade do acesso às escolas. Segundo análise do Ipea feita com base nos dados do Censo Escolar 2010, cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes se deslocam diariamente do campo até as cidades para estudar.

Dificuldade de acesso O Censo Escolar 2009 mostrou que 65% dos alunos matriculados em escolas do campo não são atendidos por transporte escolar público. Cerca de 10% dos estudantes que vivem em zonas rurais levam mais de uma hora para chegar à escola todos os dias.

Precariedade Além de haver cada vez menos escolas no campo, as que existem apresentam condições precárias de infraestrutura. Em 2010, segundo o estudo do Ipea: 16,5% das escolas do campo não possuíam energia elétrica; 14,8 não tinham cozinha para merenda; 14,1% não possuíam esgoto; 11% não ofereciam banheiros aos alunos.

Professores Atualmente existem professores atuando no campo, sendo que 47% deste total ( ) não possuem ensino superior.

Trabalho infantil De acordo com a Pnad/2009, cerca de 4,3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade trabalham no país em média 26,3 horas semanais – um contingente quase equivalente à população da Costa Rica. Além de tirar as crianças da escola, o trabalho afeta seu rendimento escolar, que é inferior ao das crianças que só estudam.